Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Lucas Macêdo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37347
Resumo: Os tumores malignos da região nasal, ocasionalmente, exigem cirurgia invasiva com remoção de ampla área da face. A prótese nasal retida por implantes craniofaciais osseointegráveis pode oferecer bons resultados biomecânicos e estéticos em detrimento à cirurgia plástica. Contudo a prótese retida por adesivos pode ser uma alternativa mais rápida em casos de áreas faciais excessivamente irradiadas. Neste trabalho, descrevemse dois relatos de casos de pacientes com necessidade de reabilitação completa do pavilhão nasal com variação da técnica de retenção da prótese em silicone: implante craniofacial ou adesivo. Discutiram-se as vantagens de cada técnica considerando-se os benefícios alcançados para cada um dos pacientes. Observou-se que o resultado estético foi similar para ambas, devolvendo ao portador da deformidade o convı́vio social e a boa aparência ora perdidos, porém os aspectos da retenção protética e da autoconfiança em usar a prótese foram superiores para a técnica com implante craniofacial. Conclui-se, a partir dos casos descritos, que a possibilidade de se empregar implantes craniofaciais em reabilitações de face pode oferecer maiores benefícios psicológicos, funcionais e estéticos aos pacientes com perda nasal extensa.
id UFC-7_b0ddec3ee2f4ea2ab46850f23adea284
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37347
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicosNeoplasias de Cabeça e PescoçoDeformidades Adquiridas NasaisOs tumores malignos da região nasal, ocasionalmente, exigem cirurgia invasiva com remoção de ampla área da face. A prótese nasal retida por implantes craniofaciais osseointegráveis pode oferecer bons resultados biomecânicos e estéticos em detrimento à cirurgia plástica. Contudo a prótese retida por adesivos pode ser uma alternativa mais rápida em casos de áreas faciais excessivamente irradiadas. Neste trabalho, descrevemse dois relatos de casos de pacientes com necessidade de reabilitação completa do pavilhão nasal com variação da técnica de retenção da prótese em silicone: implante craniofacial ou adesivo. Discutiram-se as vantagens de cada técnica considerando-se os benefícios alcançados para cada um dos pacientes. Observou-se que o resultado estético foi similar para ambas, devolvendo ao portador da deformidade o convı́vio social e a boa aparência ora perdidos, porém os aspectos da retenção protética e da autoconfiança em usar a prótese foram superiores para a técnica com implante craniofacial. Conclui-se, a partir dos casos descritos, que a possibilidade de se empregar implantes craniofaciais em reabilitações de face pode oferecer maiores benefícios psicológicos, funcionais e estéticos aos pacientes com perda nasal extensa.Negreiros, Wagner Araújo deCardoso, Lucas Macêdo2018-11-14T18:41:43Z2018-11-14T18:41:43Z2016-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARDOSO, L. M. Reabilitação nasal por meio de próteses faciais: relato de dois casos clínicos.2016. 28 f. TCC (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37347porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-13T11:58:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37347Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:39.831958Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicos
title Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicos
spellingShingle Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicos
Cardoso, Lucas Macêdo
Neoplasias de Cabeça e Pescoço
Deformidades Adquiridas Nasais
title_short Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicos
title_full Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicos
title_fullStr Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicos
title_full_unstemmed Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicos
title_sort Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicos
author Cardoso, Lucas Macêdo
author_facet Cardoso, Lucas Macêdo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Negreiros, Wagner Araújo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Lucas Macêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Neoplasias de Cabeça e Pescoço
Deformidades Adquiridas Nasais
topic Neoplasias de Cabeça e Pescoço
Deformidades Adquiridas Nasais
description Os tumores malignos da região nasal, ocasionalmente, exigem cirurgia invasiva com remoção de ampla área da face. A prótese nasal retida por implantes craniofaciais osseointegráveis pode oferecer bons resultados biomecânicos e estéticos em detrimento à cirurgia plástica. Contudo a prótese retida por adesivos pode ser uma alternativa mais rápida em casos de áreas faciais excessivamente irradiadas. Neste trabalho, descrevemse dois relatos de casos de pacientes com necessidade de reabilitação completa do pavilhão nasal com variação da técnica de retenção da prótese em silicone: implante craniofacial ou adesivo. Discutiram-se as vantagens de cada técnica considerando-se os benefícios alcançados para cada um dos pacientes. Observou-se que o resultado estético foi similar para ambas, devolvendo ao portador da deformidade o convı́vio social e a boa aparência ora perdidos, porém os aspectos da retenção protética e da autoconfiança em usar a prótese foram superiores para a técnica com implante craniofacial. Conclui-se, a partir dos casos descritos, que a possibilidade de se empregar implantes craniofaciais em reabilitações de face pode oferecer maiores benefícios psicológicos, funcionais e estéticos aos pacientes com perda nasal extensa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-15
2018-11-14T18:41:43Z
2018-11-14T18:41:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, L. M. Reabilitação nasal por meio de próteses faciais: relato de dois casos clínicos.2016. 28 f. TCC (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37347
identifier_str_mv CARDOSO, L. M. Reabilitação nasal por meio de próteses faciais: relato de dois casos clínicos.2016. 28 f. TCC (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028727012982784