Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Lucas Porto de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28465
Resumo: QUEIROZ, Lucas Porto de. Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 249-263, jan./jun. 2017.
id UFC-7_b37b43164b5c37b11cdc5d210e62464f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/28465
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeitoLes paquets de cigarettes comme space d’affrontement entre destinateur et antisujetSemióticaDestinadorAntissujeitoSémiotiqueQUEIROZ, Lucas Porto de. Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 249-263, jan./jun. 2017.As embalagens em que são vendidos cigarros vêm se constituindo um texto sui generis: ao contrário do que ocorre com as empresas de praticamente todos os demais produtos que circulam em nosso dia a dia, as que se sustentam pela venda de cigarros, devido a um crescente e ao que parece irrefreável movimento de combate ao tabagismo, vêm tendo de explicitar, em suas próprias embalagens, os argumentos de quem quer justamente frear o ímpeto de venda e consumo desse produto. Noutras palavras, lançando mão do aparato teórico-metodológico da semiótica de linha francesa, a qual embasa nosso trabalho, diríamos que as empresas vendedoras de cigarro, enquanto destinadoras de determinados valores figurativizados em seu produtocigarro, tentam manipular uma classe a mais difusa possível de sujeitos (potenciais clientes) no sentido de fazê-los cumprir a performance (comprar o produto) que, em última instância, mantém viva tal empresa destinadora. Ora, é evidente que a embalagem do cigarro cumpre papel importante na continuidade dessa relação entre empresa e cliente. Ocorre que, já há algumas décadas, outros destinadores (ministérios da saúde de vários países, Organização Mundial da Saúde etc.) têm se sobreposto a essa relação inicialmente travada entre empresa e cliente, tentando fazer os (potenciais) fumantes crerem que o cigarro traz, muito mais que os valores euforizados pelo destinador, malefícios à saúde, vale dizer, antivalores. O texto que embala os cigarros, então, tornou-se reflexo desse embate entre destinador (empresas) e antissujeito (Organização Mundial da Saúde, por exemplo). Observemos, em alguns textos, como isso tem se manifestado.Les paquets de cigarette constituent un texte sui generis: contrairement à ce qui se passe avec pratiquement tous les autres produits qui circulent dans notre vie quotidienne, les entreprises qui se soutiennent d’après la vente de cigarettes, en raison d’un croissant et (qui semble) imparable mouvement contre le tabagisme, sont d’avoir à expliciter dans leurs propres emballages les arguments de ceux qui veulent arrêter l’élan de la vente et la consommation de ce produit. En d’autres termes, utilisant de la théorie et de la méthodologie de la sémiotique française, nous dirions que des entreprises de vente des cigarettes, étant que destinateurs de certaines valeurs figurativizées dans leur produit-cigarette, essaient de manipuler une classe la plus diffuse possible de sujets (des clients potentiels) pour qu’ils respectent la performance (d’acheter le produit) qui les maintient finalement telles entreprises destinateurs vivantes. Il est clair que l’emballage de la cigarette a un rôle important dans la continuité de la relation entre l’entreprise et le client. Pourtant il y a quelques décennies d’autres destinateurs (comme des ministères de la santé de plusieurs pays, l’Organisation Mondiale de la Santé etc.) se superposent sur cette relation initialement verrouillée entre l’entreprise et le client, essayant que les (potentiels) fumeurs croient que le tabagisme apporte, beaucoup plus que des valeurs euphorisées par le destinateur, mais des dommages à la santé qui sont des antivaleurs. Le texte qui emballe des cigarettes devient alors le reflet de cet affrontement entre le destinateur (entreprises) et l’anti-sujet (l’Organisation Mondiale de la Santé, par exemple). Notons, dans certains textes, comment cela s’est lui-même manifesté.Revista Entrepalavras2017-12-14T11:46:46Z2017-12-14T11:46:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQueiroz, L. P. (2017)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28465Queiroz, Lucas Porto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:48:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28465Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T16:48:59Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
Les paquets de cigarettes comme space d’affrontement entre destinateur et antisujet
title Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
spellingShingle Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
Queiroz, Lucas Porto de
Semiótica
Destinador
Antissujeito
Sémiotique
title_short Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
title_full Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
title_fullStr Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
title_full_unstemmed Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
title_sort Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
author Queiroz, Lucas Porto de
author_facet Queiroz, Lucas Porto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Lucas Porto de
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Destinador
Antissujeito
Sémiotique
topic Semiótica
Destinador
Antissujeito
Sémiotique
description QUEIROZ, Lucas Porto de. Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 249-263, jan./jun. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14T11:46:46Z
2017-12-14T11:46:46Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Queiroz, L. P. (2017)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28465
identifier_str_mv Queiroz, L. P. (2017)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935799103258624