Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28465 |
Resumo: | QUEIROZ, Lucas Porto de. Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 249-263, jan./jun. 2017. |
id |
UFC-7_b37b43164b5c37b11cdc5d210e62464f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/28465 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeitoLes paquets de cigarettes comme space d’affrontement entre destinateur et antisujetSemióticaDestinadorAntissujeitoSémiotiqueQUEIROZ, Lucas Porto de. Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 249-263, jan./jun. 2017.As embalagens em que são vendidos cigarros vêm se constituindo um texto sui generis: ao contrário do que ocorre com as empresas de praticamente todos os demais produtos que circulam em nosso dia a dia, as que se sustentam pela venda de cigarros, devido a um crescente e ao que parece irrefreável movimento de combate ao tabagismo, vêm tendo de explicitar, em suas próprias embalagens, os argumentos de quem quer justamente frear o ímpeto de venda e consumo desse produto. Noutras palavras, lançando mão do aparato teórico-metodológico da semiótica de linha francesa, a qual embasa nosso trabalho, diríamos que as empresas vendedoras de cigarro, enquanto destinadoras de determinados valores figurativizados em seu produtocigarro, tentam manipular uma classe a mais difusa possível de sujeitos (potenciais clientes) no sentido de fazê-los cumprir a performance (comprar o produto) que, em última instância, mantém viva tal empresa destinadora. Ora, é evidente que a embalagem do cigarro cumpre papel importante na continuidade dessa relação entre empresa e cliente. Ocorre que, já há algumas décadas, outros destinadores (ministérios da saúde de vários países, Organização Mundial da Saúde etc.) têm se sobreposto a essa relação inicialmente travada entre empresa e cliente, tentando fazer os (potenciais) fumantes crerem que o cigarro traz, muito mais que os valores euforizados pelo destinador, malefícios à saúde, vale dizer, antivalores. O texto que embala os cigarros, então, tornou-se reflexo desse embate entre destinador (empresas) e antissujeito (Organização Mundial da Saúde, por exemplo). Observemos, em alguns textos, como isso tem se manifestado.Les paquets de cigarette constituent un texte sui generis: contrairement à ce qui se passe avec pratiquement tous les autres produits qui circulent dans notre vie quotidienne, les entreprises qui se soutiennent d’après la vente de cigarettes, en raison d’un croissant et (qui semble) imparable mouvement contre le tabagisme, sont d’avoir à expliciter dans leurs propres emballages les arguments de ceux qui veulent arrêter l’élan de la vente et la consommation de ce produit. En d’autres termes, utilisant de la théorie et de la méthodologie de la sémiotique française, nous dirions que des entreprises de vente des cigarettes, étant que destinateurs de certaines valeurs figurativizées dans leur produit-cigarette, essaient de manipuler une classe la plus diffuse possible de sujets (des clients potentiels) pour qu’ils respectent la performance (d’acheter le produit) qui les maintient finalement telles entreprises destinateurs vivantes. Il est clair que l’emballage de la cigarette a un rôle important dans la continuité de la relation entre l’entreprise et le client. Pourtant il y a quelques décennies d’autres destinateurs (comme des ministères de la santé de plusieurs pays, l’Organisation Mondiale de la Santé etc.) se superposent sur cette relation initialement verrouillée entre l’entreprise et le client, essayant que les (potentiels) fumeurs croient que le tabagisme apporte, beaucoup plus que des valeurs euphorisées par le destinateur, mais des dommages à la santé qui sont des antivaleurs. Le texte qui emballe des cigarettes devient alors le reflet de cet affrontement entre le destinateur (entreprises) et l’anti-sujet (l’Organisation Mondiale de la Santé, par exemple). Notons, dans certains textes, comment cela s’est lui-même manifesté.Revista Entrepalavras2017-12-14T11:46:46Z2017-12-14T11:46:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQueiroz, L. P. (2017)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28465Queiroz, Lucas Porto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T16:48:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28465Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-11-16T16:48:59Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito Les paquets de cigarettes comme space d’affrontement entre destinateur et antisujet |
title |
Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito |
spellingShingle |
Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito Queiroz, Lucas Porto de Semiótica Destinador Antissujeito Sémiotique |
title_short |
Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito |
title_full |
Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito |
title_fullStr |
Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito |
title_full_unstemmed |
Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito |
title_sort |
Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito |
author |
Queiroz, Lucas Porto de |
author_facet |
Queiroz, Lucas Porto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Lucas Porto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica Destinador Antissujeito Sémiotique |
topic |
Semiótica Destinador Antissujeito Sémiotique |
description |
QUEIROZ, Lucas Porto de. Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 249-263, jan./jun. 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-14T11:46:46Z 2017-12-14T11:46:46Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Queiroz, L. P. (2017) 2237-6321 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28465 |
identifier_str_mv |
Queiroz, L. P. (2017) 2237-6321 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Entrepalavras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935799103258624 |