Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Filho, Ismar Capistrano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44789
Resumo: A Radio Rebelde Zapatista é emissora da comunidade zapatista do Caracol Resistência e Rebeldia pela Humanidade, localizada no Estado Mexicano de Chiapas. A análise das sociabilidades da estação, a partir da proposta teórico-metodológica dos usos sociais dos meios de Jesús Martín-Barbero, aponta para sentidos de autonomia comunicativa, compreendida como a autogestão, autodefinição e autodisposição no trânsito do meio, A programação possui fortes traços da matriz simbólico-dramática dos povos indígenas com conteúdos críticos de cunho racional-ilustrado. Os ouvintes se apropriam da rádio, através de imaginários que conectam suas vivências em coletivos e comunidades autônomas e suas memórias de engajamento nas lutas sociais.
id UFC-7_b3d6173712a116df197906255ef9cf50
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44789
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde ZapatistaRádioConflito socialMatrizesA Radio Rebelde Zapatista é emissora da comunidade zapatista do Caracol Resistência e Rebeldia pela Humanidade, localizada no Estado Mexicano de Chiapas. A análise das sociabilidades da estação, a partir da proposta teórico-metodológica dos usos sociais dos meios de Jesús Martín-Barbero, aponta para sentidos de autonomia comunicativa, compreendida como a autogestão, autodefinição e autodisposição no trânsito do meio, A programação possui fortes traços da matriz simbólico-dramática dos povos indígenas com conteúdos críticos de cunho racional-ilustrado. Os ouvintes se apropriam da rádio, através de imaginários que conectam suas vivências em coletivos e comunidades autônomas e suas memórias de engajamento nas lutas sociais.Intercom2019-08-19T12:50:46Z2019-08-19T12:50:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA FILHO, Ismar Capistrano. Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44789Costa Filho, Ismar Capistranoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:00:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44789Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-08-31T18:00:34Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista
title Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista
spellingShingle Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista
Costa Filho, Ismar Capistrano
Rádio
Conflito social
Matrizes
title_short Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista
title_full Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista
title_fullStr Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista
title_full_unstemmed Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista
title_sort Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista
author Costa Filho, Ismar Capistrano
author_facet Costa Filho, Ismar Capistrano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Filho, Ismar Capistrano
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio
Conflito social
Matrizes
topic Rádio
Conflito social
Matrizes
description A Radio Rebelde Zapatista é emissora da comunidade zapatista do Caracol Resistência e Rebeldia pela Humanidade, localizada no Estado Mexicano de Chiapas. A análise das sociabilidades da estação, a partir da proposta teórico-metodológica dos usos sociais dos meios de Jesús Martín-Barbero, aponta para sentidos de autonomia comunicativa, compreendida como a autogestão, autodefinição e autodisposição no trânsito do meio, A programação possui fortes traços da matriz simbólico-dramática dos povos indígenas com conteúdos críticos de cunho racional-ilustrado. Os ouvintes se apropriam da rádio, através de imaginários que conectam suas vivências em coletivos e comunidades autônomas e suas memórias de engajamento nas lutas sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-08-19T12:50:46Z
2019-08-19T12:50:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA FILHO, Ismar Capistrano. Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades.
2175 4683
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44789
identifier_str_mv COSTA FILHO, Ismar Capistrano. Sentidos da autonomia comunicativa da Radio Rebelde Zapatista. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades.
2175 4683
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intercom
publisher.none.fl_str_mv Intercom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935782849282048