Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062 |
Resumo: | A Seara da Ciência, além de um sólido espaço de divulgação científica e tecnológica no estado do Ceará tem, entre suas atividades, a oferta de cursos básicos com carga horária total de 30 horas, em diferentes áreas, destinados aos estudantes do ensino médio da escola pública. Tendo em vista a heterogeneidade do público-alvo dos cursos, a qualidade é um fator tratado com bastante cuidado. Assim, percebeu-se a carência de uma avaliação da adequação dos conteúdos, carga horária e da metodologia utilizada e, ainda, quanto à necessidade de reorientação das diretrizes adotadas para os cursos. Dessa forma, este trabalho se refere ao esforço de diagnosticar os cursos básicos de matemática e física a partir do feedback dos alunos, bem como desenvolver um instrumento avaliativo desses cursos. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa exploratória, realizada através de questionários de múltipla escolha, respondidos anonimamente pelos alunos dos cursos básicos de matemática e de física no primeiro semestre de 2016. Esse questionário foi organizado em três blocos de perguntas. O primeiro bloco remetia aos conhecimentos prévios do aluno abrangendo sua segurança quanto ao aprendizado dos conteúdos e ao seu envolvimento nas atividades. O segundo bloco referia-se às instalações, ao atendimento e ao material disponibilizado. O terceiro bloco era referente às contribuições do curso. Além disso, foi facultado ao aluno escrever críticas e sugestões. Os resultados observados mostraram que grande parte dos alunos apontaram a necessidade de aumento da carga horária dos cursos, a adoção de conteúdos mais direcionados ao ENEM, bem como o de metodologias mais dinâmicas. Diante do diagnóstico, formou-se na Seara um grupo de apoio pedagógico para discutir e propor mudanças nas diretrizes dos cursos básicos, as quais já estão em vias de implementação. Portanto, é nítida a preocupação da Seara da Ciência para a melhoria da qualidade dos cursos, assim como em ouvir seu público. |
id |
UFC-7_b4ac6dc544ac00a8626c6aa27e0fd0e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/56062 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)Avaliação educacionalEducação básicaSeara da CiênciaA Seara da Ciência, além de um sólido espaço de divulgação científica e tecnológica no estado do Ceará tem, entre suas atividades, a oferta de cursos básicos com carga horária total de 30 horas, em diferentes áreas, destinados aos estudantes do ensino médio da escola pública. Tendo em vista a heterogeneidade do público-alvo dos cursos, a qualidade é um fator tratado com bastante cuidado. Assim, percebeu-se a carência de uma avaliação da adequação dos conteúdos, carga horária e da metodologia utilizada e, ainda, quanto à necessidade de reorientação das diretrizes adotadas para os cursos. Dessa forma, este trabalho se refere ao esforço de diagnosticar os cursos básicos de matemática e física a partir do feedback dos alunos, bem como desenvolver um instrumento avaliativo desses cursos. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa exploratória, realizada através de questionários de múltipla escolha, respondidos anonimamente pelos alunos dos cursos básicos de matemática e de física no primeiro semestre de 2016. Esse questionário foi organizado em três blocos de perguntas. O primeiro bloco remetia aos conhecimentos prévios do aluno abrangendo sua segurança quanto ao aprendizado dos conteúdos e ao seu envolvimento nas atividades. O segundo bloco referia-se às instalações, ao atendimento e ao material disponibilizado. O terceiro bloco era referente às contribuições do curso. Além disso, foi facultado ao aluno escrever críticas e sugestões. Os resultados observados mostraram que grande parte dos alunos apontaram a necessidade de aumento da carga horária dos cursos, a adoção de conteúdos mais direcionados ao ENEM, bem como o de metodologias mais dinâmicas. Diante do diagnóstico, formou-se na Seara um grupo de apoio pedagógico para discutir e propor mudanças nas diretrizes dos cursos básicos, as quais já estão em vias de implementação. Portanto, é nítida a preocupação da Seara da Ciência para a melhoria da qualidade dos cursos, assim como em ouvir seu público.Universidade Federal do Ceará2021-01-18T10:40:11Z2021-01-18T10:40:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Bruna Kessia Rodrigues da; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062Silva, Bruna Kessia Rodrigues daFernandes, Cesar Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:42:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56062Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:42:23Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123) |
title |
Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123) |
spellingShingle |
Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123) Silva, Bruna Kessia Rodrigues da Avaliação educacional Educação básica Seara da Ciência |
title_short |
Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123) |
title_full |
Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123) |
title_fullStr |
Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123) |
title_full_unstemmed |
Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123) |
title_sort |
Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123) |
author |
Silva, Bruna Kessia Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Bruna Kessia Rodrigues da Fernandes, Cesar Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Cesar Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruna Kessia Rodrigues da Fernandes, Cesar Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Educação básica Seara da Ciência |
topic |
Avaliação educacional Educação básica Seara da Ciência |
description |
A Seara da Ciência, além de um sólido espaço de divulgação científica e tecnológica no estado do Ceará tem, entre suas atividades, a oferta de cursos básicos com carga horária total de 30 horas, em diferentes áreas, destinados aos estudantes do ensino médio da escola pública. Tendo em vista a heterogeneidade do público-alvo dos cursos, a qualidade é um fator tratado com bastante cuidado. Assim, percebeu-se a carência de uma avaliação da adequação dos conteúdos, carga horária e da metodologia utilizada e, ainda, quanto à necessidade de reorientação das diretrizes adotadas para os cursos. Dessa forma, este trabalho se refere ao esforço de diagnosticar os cursos básicos de matemática e física a partir do feedback dos alunos, bem como desenvolver um instrumento avaliativo desses cursos. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa exploratória, realizada através de questionários de múltipla escolha, respondidos anonimamente pelos alunos dos cursos básicos de matemática e de física no primeiro semestre de 2016. Esse questionário foi organizado em três blocos de perguntas. O primeiro bloco remetia aos conhecimentos prévios do aluno abrangendo sua segurança quanto ao aprendizado dos conteúdos e ao seu envolvimento nas atividades. O segundo bloco referia-se às instalações, ao atendimento e ao material disponibilizado. O terceiro bloco era referente às contribuições do curso. Além disso, foi facultado ao aluno escrever críticas e sugestões. Os resultados observados mostraram que grande parte dos alunos apontaram a necessidade de aumento da carga horária dos cursos, a adoção de conteúdos mais direcionados ao ENEM, bem como o de metodologias mais dinâmicas. Diante do diagnóstico, formou-se na Seara um grupo de apoio pedagógico para discutir e propor mudanças nas diretrizes dos cursos básicos, as quais já estão em vias de implementação. Portanto, é nítida a preocupação da Seara da Ciência para a melhoria da qualidade dos cursos, assim como em ouvir seu público. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-01-18T10:40:11Z 2021-01-18T10:40:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Bruna Kessia Rodrigues da; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062 |
identifier_str_mv |
SILVA, Bruna Kessia Rodrigues da; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1825332267406327808 |