Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Kessia Rodrigues da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes, Cesar Rodrigues
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062
Resumo: A Seara da Ciência, além de um sólido espaço de divulgação científica e tecnológica no estado do Ceará tem, entre suas atividades, a oferta de cursos básicos com carga horária total de 30 horas, em diferentes áreas, destinados aos estudantes do ensino médio da escola pública. Tendo em vista a heterogeneidade do público-alvo dos cursos, a qualidade é um fator tratado com bastante cuidado. Assim, percebeu-se a carência de uma avaliação da adequação dos conteúdos, carga horária e da metodologia utilizada e, ainda, quanto à necessidade de reorientação das diretrizes adotadas para os cursos. Dessa forma, este trabalho se refere ao esforço de diagnosticar os cursos básicos de matemática e física a partir do feedback dos alunos, bem como desenvolver um instrumento avaliativo desses cursos. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa exploratória, realizada através de questionários de múltipla escolha, respondidos anonimamente pelos alunos dos cursos básicos de matemática e de física no primeiro semestre de 2016. Esse questionário foi organizado em três blocos de perguntas. O primeiro bloco remetia aos conhecimentos prévios do aluno abrangendo sua segurança quanto ao aprendizado dos conteúdos e ao seu envolvimento nas atividades. O segundo bloco referia-se às instalações, ao atendimento e ao material disponibilizado. O terceiro bloco era referente às contribuições do curso. Além disso, foi facultado ao aluno escrever críticas e sugestões. Os resultados observados mostraram que grande parte dos alunos apontaram a necessidade de aumento da carga horária dos cursos, a adoção de conteúdos mais direcionados ao ENEM, bem como o de metodologias mais dinâmicas. Diante do diagnóstico, formou-se na Seara um grupo de apoio pedagógico para discutir e propor mudanças nas diretrizes dos cursos básicos, as quais já estão em vias de implementação. Portanto, é nítida a preocupação da Seara da Ciência para a melhoria da qualidade dos cursos, assim como em ouvir seu público.
id UFC-7_b4ac6dc544ac00a8626c6aa27e0fd0e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56062
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)Avaliação educacionalEducação básicaSeara da CiênciaA Seara da Ciência, além de um sólido espaço de divulgação científica e tecnológica no estado do Ceará tem, entre suas atividades, a oferta de cursos básicos com carga horária total de 30 horas, em diferentes áreas, destinados aos estudantes do ensino médio da escola pública. Tendo em vista a heterogeneidade do público-alvo dos cursos, a qualidade é um fator tratado com bastante cuidado. Assim, percebeu-se a carência de uma avaliação da adequação dos conteúdos, carga horária e da metodologia utilizada e, ainda, quanto à necessidade de reorientação das diretrizes adotadas para os cursos. Dessa forma, este trabalho se refere ao esforço de diagnosticar os cursos básicos de matemática e física a partir do feedback dos alunos, bem como desenvolver um instrumento avaliativo desses cursos. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa exploratória, realizada através de questionários de múltipla escolha, respondidos anonimamente pelos alunos dos cursos básicos de matemática e de física no primeiro semestre de 2016. Esse questionário foi organizado em três blocos de perguntas. O primeiro bloco remetia aos conhecimentos prévios do aluno abrangendo sua segurança quanto ao aprendizado dos conteúdos e ao seu envolvimento nas atividades. O segundo bloco referia-se às instalações, ao atendimento e ao material disponibilizado. O terceiro bloco era referente às contribuições do curso. Além disso, foi facultado ao aluno escrever críticas e sugestões. Os resultados observados mostraram que grande parte dos alunos apontaram a necessidade de aumento da carga horária dos cursos, a adoção de conteúdos mais direcionados ao ENEM, bem como o de metodologias mais dinâmicas. Diante do diagnóstico, formou-se na Seara um grupo de apoio pedagógico para discutir e propor mudanças nas diretrizes dos cursos básicos, as quais já estão em vias de implementação. Portanto, é nítida a preocupação da Seara da Ciência para a melhoria da qualidade dos cursos, assim como em ouvir seu público.Universidade Federal do Ceará2021-01-18T10:40:11Z2021-01-18T10:40:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Bruna Kessia Rodrigues da; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062Silva, Bruna Kessia Rodrigues daFernandes, Cesar Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:42:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56062Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:42:23Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)
title Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)
spellingShingle Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)
Silva, Bruna Kessia Rodrigues da
Avaliação educacional
Educação básica
Seara da Ciência
title_short Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)
title_full Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)
title_fullStr Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)
title_full_unstemmed Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)
title_sort Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)
author Silva, Bruna Kessia Rodrigues da
author_facet Silva, Bruna Kessia Rodrigues da
Fernandes, Cesar Rodrigues
author_role author
author2 Fernandes, Cesar Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna Kessia Rodrigues da
Fernandes, Cesar Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação básica
Seara da Ciência
topic Avaliação educacional
Educação básica
Seara da Ciência
description A Seara da Ciência, além de um sólido espaço de divulgação científica e tecnológica no estado do Ceará tem, entre suas atividades, a oferta de cursos básicos com carga horária total de 30 horas, em diferentes áreas, destinados aos estudantes do ensino médio da escola pública. Tendo em vista a heterogeneidade do público-alvo dos cursos, a qualidade é um fator tratado com bastante cuidado. Assim, percebeu-se a carência de uma avaliação da adequação dos conteúdos, carga horária e da metodologia utilizada e, ainda, quanto à necessidade de reorientação das diretrizes adotadas para os cursos. Dessa forma, este trabalho se refere ao esforço de diagnosticar os cursos básicos de matemática e física a partir do feedback dos alunos, bem como desenvolver um instrumento avaliativo desses cursos. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa exploratória, realizada através de questionários de múltipla escolha, respondidos anonimamente pelos alunos dos cursos básicos de matemática e de física no primeiro semestre de 2016. Esse questionário foi organizado em três blocos de perguntas. O primeiro bloco remetia aos conhecimentos prévios do aluno abrangendo sua segurança quanto ao aprendizado dos conteúdos e ao seu envolvimento nas atividades. O segundo bloco referia-se às instalações, ao atendimento e ao material disponibilizado. O terceiro bloco era referente às contribuições do curso. Além disso, foi facultado ao aluno escrever críticas e sugestões. Os resultados observados mostraram que grande parte dos alunos apontaram a necessidade de aumento da carga horária dos cursos, a adoção de conteúdos mais direcionados ao ENEM, bem como o de metodologias mais dinâmicas. Diante do diagnóstico, formou-se na Seara um grupo de apoio pedagógico para discutir e propor mudanças nas diretrizes dos cursos básicos, as quais já estão em vias de implementação. Portanto, é nítida a preocupação da Seara da Ciência para a melhoria da qualidade dos cursos, assim como em ouvir seu público.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-01-18T10:40:11Z
2021-01-18T10:40:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Bruna Kessia Rodrigues da; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062
identifier_str_mv SILVA, Bruna Kessia Rodrigues da; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1825332267406327808