Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Maria Mercês Camelo Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37425
Resumo: BATISTA, Maria Mercês Camelo Sousa. Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil. 2015. 60f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
id UFC-7_b547cea64bccc76066a44d96033d8ef5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37425
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantilRotinaCrecheLinguagemRoutineDaycareBATISTA, Maria Mercês Camelo Sousa. Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil. 2015. 60f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.This study aimed to analyze how a routine in a public early childhood education center contributes for the oral language development of children aged 1 to 2 years and 11 months, enrolled in daycare groups. Specifically, the objectives were: a) to characterize the routine of this center, focusing upon identifying situations that favor the oral language development of babies and toddlers and, b) to analyze the teachers’s conceptions about the development of oral language of these children. Vygotsky sociointeractionist theory of human development was chosen as the theoretical framework of the study. In Vygotsky's perspective, it is by means of social relations which each person incorporates the cultural products of the environment, and these interactions will turn him or her in a human being. The study also was based on Early Childhood Education legislation as well as on other documents published by the Ministry of Education and the Municipal Education Secretary in Fortaleza. The study may be characterized as a qualitative research and within this framework, a case study was developed. The techniques used for data collection were: semi-structured individual interviews, observation and document analysis. The data were recorded by means of video recordings, photos and field diary. The research “locus" was a public Child Education center which offers only daycare programs (0-3 year old children (0-3 years). The research subjects were the children in the I "A" nursery group, the children in the II "B” nursery group and their teachers. The collected data were organized and analyzed by means of qualitative criteria. The results indicate that the analyzed routine is rigid, uniform and centered upon the teacher. Besides, the routine does not offer many experiences which may contribute to develop children’s communication and expression abilities. Therefore, it is necessary to introduce changes in the daycare routine to assure that all its elements - space, materials, time and activities - are considered in an articulated way, in order to provide experiences that favor the oral language development of babies and toddlers.O presente trabalho se propôs a analisar a contribuição da rotina de um centro de Educação Infantil de uma rede pública municipal para o desenvolvimento da linguagem oral de crianças de 1 até 2 anos e 11 meses de idade, matriculadas nas turmas de creche do mesmo. Especificamente, seus objetivos foram: caracterizar a rotina deste centro, com foco na identificação de situações que favorecem o desenvolvimento da oralidade das crianças e conhecer as concepções das professoras da creche sobre o desenvolvimento da linguagem oral de crianças na faixa etária mencionada, A teoria sociointeracionista do desenvolvimento humano de Vygotsky constituiu a fundamentação teórica do presente estudo. Na perspectiva vygotskyana, é nas relações sociais que cada um se apropria dos produtos culturais de seu meio, e nessas interações vai se constituindo como pessoa. O estudo teve também como referência não só a legislação sobre Educação Infantil, mas também outros documentos do Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Para o alcance dos objetivos, adotou-se a metodologia de natureza qualitativa, e dentre os tipos de abordagem qualitativa, optou-se pelo estudo de caso. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram: a entrevista individual semiestruturada, a observação e a análise de documentos. Os dados foram registrados por meio de videogravações, fotos e diário de campo. A pesquisa teve como “lócus” um centro de Educação Infantil da rede pública de Fortaleza, com atendimento exclusivo de creche (0-3 anos). Constituíram-se sujeitos da pesquisa as crianças do Infantil I “A”, do Infantil II “B”, e as respectivas professoras regentes “A”. Os dados coletados foram sistematizados e analisados a partir de critérios qualitativos. A pesquisa constatou que a rotina analisada é rígida, uniforme, centrada na figura da professora e são escassas as experiências proporcionadas pela mesma para o desenvolvimento da comunicação e expressão das crianças. Os resultados indicam a necessidade de transformações na rotina da creche, no sentido de que todos seus elementos constitutivos – espaço, materiais, tempo e atividades - precisam ser considerados de forma articulada, para que possam assegurar as experiências que favorecem a oralidade dos bebês e das crianças pequenas.Silva, Fátima SampaioBatista, Maria Mercês Camelo Sousa2018-11-19T15:27:28Z2018-11-19T15:27:28Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBatista, M. M. C. S.; Silva, F. S. (2015)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37425porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-19T15:27:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37425Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:47.964341Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil
title Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil
spellingShingle Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil
Batista, Maria Mercês Camelo Sousa
Rotina
Creche
Linguagem
Routine
Daycare
title_short Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil
title_full Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil
title_fullStr Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil
title_full_unstemmed Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil
title_sort Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil
author Batista, Maria Mercês Camelo Sousa
author_facet Batista, Maria Mercês Camelo Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fátima Sampaio
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Maria Mercês Camelo Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Rotina
Creche
Linguagem
Routine
Daycare
topic Rotina
Creche
Linguagem
Routine
Daycare
description BATISTA, Maria Mercês Camelo Sousa. Linguagem de bebês e crianças pequenas no contexto de um centro educacional infantil. 2015. 60f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-11-19T15:27:28Z
2018-11-19T15:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Batista, M. M. C. S.; Silva, F. S. (2015)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37425
identifier_str_mv Batista, M. M. C. S.; Silva, F. S. (2015)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028806826393600