Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45429 |
Resumo: | Neste presente trabalho realizamos um estudo da necessidade de construção de uma educação de perspectiva radical, transgressora da legalidade constituída, que vise a emancipação social. Educação que transcenda seus limites reguladores legais encarnados no direito. Entendemos que para tornar possível à educação emancipadora contribuir com a superação da sociedade de classes, é imperativa a crítica não apenas da educação legal, bem como do seu suporte, o direito. Educação, na sociedade capitalista, é educação para o trabalho. As diretrizes educacionais dos modernos Estados de Direito respondem às necessidades do capital. A educação legal, portanto, é suporte da exploração de classes. A forma social que legaliza e naturaliza a relação educação-trabalho é o direito. Nosso objeto é a fundamentação da educação radical pela crítica da educação legal e do papel do direito como determinante das formas educacionais e entrave da emancipação do ser social. Para a elaboração desse trabalho buscaremos as obras de Marx (2004; 2007; 2010; 2013), referencial teórico maior, e Lúkacs (1978; 2012), acerca do trabalho como categoria ontogênica, no interesse de demonstrar a necessidade do fim da propriedade privada e da criação de uma educação atuante nesse processo; Engels (2010; 2012) e Kautsky (2012) nos fornecem a crítica dos limites impostos pelo direito à luta social; Mészáros (2002; 2003; 2006; 2009), com sua teoria da crise estrutural do capital, aguça nossa crítica à educação para o trabalho. Também nos são referências intérpretes desses autores, Saviani (2009), Lessa (2008; 2012) e Tonet (2005; 2012; 2013). Pachukanis (1988), Edelman (1976) e Naves (2000; 2009; 2012) por esporem o direito como categoria capitalista, e suas funções nessa sociedade, nos são igualmente fundamentais. |
id |
UFC-7_b7075469877e36a0c8f1dc8ee9a80280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45429 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classesEducação radicalOntologia marxianaDireitoNeste presente trabalho realizamos um estudo da necessidade de construção de uma educação de perspectiva radical, transgressora da legalidade constituída, que vise a emancipação social. Educação que transcenda seus limites reguladores legais encarnados no direito. Entendemos que para tornar possível à educação emancipadora contribuir com a superação da sociedade de classes, é imperativa a crítica não apenas da educação legal, bem como do seu suporte, o direito. Educação, na sociedade capitalista, é educação para o trabalho. As diretrizes educacionais dos modernos Estados de Direito respondem às necessidades do capital. A educação legal, portanto, é suporte da exploração de classes. A forma social que legaliza e naturaliza a relação educação-trabalho é o direito. Nosso objeto é a fundamentação da educação radical pela crítica da educação legal e do papel do direito como determinante das formas educacionais e entrave da emancipação do ser social. Para a elaboração desse trabalho buscaremos as obras de Marx (2004; 2007; 2010; 2013), referencial teórico maior, e Lúkacs (1978; 2012), acerca do trabalho como categoria ontogênica, no interesse de demonstrar a necessidade do fim da propriedade privada e da criação de uma educação atuante nesse processo; Engels (2010; 2012) e Kautsky (2012) nos fornecem a crítica dos limites impostos pelo direito à luta social; Mészáros (2002; 2003; 2006; 2009), com sua teoria da crise estrutural do capital, aguça nossa crítica à educação para o trabalho. Também nos são referências intérpretes desses autores, Saviani (2009), Lessa (2008; 2012) e Tonet (2005; 2012; 2013). Pachukanis (1988), Edelman (1976) e Naves (2000; 2009; 2012) por esporem o direito como categoria capitalista, e suas funções nessa sociedade, nos são igualmente fundamentais.Universidade Federal do Ceará2019-09-05T14:04:32Z2019-09-05T14:04:32Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, David Albuquerque de; RABELO, Josefa Jackline. Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45429Oliveira, David Albuquerque deRabelo, Josefa Jacklineinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:27:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45429Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:04.743020Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes |
title |
Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes |
spellingShingle |
Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes Oliveira, David Albuquerque de Educação radical Ontologia marxiana Direito |
title_short |
Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes |
title_full |
Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes |
title_fullStr |
Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes |
title_full_unstemmed |
Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes |
title_sort |
Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes |
author |
Oliveira, David Albuquerque de |
author_facet |
Oliveira, David Albuquerque de Rabelo, Josefa Jackline |
author_role |
author |
author2 |
Rabelo, Josefa Jackline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, David Albuquerque de Rabelo, Josefa Jackline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação radical Ontologia marxiana Direito |
topic |
Educação radical Ontologia marxiana Direito |
description |
Neste presente trabalho realizamos um estudo da necessidade de construção de uma educação de perspectiva radical, transgressora da legalidade constituída, que vise a emancipação social. Educação que transcenda seus limites reguladores legais encarnados no direito. Entendemos que para tornar possível à educação emancipadora contribuir com a superação da sociedade de classes, é imperativa a crítica não apenas da educação legal, bem como do seu suporte, o direito. Educação, na sociedade capitalista, é educação para o trabalho. As diretrizes educacionais dos modernos Estados de Direito respondem às necessidades do capital. A educação legal, portanto, é suporte da exploração de classes. A forma social que legaliza e naturaliza a relação educação-trabalho é o direito. Nosso objeto é a fundamentação da educação radical pela crítica da educação legal e do papel do direito como determinante das formas educacionais e entrave da emancipação do ser social. Para a elaboração desse trabalho buscaremos as obras de Marx (2004; 2007; 2010; 2013), referencial teórico maior, e Lúkacs (1978; 2012), acerca do trabalho como categoria ontogênica, no interesse de demonstrar a necessidade do fim da propriedade privada e da criação de uma educação atuante nesse processo; Engels (2010; 2012) e Kautsky (2012) nos fornecem a crítica dos limites impostos pelo direito à luta social; Mészáros (2002; 2003; 2006; 2009), com sua teoria da crise estrutural do capital, aguça nossa crítica à educação para o trabalho. Também nos são referências intérpretes desses autores, Saviani (2009), Lessa (2008; 2012) e Tonet (2005; 2012; 2013). Pachukanis (1988), Edelman (1976) e Naves (2000; 2009; 2012) por esporem o direito como categoria capitalista, e suas funções nessa sociedade, nos são igualmente fundamentais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-09-05T14:04:32Z 2019-09-05T14:04:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, David Albuquerque de; RABELO, Josefa Jackline. Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45429 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, David Albuquerque de; RABELO, Josefa Jackline. Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028989791371264 |