Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, David Albuquerque de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rabelo, Josefa Jackline
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45429
Resumo: Neste presente trabalho realizamos um estudo da necessidade de construção de uma educação de perspectiva radical, transgressora da legalidade constituída, que vise a emancipação social. Educação que transcenda seus limites reguladores legais encarnados no direito. Entendemos que para tornar possível à educação emancipadora contribuir com a superação da sociedade de classes, é imperativa a crítica não apenas da educação legal, bem como do seu suporte, o direito. Educação, na sociedade capitalista, é educação para o trabalho. As diretrizes educacionais dos modernos Estados de Direito respondem às necessidades do capital. A educação legal, portanto, é suporte da exploração de classes. A forma social que legaliza e naturaliza a relação educação-trabalho é o direito. Nosso objeto é a fundamentação da educação radical pela crítica da educação legal e do papel do direito como determinante das formas educacionais e entrave da emancipação do ser social. Para a elaboração desse trabalho buscaremos as obras de Marx (2004; 2007; 2010; 2013), referencial teórico maior, e Lúkacs (1978; 2012), acerca do trabalho como categoria ontogênica, no interesse de demonstrar a necessidade do fim da propriedade privada e da criação de uma educação atuante nesse processo; Engels (2010; 2012) e Kautsky (2012) nos fornecem a crítica dos limites impostos pelo direito à luta social; Mészáros (2002; 2003; 2006; 2009), com sua teoria da crise estrutural do capital, aguça nossa crítica à educação para o trabalho. Também nos são referências intérpretes desses autores, Saviani (2009), Lessa (2008; 2012) e Tonet (2005; 2012; 2013). Pachukanis (1988), Edelman (1976) e Naves (2000; 2009; 2012) por esporem o direito como categoria capitalista, e suas funções nessa sociedade, nos são igualmente fundamentais.
id UFC-7_b7075469877e36a0c8f1dc8ee9a80280
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45429
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classesEducação radicalOntologia marxianaDireitoNeste presente trabalho realizamos um estudo da necessidade de construção de uma educação de perspectiva radical, transgressora da legalidade constituída, que vise a emancipação social. Educação que transcenda seus limites reguladores legais encarnados no direito. Entendemos que para tornar possível à educação emancipadora contribuir com a superação da sociedade de classes, é imperativa a crítica não apenas da educação legal, bem como do seu suporte, o direito. Educação, na sociedade capitalista, é educação para o trabalho. As diretrizes educacionais dos modernos Estados de Direito respondem às necessidades do capital. A educação legal, portanto, é suporte da exploração de classes. A forma social que legaliza e naturaliza a relação educação-trabalho é o direito. Nosso objeto é a fundamentação da educação radical pela crítica da educação legal e do papel do direito como determinante das formas educacionais e entrave da emancipação do ser social. Para a elaboração desse trabalho buscaremos as obras de Marx (2004; 2007; 2010; 2013), referencial teórico maior, e Lúkacs (1978; 2012), acerca do trabalho como categoria ontogênica, no interesse de demonstrar a necessidade do fim da propriedade privada e da criação de uma educação atuante nesse processo; Engels (2010; 2012) e Kautsky (2012) nos fornecem a crítica dos limites impostos pelo direito à luta social; Mészáros (2002; 2003; 2006; 2009), com sua teoria da crise estrutural do capital, aguça nossa crítica à educação para o trabalho. Também nos são referências intérpretes desses autores, Saviani (2009), Lessa (2008; 2012) e Tonet (2005; 2012; 2013). Pachukanis (1988), Edelman (1976) e Naves (2000; 2009; 2012) por esporem o direito como categoria capitalista, e suas funções nessa sociedade, nos são igualmente fundamentais.Universidade Federal do Ceará2019-09-05T14:04:32Z2019-09-05T14:04:32Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, David Albuquerque de; RABELO, Josefa Jackline. Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45429Oliveira, David Albuquerque deRabelo, Josefa Jacklineinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:27:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45429Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:04.743020Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes
title Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes
spellingShingle Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes
Oliveira, David Albuquerque de
Educação radical
Ontologia marxiana
Direito
title_short Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes
title_full Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes
title_fullStr Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes
title_full_unstemmed Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes
title_sort Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes
author Oliveira, David Albuquerque de
author_facet Oliveira, David Albuquerque de
Rabelo, Josefa Jackline
author_role author
author2 Rabelo, Josefa Jackline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, David Albuquerque de
Rabelo, Josefa Jackline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação radical
Ontologia marxiana
Direito
topic Educação radical
Ontologia marxiana
Direito
description Neste presente trabalho realizamos um estudo da necessidade de construção de uma educação de perspectiva radical, transgressora da legalidade constituída, que vise a emancipação social. Educação que transcenda seus limites reguladores legais encarnados no direito. Entendemos que para tornar possível à educação emancipadora contribuir com a superação da sociedade de classes, é imperativa a crítica não apenas da educação legal, bem como do seu suporte, o direito. Educação, na sociedade capitalista, é educação para o trabalho. As diretrizes educacionais dos modernos Estados de Direito respondem às necessidades do capital. A educação legal, portanto, é suporte da exploração de classes. A forma social que legaliza e naturaliza a relação educação-trabalho é o direito. Nosso objeto é a fundamentação da educação radical pela crítica da educação legal e do papel do direito como determinante das formas educacionais e entrave da emancipação do ser social. Para a elaboração desse trabalho buscaremos as obras de Marx (2004; 2007; 2010; 2013), referencial teórico maior, e Lúkacs (1978; 2012), acerca do trabalho como categoria ontogênica, no interesse de demonstrar a necessidade do fim da propriedade privada e da criação de uma educação atuante nesse processo; Engels (2010; 2012) e Kautsky (2012) nos fornecem a crítica dos limites impostos pelo direito à luta social; Mészáros (2002; 2003; 2006; 2009), com sua teoria da crise estrutural do capital, aguça nossa crítica à educação para o trabalho. Também nos são referências intérpretes desses autores, Saviani (2009), Lessa (2008; 2012) e Tonet (2005; 2012; 2013). Pachukanis (1988), Edelman (1976) e Naves (2000; 2009; 2012) por esporem o direito como categoria capitalista, e suas funções nessa sociedade, nos são igualmente fundamentais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-09-05T14:04:32Z
2019-09-05T14:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, David Albuquerque de; RABELO, Josefa Jackline. Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45429
identifier_str_mv OLIVEIRA, David Albuquerque de; RABELO, Josefa Jackline. Radicalização da educação: a educação legal como impedimento da superação da sociedade de classes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028989791371264