A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Filho, Gilvan Dias de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Campêlo, Maria da Conceição Miranda
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38063
Resumo: A avaliação é um processo amplo e inerente ao homem, aplicado nas mais diversas situações e em diferentes momentos. Consistindo em uma analise crítica sobre os avanços da prática e da teoria, suas limitações e possibilidades para identificar problema e gerar soluções pertinentes ao contexto. Voltando-se para a escola a avaliação ministrada no geral é imbuída de caráter coercivo e regulatório, onde resultados (notas) são usados para fundamentar necessidades de ordenamentos de desempenhos pessoais comparativos e muitas vezes não de aspectos formativos construtivistas críticos e coletivos. No geral, o universo da avaliação escolar é simbólico e instituído pela prática da mensuração, validada pela linguagem técnica dos regimentos escolares, que legalmente instituídos, funcionam como uma vasta rede e envolvem completamente a escola ao formalismo burocrático. [...]
id UFC-7_b735ff894ddeb2fab00470eb550b7ba4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38063
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalhoAvaliação do ensino-aprendizagemFormação para o mercado de trabalhoQualificação e competênciaA avaliação é um processo amplo e inerente ao homem, aplicado nas mais diversas situações e em diferentes momentos. Consistindo em uma analise crítica sobre os avanços da prática e da teoria, suas limitações e possibilidades para identificar problema e gerar soluções pertinentes ao contexto. Voltando-se para a escola a avaliação ministrada no geral é imbuída de caráter coercivo e regulatório, onde resultados (notas) são usados para fundamentar necessidades de ordenamentos de desempenhos pessoais comparativos e muitas vezes não de aspectos formativos construtivistas críticos e coletivos. No geral, o universo da avaliação escolar é simbólico e instituído pela prática da mensuração, validada pela linguagem técnica dos regimentos escolares, que legalmente instituídos, funcionam como uma vasta rede e envolvem completamente a escola ao formalismo burocrático. [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-14T11:49:05Z2018-12-14T11:49:05Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA FILHO, Gilvan Dias de; CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda. A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2483-2491.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38063Lima Filho, Gilvan Dias deCampêlo, Maria da Conceição Mirandaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38063Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T20:28:06Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho
title A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho
spellingShingle A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho
Lima Filho, Gilvan Dias de
Avaliação do ensino-aprendizagem
Formação para o mercado de trabalho
Qualificação e competência
title_short A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho
title_full A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho
title_fullStr A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho
title_full_unstemmed A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho
title_sort A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho
author Lima Filho, Gilvan Dias de
author_facet Lima Filho, Gilvan Dias de
Campêlo, Maria da Conceição Miranda
author_role author
author2 Campêlo, Maria da Conceição Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Filho, Gilvan Dias de
Campêlo, Maria da Conceição Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do ensino-aprendizagem
Formação para o mercado de trabalho
Qualificação e competência
topic Avaliação do ensino-aprendizagem
Formação para o mercado de trabalho
Qualificação e competência
description A avaliação é um processo amplo e inerente ao homem, aplicado nas mais diversas situações e em diferentes momentos. Consistindo em uma analise crítica sobre os avanços da prática e da teoria, suas limitações e possibilidades para identificar problema e gerar soluções pertinentes ao contexto. Voltando-se para a escola a avaliação ministrada no geral é imbuída de caráter coercivo e regulatório, onde resultados (notas) são usados para fundamentar necessidades de ordenamentos de desempenhos pessoais comparativos e muitas vezes não de aspectos formativos construtivistas críticos e coletivos. No geral, o universo da avaliação escolar é simbólico e instituído pela prática da mensuração, validada pela linguagem técnica dos regimentos escolares, que legalmente instituídos, funcionam como uma vasta rede e envolvem completamente a escola ao formalismo burocrático. [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-12-14T11:49:05Z
2018-12-14T11:49:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA FILHO, Gilvan Dias de; CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda. A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2483-2491.
85 7485 099 3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38063
identifier_str_mv LIMA FILHO, Gilvan Dias de; CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda. A avaliação do ensino-aprendizagem para formação de competências, qualificação e a constituição para o mercado de trabalho. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2483-2491.
85 7485 099 3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935784042561536