Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68913 |
Resumo: | Simple and multiple linear regression models have been largely used in transportation planning studies, specially aiming at forecasting demand during the trip generation stage. However, when there is spatial autocorrelation for the dependent variable, or even for the explicative variables, the analysis of transportation phenomenon requires the consideration of the spatial attribute. This paper has, therefore, the objective of describing a methodology for calibrating geographically weighted linear regression models, presenting as a sample application the analysis of radial trip generation in the intercity public transit system of the State of Ceara. |
id |
UFC-7_b82c24d8e7058f9f71d2c54403aac554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/68913 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipaisEngenharia de transportesSimple and multiple linear regression models have been largely used in transportation planning studies, specially aiming at forecasting demand during the trip generation stage. However, when there is spatial autocorrelation for the dependent variable, or even for the explicative variables, the analysis of transportation phenomenon requires the consideration of the spatial attribute. This paper has, therefore, the objective of describing a methodology for calibrating geographically weighted linear regression models, presenting as a sample application the analysis of radial trip generation in the intercity public transit system of the State of Ceara.Os modelos de regressão linear simples e múltipla têm sido largamente utilizados em estudos de planejamento de transportes, especialmente visando à previsão da demanda na etapa de geração de viagens. Contudo, quando existe autocorrelação espacial da variável dependente, ou mesmo das variáveis explicativas, a análise dos fenômenos de transporte demanda a incorporação do atributo espacial. Este artigo tem, portanto, o objetivo de descrever uma metodologia de calibração de modelos de regressão linear geograficamente ponderada, tendo como exemplo de aplicação a análise da geração de viagens radiais no sistema de transporte rodoviário intermunicipal do Estado do Ceará.Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes2022-10-19T18:13:09Z2022-10-19T18:13:09Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLOUREIRO, C. F. G.; SILVA, H. N; CARVALHO, L. E. X. Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-13.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68913Loureiro, Carlos Felipe GrangeiroSilva, Henrique NogueiraCarvalho, Luís Eduardo Ximenesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-19T18:13:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/68913Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:38.998907Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais |
title |
Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais |
spellingShingle |
Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro Engenharia de transportes |
title_short |
Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais |
title_full |
Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais |
title_fullStr |
Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais |
title_full_unstemmed |
Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais |
title_sort |
Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais |
author |
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
author_facet |
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro Silva, Henrique Nogueira Carvalho, Luís Eduardo Ximenes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Henrique Nogueira Carvalho, Luís Eduardo Ximenes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro Silva, Henrique Nogueira Carvalho, Luís Eduardo Ximenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de transportes |
topic |
Engenharia de transportes |
description |
Simple and multiple linear regression models have been largely used in transportation planning studies, specially aiming at forecasting demand during the trip generation stage. However, when there is spatial autocorrelation for the dependent variable, or even for the explicative variables, the analysis of transportation phenomenon requires the consideration of the spatial attribute. This paper has, therefore, the objective of describing a methodology for calibrating geographically weighted linear regression models, presenting as a sample application the analysis of radial trip generation in the intercity public transit system of the State of Ceara. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2022-10-19T18:13:09Z 2022-10-19T18:13:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOUREIRO, C. F. G.; SILVA, H. N; CARVALHO, L. E. X. Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-13. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68913 |
identifier_str_mv |
LOUREIRO, C. F. G.; SILVA, H. N; CARVALHO, L. E. X. Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-13. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028820193640448 |