Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva, Henrique Nogueira, Carvalho, Luís Eduardo Ximenes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68913
Resumo: Simple and multiple linear regression models have been largely used in transportation planning studies, specially aiming at forecasting demand during the trip generation stage. However, when there is spatial autocorrelation for the dependent variable, or even for the explicative variables, the analysis of transportation phenomenon requires the consideration of the spatial attribute. This paper has, therefore, the objective of describing a methodology for calibrating geographically weighted linear regression models, presenting as a sample application the analysis of radial trip generation in the intercity public transit system of the State of Ceara.
id UFC-7_b82c24d8e7058f9f71d2c54403aac554
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/68913
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipaisEngenharia de transportesSimple and multiple linear regression models have been largely used in transportation planning studies, specially aiming at forecasting demand during the trip generation stage. However, when there is spatial autocorrelation for the dependent variable, or even for the explicative variables, the analysis of transportation phenomenon requires the consideration of the spatial attribute. This paper has, therefore, the objective of describing a methodology for calibrating geographically weighted linear regression models, presenting as a sample application the analysis of radial trip generation in the intercity public transit system of the State of Ceara.Os modelos de regressão linear simples e múltipla têm sido largamente utilizados em estudos de planejamento de transportes, especialmente visando à previsão da demanda na etapa de geração de viagens. Contudo, quando existe autocorrelação espacial da variável dependente, ou mesmo das variáveis explicativas, a análise dos fenômenos de transporte demanda a incorporação do atributo espacial. Este artigo tem, portanto, o objetivo de descrever uma metodologia de calibração de modelos de regressão linear geograficamente ponderada, tendo como exemplo de aplicação a análise da geração de viagens radiais no sistema de transporte rodoviário intermunicipal do Estado do Ceará.Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes2022-10-19T18:13:09Z2022-10-19T18:13:09Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLOUREIRO, C. F. G.; SILVA, H. N; CARVALHO, L. E. X. Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-13.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68913Loureiro, Carlos Felipe GrangeiroSilva, Henrique NogueiraCarvalho, Luís Eduardo Ximenesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-19T18:13:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/68913Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:38.998907Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais
title Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais
spellingShingle Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Engenharia de transportes
title_short Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais
title_full Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais
title_fullStr Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais
title_full_unstemmed Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais
title_sort Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais
author Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
author_facet Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Silva, Henrique Nogueira
Carvalho, Luís Eduardo Ximenes
author_role author
author2 Silva, Henrique Nogueira
Carvalho, Luís Eduardo Ximenes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Silva, Henrique Nogueira
Carvalho, Luís Eduardo Ximenes
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de transportes
topic Engenharia de transportes
description Simple and multiple linear regression models have been largely used in transportation planning studies, specially aiming at forecasting demand during the trip generation stage. However, when there is spatial autocorrelation for the dependent variable, or even for the explicative variables, the analysis of transportation phenomenon requires the consideration of the spatial attribute. This paper has, therefore, the objective of describing a methodology for calibrating geographically weighted linear regression models, presenting as a sample application the analysis of radial trip generation in the intercity public transit system of the State of Ceara.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2022-10-19T18:13:09Z
2022-10-19T18:13:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOUREIRO, C. F. G.; SILVA, H. N; CARVALHO, L. E. X. Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-13.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68913
identifier_str_mv LOUREIRO, C. F. G.; SILVA, H. N; CARVALHO, L. E. X. Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-13.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
publisher.none.fl_str_mv Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028820193640448