Força e totalitarismo em Aprender a Rezar na Era da Técnica, romance de Gonçalo Tavares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38502 |
Resumo: | O presente artigo analisa a figuração da força e da violência no romance Aprender a rezar na era da técnica – Posição no mundo de Lenz Buchmann, último da tetralogia O Reino, de Gonçalo Tavares. Em diálogo com as reflexões das pensadoras Hannah Arendt e Simone Weil, apresento a relação do protagonista Lenz Buchmann com o fazer e a técnica, na qual se evidenciam as associações entre postura totalitária e a supremacia do fazer, em detrimento de outros aspectos da condição humana, como a ação (no sentido arendtiano de ação política), o pensamento e o juízo. Ademais, estabelecer o diálogo entre a figuração literária da realidade do poder e da violência realizada por Tavares e a interpretação de fenômenos semelhantes operada por Arendt e Weil me parece uma forma de ilustrar e compreender a relação de construção mútua que a literatura e os demais discursos que se dão no mundo sustentam entre si. Espero que esse trabalho possa concorrer em favor de uma maior integração entre os estudos literários e as demais formas de investigação da realidade, mormente as assim chamadas ciências humanas |
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Força e totalitarismo em Aprender a Rezar na Era da Técnica, romance de Gonçalo TavaresPoderViolênciaTotalitarismoGonçalo TavaresHannah ArendtO presente artigo analisa a figuração da força e da violência no romance Aprender a rezar na era da técnica – Posição no mundo de Lenz Buchmann, último da tetralogia O Reino, de Gonçalo Tavares. Em diálogo com as reflexões das pensadoras Hannah Arendt e Simone Weil, apresento a relação do protagonista Lenz Buchmann com o fazer e a técnica, na qual se evidenciam as associações entre postura totalitária e a supremacia do fazer, em detrimento de outros aspectos da condição humana, como a ação (no sentido arendtiano de ação política), o pensamento e o juízo. Ademais, estabelecer o diálogo entre a figuração literária da realidade do poder e da violência realizada por Tavares e a interpretação de fenômenos semelhantes operada por Arendt e Weil me parece uma forma de ilustrar e compreender a relação de construção mútua que a literatura e os demais discursos que se dão no mundo sustentam entre si. Espero que esse trabalho possa concorrer em favor de uma maior integração entre os estudos literários e as demais formas de investigação da realidade, mormente as assim chamadas ciências humanasRevista Entrelaces2018-12-27T01:39:20Z2018-12-27T01:39:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORDINI, Maria Isabel da Silveira. Força e totalitarismo em Aprender a Rezar na Era da Técnica, romance de Gonçalo Tavares. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 98-113, jul./set. 2018.1980-4571http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38502Bordini, Maria Isabel da Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:19:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:02.990096Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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