A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mainardes, Emerson Wagner
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marchiori, Danilo Magno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22484
Resumo: This research presents the relationship between the technostress creators factors and the perceived quality of the services provided by internal information technology departments. To this end, multiple linear regressions were performed, from a sample containing 927 responses of IT service users. The participants work in 14 different Brazilian public institutions, allocated throughout the 5 regions of the country and are strongly dependent on information technology in their business processes. The results show that the service delivery, the service product and the service environment have explanatory power on the overall quality of services. In addition, data revealed that techno-invasion, the technostress creator factor referring to users’ feeling that their personal life is being invaded by information technology, was negatively related to the general quality of service.
id UFC-7_bd332c5a4b9136326804b95947c18f37
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22484
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informaçãoTecnologia da informação - Serviços de informaçãoTecnologia da informaçãoThis research presents the relationship between the technostress creators factors and the perceived quality of the services provided by internal information technology departments. To this end, multiple linear regressions were performed, from a sample containing 927 responses of IT service users. The participants work in 14 different Brazilian public institutions, allocated throughout the 5 regions of the country and are strongly dependent on information technology in their business processes. The results show that the service delivery, the service product and the service environment have explanatory power on the overall quality of services. In addition, data revealed that techno-invasion, the technostress creator factor referring to users’ feeling that their personal life is being invaded by information technology, was negatively related to the general quality of service.Esta pesquisa apresenta a relação entre os fatores criadores do technosstress e a qualidade percebida de serviços prestados por departamentos internos de tecnologia da informação. Para tanto, foram realizadas regressões lineares múltiplas, a partir de uma amostra contendo 927 respostas de usuários de serviços de TI. Os participantes trabalham em 14 diferentes instituições públicas brasileiras, distribuídas entre as 5 regiões do país e fortemente dependentes de tecnologia da informação para seus processos de negócio. Os resultados mostraram que a entrega do serviço, o produto do serviço e o ambiente do serviço possuem poder explicativo sobre a qualidade geral dos serviços. Adicionalmente, os dados revelaram que a tecnoinvasão, fator criador do technostress referente ao sentimento dos usuários de que sua vida pessoal está sendo invadida pela tecnologia da informação, mostrou-se negativamente relacionada à qualidade geral do serviço.Esta investigación muestra la relación entre los factores creadores de tecnoestrés y la calidad percibida de los servicios prestados por los departamentos internos de tecnología de la información. Por lo tanto, se realizaron regresiones lineales múltiples, a partir de una muestra que contiene 927 respuestas de los usuarios de servicios de TI. Los participantes trabajan en 14 diferentes instituciones públicas brasileñas, distribuidos entre las cinco regiones del país y dependiente en gran medida de la tecnología de la información para sus procesos de negocio. Los resultados mostraron que la prestación del servicio, el producto de servicio y el ambiente de servicio tienen poder explicativo sobre la calidad general de los servicios. Además, los datos revelaron que la tecnoinvasión, el factor creador del tecnoestrés en referencia al sentimiento de los usuarios de que su vida personal están siendo invadida por la tecnología de la información, he demostrado estar negativamente relacionado a la calidad global del servicio.Carlos Adriano Santos Gomes2017-04-07T14:26:52Z2017-04-07T14:26:52Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARCHIORI, Danilo Magno; MAINARDES, Emerson Wagner. A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.3, p.6-28, set./dez. 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22484Mainardes, Emerson WagnerMarchiori, Danilo Magnoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-17T14:14:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22484Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:27.860335Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação
title A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação
spellingShingle A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação
Mainardes, Emerson Wagner
Tecnologia da informação - Serviços de informação
Tecnologia da informação
title_short A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação
title_full A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação
title_fullStr A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação
title_full_unstemmed A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação
title_sort A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação
author Mainardes, Emerson Wagner
author_facet Mainardes, Emerson Wagner
Marchiori, Danilo Magno
author_role author
author2 Marchiori, Danilo Magno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mainardes, Emerson Wagner
Marchiori, Danilo Magno
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação - Serviços de informação
Tecnologia da informação
topic Tecnologia da informação - Serviços de informação
Tecnologia da informação
description This research presents the relationship between the technostress creators factors and the perceived quality of the services provided by internal information technology departments. To this end, multiple linear regressions were performed, from a sample containing 927 responses of IT service users. The participants work in 14 different Brazilian public institutions, allocated throughout the 5 regions of the country and are strongly dependent on information technology in their business processes. The results show that the service delivery, the service product and the service environment have explanatory power on the overall quality of services. In addition, data revealed that techno-invasion, the technostress creator factor referring to users’ feeling that their personal life is being invaded by information technology, was negatively related to the general quality of service.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-07T14:26:52Z
2017-04-07T14:26:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCHIORI, Danilo Magno; MAINARDES, Emerson Wagner. A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.3, p.6-28, set./dez. 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22484
identifier_str_mv MARCHIORI, Danilo Magno; MAINARDES, Emerson Wagner. A relação entre os fatores criadores do technostress e a qualidade percebida de serviços de tecnologia da informação. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.3, p.6-28, set./dez. 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Adriano Santos Gomes
publisher.none.fl_str_mv Carlos Adriano Santos Gomes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028755403177984