A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Aline Soares
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15994
Resumo: Conforme consta no roteiro de Auto-avaliação institucional, os principais objetivos da avaliação dessa dimensão institucional são: verificar a inserção profissional dos egressos e a participação desses na vida da instituição de ensino superior(IES). É com essa intenção que apresentaremos, neste texto, os resultados parciais do estudo efetivado com os egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará(UFC). Em suma: o conhecimento desses fatores é o primeiro passo para buscar a melhoria dos resultados dos discentes, dos cursos e das próprias instituições educacionais nos processos avaliativos levados a cabo pelo INEP/MEC,e,dessa forma contribuir diretamente para um desempenho e acesso melhor ao mundo profissional, por parte dos estudantes.
id UFC-7_bd333194a9e41d92fb7786524d168e85
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/15994
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafiosSINAESENADEEnsino superiorConforme consta no roteiro de Auto-avaliação institucional, os principais objetivos da avaliação dessa dimensão institucional são: verificar a inserção profissional dos egressos e a participação desses na vida da instituição de ensino superior(IES). É com essa intenção que apresentaremos, neste texto, os resultados parciais do estudo efetivado com os egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará(UFC). Em suma: o conhecimento desses fatores é o primeiro passo para buscar a melhoria dos resultados dos discentes, dos cursos e das próprias instituições educacionais nos processos avaliativos levados a cabo pelo INEP/MEC,e,dessa forma contribuir diretamente para um desempenho e acesso melhor ao mundo profissional, por parte dos estudantes.Revista Educação em Debate2016-04-01T22:13:43Z2016-04-01T22:13:43Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMPOS, Aline Soares. A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 104-117, 2008.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15994Campos, Aline Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:41:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15994Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:38.525705Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios
title A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios
spellingShingle A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios
Campos, Aline Soares
SINAES
ENADE
Ensino superior
title_short A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios
title_full A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios
title_fullStr A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios
title_full_unstemmed A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios
title_sort A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios
author Campos, Aline Soares
author_facet Campos, Aline Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Aline Soares
dc.subject.por.fl_str_mv SINAES
ENADE
Ensino superior
topic SINAES
ENADE
Ensino superior
description Conforme consta no roteiro de Auto-avaliação institucional, os principais objetivos da avaliação dessa dimensão institucional são: verificar a inserção profissional dos egressos e a participação desses na vida da instituição de ensino superior(IES). É com essa intenção que apresentaremos, neste texto, os resultados parciais do estudo efetivado com os egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará(UFC). Em suma: o conhecimento desses fatores é o primeiro passo para buscar a melhoria dos resultados dos discentes, dos cursos e das próprias instituições educacionais nos processos avaliativos levados a cabo pelo INEP/MEC,e,dessa forma contribuir diretamente para um desempenho e acesso melhor ao mundo profissional, por parte dos estudantes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2016-04-01T22:13:43Z
2016-04-01T22:13:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Aline Soares. A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 104-117, 2008.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15994
identifier_str_mv CAMPOS, Aline Soares. A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 104-117, 2008.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028922048118784