A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15994 |
Resumo: | Conforme consta no roteiro de Auto-avaliação institucional, os principais objetivos da avaliação dessa dimensão institucional são: verificar a inserção profissional dos egressos e a participação desses na vida da instituição de ensino superior(IES). É com essa intenção que apresentaremos, neste texto, os resultados parciais do estudo efetivado com os egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará(UFC). Em suma: o conhecimento desses fatores é o primeiro passo para buscar a melhoria dos resultados dos discentes, dos cursos e das próprias instituições educacionais nos processos avaliativos levados a cabo pelo INEP/MEC,e,dessa forma contribuir diretamente para um desempenho e acesso melhor ao mundo profissional, por parte dos estudantes. |
id |
UFC-7_bd333194a9e41d92fb7786524d168e85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/15994 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafiosSINAESENADEEnsino superiorConforme consta no roteiro de Auto-avaliação institucional, os principais objetivos da avaliação dessa dimensão institucional são: verificar a inserção profissional dos egressos e a participação desses na vida da instituição de ensino superior(IES). É com essa intenção que apresentaremos, neste texto, os resultados parciais do estudo efetivado com os egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará(UFC). Em suma: o conhecimento desses fatores é o primeiro passo para buscar a melhoria dos resultados dos discentes, dos cursos e das próprias instituições educacionais nos processos avaliativos levados a cabo pelo INEP/MEC,e,dessa forma contribuir diretamente para um desempenho e acesso melhor ao mundo profissional, por parte dos estudantes.Revista Educação em Debate2016-04-01T22:13:43Z2016-04-01T22:13:43Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMPOS, Aline Soares. A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 104-117, 2008.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15994Campos, Aline Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:41:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15994Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:38.525705Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios |
title |
A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios |
spellingShingle |
A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios Campos, Aline Soares SINAES ENADE Ensino superior |
title_short |
A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios |
title_full |
A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios |
title_fullStr |
A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios |
title_full_unstemmed |
A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios |
title_sort |
A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios |
author |
Campos, Aline Soares |
author_facet |
Campos, Aline Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Aline Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SINAES ENADE Ensino superior |
topic |
SINAES ENADE Ensino superior |
description |
Conforme consta no roteiro de Auto-avaliação institucional, os principais objetivos da avaliação dessa dimensão institucional são: verificar a inserção profissional dos egressos e a participação desses na vida da instituição de ensino superior(IES). É com essa intenção que apresentaremos, neste texto, os resultados parciais do estudo efetivado com os egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará(UFC). Em suma: o conhecimento desses fatores é o primeiro passo para buscar a melhoria dos resultados dos discentes, dos cursos e das próprias instituições educacionais nos processos avaliativos levados a cabo pelo INEP/MEC,e,dessa forma contribuir diretamente para um desempenho e acesso melhor ao mundo profissional, por parte dos estudantes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2016-04-01T22:13:43Z 2016-04-01T22:13:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPOS, Aline Soares. A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 104-117, 2008. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15994 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Aline Soares. A avaliação no ensino superior: repercussões sociais e superação de desafios. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 104-117, 2008. 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028922048118784 |