Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64069 |
Resumo: | Com o presente escrito, temos como objetivo tratar da essencialidade do trabalho docente com as variedades linguístico-culturais da língua espanhola no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Para referir-nos às variedades sociolinguísticas, levamos em consideração a divisão de Moreno (2000), já no que tange aos aspectos socioculturais, e diante das diversas compreensões que o termo cultura pode suscitar, nos pautamos principalmente na perspectiva do antropólogo Harris (1990) e dos autores Miquel. L y N. Sans (1992), que a compreendem em: ‘cultura minúscula’, ‘Cultura maiúscula’, e ‘kultura com k’. Através da discussão acerca de aspectos de destaque no tratamento das diversidades linguístico-culturais da língua espanhola, acreditamos contribuir para a conscientização de professores de ELE perante o papel que a cultura apresenta para o ensino/aprendizagem da língua, além de uma orientação prática nesse trato. Para isso, abordamos questões e conceitos diretamente vinculados à essa prática, assim como defendemos um trabalho cultural refletido desde uma perspectiva intercultural, que vise o respeito, o reconhecimento e a promoção das variedades linguístico-culturais da língua espanhola, e finalizamos com um relato de experiência didática de como levar esse ideal à prática docente. |
id |
UFC-7_bd942fa3f0e45afcf9468f90f8177517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/64069 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeiraVariedades linguístico-culturaisInterculturalidadePrática docenteVariedades lingüístico-culturalesInterculturalidadPráctica docenteCom o presente escrito, temos como objetivo tratar da essencialidade do trabalho docente com as variedades linguístico-culturais da língua espanhola no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Para referir-nos às variedades sociolinguísticas, levamos em consideração a divisão de Moreno (2000), já no que tange aos aspectos socioculturais, e diante das diversas compreensões que o termo cultura pode suscitar, nos pautamos principalmente na perspectiva do antropólogo Harris (1990) e dos autores Miquel. L y N. Sans (1992), que a compreendem em: ‘cultura minúscula’, ‘Cultura maiúscula’, e ‘kultura com k’. Através da discussão acerca de aspectos de destaque no tratamento das diversidades linguístico-culturais da língua espanhola, acreditamos contribuir para a conscientização de professores de ELE perante o papel que a cultura apresenta para o ensino/aprendizagem da língua, além de uma orientação prática nesse trato. Para isso, abordamos questões e conceitos diretamente vinculados à essa prática, assim como defendemos um trabalho cultural refletido desde uma perspectiva intercultural, que vise o respeito, o reconhecimento e a promoção das variedades linguístico-culturais da língua espanhola, e finalizamos com um relato de experiência didática de como levar esse ideal à prática docente.Con el presente escrito tenemos como objetivo tratar de la esencialidad del trabajo docente con las variedades lingüísticas-culturales de la lengua española en el proceso de enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera (ELE). Para referirnos a las variedades sociolingüísticas, llevamos en cuenta la división de Moreno (2000), ya en lo que dice respecto a los aspectos socioculturales, y ante las diversas comprensiones que el término cultura puede venir a suscitar, nos pautamos especialmente en la perspectiva del antropólogo Harris (1990) y de los autores Miquel. L y N. Sans (1992), que la comprenden en: ‘cultura a secas (con minúsculas)’, ‘Cultura con mayúsculas’, e ‘kultura con k’. A través de la discusión acerca de los aspectos de relieve en el tratamiento de las diversidades lingüístico culturales de la lengua española, creemos contribuir para la concientización de profesores de ELE ante el papel que la cultura presenta para la enseñanza/aprendizaje de la lengua, más allá de una orientación práctica en ese trato. Para ello, pretendemos ocuparnos de cuestiones y conceptos directamente relacionados a esa práctica, así como defender un trabajo cultural pensado desde una perspectiva intercultural, que se dirija hacia el respeto, el reconocimiento y el fomento de las variedades lingüísticas-culturales de la lengua española, y finalizar con el relato de una experiencia didáctica de cómo llevar ese ideal a la práctica docente.Revista Eletrônica do GEPPELE2022-02-18T19:27:51Z2022-02-18T19:27:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Dara Hanna Santiago; PEREIRA, Germana da Cruz. Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 20-31, jan. 2022.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64069Silva, Dara Hanna SantiagoPereira, Germana da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:27:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/64069Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:22.766576Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira |
title |
Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira |
spellingShingle |
Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira Silva, Dara Hanna Santiago Variedades linguístico-culturais Interculturalidade Prática docente Variedades lingüístico-culturales Interculturalidad Práctica docente |
title_short |
Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira |
title_full |
Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira |
title_fullStr |
Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira |
title_sort |
Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira |
author |
Silva, Dara Hanna Santiago |
author_facet |
Silva, Dara Hanna Santiago Pereira, Germana da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Germana da Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dara Hanna Santiago Pereira, Germana da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Variedades linguístico-culturais Interculturalidade Prática docente Variedades lingüístico-culturales Interculturalidad Práctica docente |
topic |
Variedades linguístico-culturais Interculturalidade Prática docente Variedades lingüístico-culturales Interculturalidad Práctica docente |
description |
Com o presente escrito, temos como objetivo tratar da essencialidade do trabalho docente com as variedades linguístico-culturais da língua espanhola no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Para referir-nos às variedades sociolinguísticas, levamos em consideração a divisão de Moreno (2000), já no que tange aos aspectos socioculturais, e diante das diversas compreensões que o termo cultura pode suscitar, nos pautamos principalmente na perspectiva do antropólogo Harris (1990) e dos autores Miquel. L y N. Sans (1992), que a compreendem em: ‘cultura minúscula’, ‘Cultura maiúscula’, e ‘kultura com k’. Através da discussão acerca de aspectos de destaque no tratamento das diversidades linguístico-culturais da língua espanhola, acreditamos contribuir para a conscientização de professores de ELE perante o papel que a cultura apresenta para o ensino/aprendizagem da língua, além de uma orientação prática nesse trato. Para isso, abordamos questões e conceitos diretamente vinculados à essa prática, assim como defendemos um trabalho cultural refletido desde uma perspectiva intercultural, que vise o respeito, o reconhecimento e a promoção das variedades linguístico-culturais da língua espanhola, e finalizamos com um relato de experiência didática de como levar esse ideal à prática docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-18T19:27:51Z 2022-02-18T19:27:51Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Dara Hanna Santiago; PEREIRA, Germana da Cruz. Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 20-31, jan. 2022. 2318-0099 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64069 |
identifier_str_mv |
SILVA, Dara Hanna Santiago; PEREIRA, Germana da Cruz. Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 20-31, jan. 2022. 2318-0099 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica do GEPPELE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029011213778944 |