Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dara Hanna Santiago
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Germana da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64069
Resumo: Com o presente escrito, temos como objetivo tratar da essencialidade do trabalho docente com as variedades linguístico-culturais da língua espanhola no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Para referir-nos às variedades sociolinguísticas, levamos em consideração a divisão de Moreno (2000), já no que tange aos aspectos socioculturais, e diante das diversas compreensões que o termo cultura pode suscitar, nos pautamos principalmente na perspectiva do antropólogo Harris (1990) e dos autores Miquel. L y N. Sans (1992), que a compreendem em: ‘cultura minúscula’, ‘Cultura maiúscula’, e ‘kultura com k’. Através da discussão acerca de aspectos de destaque no tratamento das diversidades linguístico-culturais da língua espanhola, acreditamos contribuir para a conscientização de professores de ELE perante o papel que a cultura apresenta para o ensino/aprendizagem da língua, além de uma orientação prática nesse trato. Para isso, abordamos questões e conceitos diretamente vinculados à essa prática, assim como defendemos um trabalho cultural refletido desde uma perspectiva intercultural, que vise o respeito, o reconhecimento e a promoção das variedades linguístico-culturais da língua espanhola, e finalizamos com um relato de experiência didática de como levar esse ideal à prática docente.
id UFC-7_bd942fa3f0e45afcf9468f90f8177517
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/64069
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeiraVariedades linguístico-culturaisInterculturalidadePrática docenteVariedades lingüístico-culturalesInterculturalidadPráctica docenteCom o presente escrito, temos como objetivo tratar da essencialidade do trabalho docente com as variedades linguístico-culturais da língua espanhola no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Para referir-nos às variedades sociolinguísticas, levamos em consideração a divisão de Moreno (2000), já no que tange aos aspectos socioculturais, e diante das diversas compreensões que o termo cultura pode suscitar, nos pautamos principalmente na perspectiva do antropólogo Harris (1990) e dos autores Miquel. L y N. Sans (1992), que a compreendem em: ‘cultura minúscula’, ‘Cultura maiúscula’, e ‘kultura com k’. Através da discussão acerca de aspectos de destaque no tratamento das diversidades linguístico-culturais da língua espanhola, acreditamos contribuir para a conscientização de professores de ELE perante o papel que a cultura apresenta para o ensino/aprendizagem da língua, além de uma orientação prática nesse trato. Para isso, abordamos questões e conceitos diretamente vinculados à essa prática, assim como defendemos um trabalho cultural refletido desde uma perspectiva intercultural, que vise o respeito, o reconhecimento e a promoção das variedades linguístico-culturais da língua espanhola, e finalizamos com um relato de experiência didática de como levar esse ideal à prática docente.Con el presente escrito tenemos como objetivo tratar de la esencialidad del trabajo docente con las variedades lingüísticas-culturales de la lengua española en el proceso de enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera (ELE). Para referirnos a las variedades sociolingüísticas, llevamos en cuenta la división de Moreno (2000), ya en lo que dice respecto a los aspectos socioculturales, y ante las diversas comprensiones que el término cultura puede venir a suscitar, nos pautamos especialmente en la perspectiva del antropólogo Harris (1990) y de los autores Miquel. L y N. Sans (1992), que la comprenden en: ‘cultura a secas (con minúsculas)’, ‘Cultura con mayúsculas’, e ‘kultura con k’. A través de la discusión acerca de los aspectos de relieve en el tratamiento de las diversidades lingüístico culturales de la lengua española, creemos contribuir para la concientización de profesores de ELE ante el papel que la cultura presenta para la enseñanza/aprendizaje de la lengua, más allá de una orientación práctica en ese trato. Para ello, pretendemos ocuparnos de cuestiones y conceptos directamente relacionados a esa práctica, así como defender un trabajo cultural pensado desde una perspectiva intercultural, que se dirija hacia el respeto, el reconocimiento y el fomento de las variedades lingüísticas-culturales de la lengua española, y finalizar con el relato de una experiencia didáctica de cómo llevar ese ideal a la práctica docente.Revista Eletrônica do GEPPELE2022-02-18T19:27:51Z2022-02-18T19:27:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Dara Hanna Santiago; PEREIRA, Germana da Cruz. Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 20-31, jan. 2022.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64069Silva, Dara Hanna SantiagoPereira, Germana da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:27:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/64069Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:22.766576Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira
title Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira
spellingShingle Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira
Silva, Dara Hanna Santiago
Variedades linguístico-culturais
Interculturalidade
Prática docente
Variedades lingüístico-culturales
Interculturalidad
Práctica docente
title_short Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira
title_full Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira
title_fullStr Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira
title_sort Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira
author Silva, Dara Hanna Santiago
author_facet Silva, Dara Hanna Santiago
Pereira, Germana da Cruz
author_role author
author2 Pereira, Germana da Cruz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dara Hanna Santiago
Pereira, Germana da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Variedades linguístico-culturais
Interculturalidade
Prática docente
Variedades lingüístico-culturales
Interculturalidad
Práctica docente
topic Variedades linguístico-culturais
Interculturalidade
Prática docente
Variedades lingüístico-culturales
Interculturalidad
Práctica docente
description Com o presente escrito, temos como objetivo tratar da essencialidade do trabalho docente com as variedades linguístico-culturais da língua espanhola no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Para referir-nos às variedades sociolinguísticas, levamos em consideração a divisão de Moreno (2000), já no que tange aos aspectos socioculturais, e diante das diversas compreensões que o termo cultura pode suscitar, nos pautamos principalmente na perspectiva do antropólogo Harris (1990) e dos autores Miquel. L y N. Sans (1992), que a compreendem em: ‘cultura minúscula’, ‘Cultura maiúscula’, e ‘kultura com k’. Através da discussão acerca de aspectos de destaque no tratamento das diversidades linguístico-culturais da língua espanhola, acreditamos contribuir para a conscientização de professores de ELE perante o papel que a cultura apresenta para o ensino/aprendizagem da língua, além de uma orientação prática nesse trato. Para isso, abordamos questões e conceitos diretamente vinculados à essa prática, assim como defendemos um trabalho cultural refletido desde uma perspectiva intercultural, que vise o respeito, o reconhecimento e a promoção das variedades linguístico-culturais da língua espanhola, e finalizamos com um relato de experiência didática de como levar esse ideal à prática docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-18T19:27:51Z
2022-02-18T19:27:51Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Dara Hanna Santiago; PEREIRA, Germana da Cruz. Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 20-31, jan. 2022.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64069
identifier_str_mv SILVA, Dara Hanna Santiago; PEREIRA, Germana da Cruz. Variedades culturais e linguísticas: sua importância para a formação docente em espanhol como língua estrangeira. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 20-31, jan. 2022.
2318-0099
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029011213778944