Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427 |
Resumo: | Trata-se de um ensaio científico no qual analisamos as principais teses sobre educação e hegemonia em Antônio Gramsci e debatemos possibilidades para a práxis pedagógica da educação física a partir da concepção de cultura corporal. Os resultados mostram que as teses do autor nos ajudam a pensar possibilidades de educação e organização política das classes subalternas. A educação física pode ser o tempo e o espaço de vivências corporais formativas, cabendo ao professor, como organizador do meio social educativo, a criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo os alunos ativamente em todas as decisões do grupo. Nessa perspectiva, a educação física proporcionaria um constante estudo da cultura corporal e a formação de sujeitos mais conscientes para a vida em sociedade. |
id |
UFC-7_be4ab590799a1436e263659810868f0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38427 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolarGramsciEducaçãoEducação físicaHegemoniaEscolaTrata-se de um ensaio científico no qual analisamos as principais teses sobre educação e hegemonia em Antônio Gramsci e debatemos possibilidades para a práxis pedagógica da educação física a partir da concepção de cultura corporal. Os resultados mostram que as teses do autor nos ajudam a pensar possibilidades de educação e organização política das classes subalternas. A educação física pode ser o tempo e o espaço de vivências corporais formativas, cabendo ao professor, como organizador do meio social educativo, a criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo os alunos ativamente em todas as decisões do grupo. Nessa perspectiva, a educação física proporcionaria um constante estudo da cultura corporal e a formação de sujeitos mais conscientes para a vida em sociedade.Revista Educação em Debate2018-12-26T15:02:07Z2018-12-26T15:02:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAES NETO, Gabriel Pereira; FURTADO, Renan Santos; TEIXEIRA, Sônia dos Santos. Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 104-116, jan./abr. 2018.0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427Paes Neto, Gabriel PereiraFurtado, Renan SantosTeixeira, Sônia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:43:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38427Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:00.078745Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar |
title |
Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar |
spellingShingle |
Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar Paes Neto, Gabriel Pereira Gramsci Educação Educação física Hegemonia Escola |
title_short |
Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar |
title_full |
Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar |
title_fullStr |
Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar |
title_sort |
Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar |
author |
Paes Neto, Gabriel Pereira |
author_facet |
Paes Neto, Gabriel Pereira Furtado, Renan Santos Teixeira, Sônia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Furtado, Renan Santos Teixeira, Sônia dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes Neto, Gabriel Pereira Furtado, Renan Santos Teixeira, Sônia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramsci Educação Educação física Hegemonia Escola |
topic |
Gramsci Educação Educação física Hegemonia Escola |
description |
Trata-se de um ensaio científico no qual analisamos as principais teses sobre educação e hegemonia em Antônio Gramsci e debatemos possibilidades para a práxis pedagógica da educação física a partir da concepção de cultura corporal. Os resultados mostram que as teses do autor nos ajudam a pensar possibilidades de educação e organização política das classes subalternas. A educação física pode ser o tempo e o espaço de vivências corporais formativas, cabendo ao professor, como organizador do meio social educativo, a criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo os alunos ativamente em todas as decisões do grupo. Nessa perspectiva, a educação física proporcionaria um constante estudo da cultura corporal e a formação de sujeitos mais conscientes para a vida em sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26T15:02:07Z 2018-12-26T15:02:07Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAES NETO, Gabriel Pereira; FURTADO, Renan Santos; TEIXEIRA, Sônia dos Santos. Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 104-116, jan./abr. 2018. 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427 |
identifier_str_mv |
PAES NETO, Gabriel Pereira; FURTADO, Renan Santos; TEIXEIRA, Sônia dos Santos. Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 104-116, jan./abr. 2018. 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028976410492928 |