Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes Neto, Gabriel Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Furtado, Renan Santos, Teixeira, Sônia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427
Resumo: Trata-se de um ensaio científico no qual analisamos as principais teses sobre educação e hegemonia em Antônio Gramsci e debatemos possibilidades para a práxis pedagógica da educação física a partir da concepção de cultura corporal. Os resultados mostram que as teses do autor nos ajudam a pensar possibilidades de educação e organização política das classes subalternas. A educação física pode ser o tempo e o espaço de vivências corporais formativas, cabendo ao professor, como organizador do meio social educativo, a criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo os alunos ativamente em todas as decisões do grupo. Nessa perspectiva, a educação física proporcionaria um constante estudo da cultura corporal e a formação de sujeitos mais conscientes para a vida em sociedade.
id UFC-7_be4ab590799a1436e263659810868f0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38427
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolarGramsciEducaçãoEducação físicaHegemoniaEscolaTrata-se de um ensaio científico no qual analisamos as principais teses sobre educação e hegemonia em Antônio Gramsci e debatemos possibilidades para a práxis pedagógica da educação física a partir da concepção de cultura corporal. Os resultados mostram que as teses do autor nos ajudam a pensar possibilidades de educação e organização política das classes subalternas. A educação física pode ser o tempo e o espaço de vivências corporais formativas, cabendo ao professor, como organizador do meio social educativo, a criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo os alunos ativamente em todas as decisões do grupo. Nessa perspectiva, a educação física proporcionaria um constante estudo da cultura corporal e a formação de sujeitos mais conscientes para a vida em sociedade.Revista Educação em Debate2018-12-26T15:02:07Z2018-12-26T15:02:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAES NETO, Gabriel Pereira; FURTADO, Renan Santos; TEIXEIRA, Sônia dos Santos. Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 104-116, jan./abr. 2018.0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427Paes Neto, Gabriel PereiraFurtado, Renan SantosTeixeira, Sônia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:43:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38427Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:00.078745Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
title Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
spellingShingle Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
Paes Neto, Gabriel Pereira
Gramsci
Educação
Educação física
Hegemonia
Escola
title_short Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
title_full Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
title_fullStr Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
title_full_unstemmed Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
title_sort Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
author Paes Neto, Gabriel Pereira
author_facet Paes Neto, Gabriel Pereira
Furtado, Renan Santos
Teixeira, Sônia dos Santos
author_role author
author2 Furtado, Renan Santos
Teixeira, Sônia dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes Neto, Gabriel Pereira
Furtado, Renan Santos
Teixeira, Sônia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gramsci
Educação
Educação física
Hegemonia
Escola
topic Gramsci
Educação
Educação física
Hegemonia
Escola
description Trata-se de um ensaio científico no qual analisamos as principais teses sobre educação e hegemonia em Antônio Gramsci e debatemos possibilidades para a práxis pedagógica da educação física a partir da concepção de cultura corporal. Os resultados mostram que as teses do autor nos ajudam a pensar possibilidades de educação e organização política das classes subalternas. A educação física pode ser o tempo e o espaço de vivências corporais formativas, cabendo ao professor, como organizador do meio social educativo, a criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo os alunos ativamente em todas as decisões do grupo. Nessa perspectiva, a educação física proporcionaria um constante estudo da cultura corporal e a formação de sujeitos mais conscientes para a vida em sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26T15:02:07Z
2018-12-26T15:02:07Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAES NETO, Gabriel Pereira; FURTADO, Renan Santos; TEIXEIRA, Sônia dos Santos. Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 104-116, jan./abr. 2018.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427
identifier_str_mv PAES NETO, Gabriel Pereira; FURTADO, Renan Santos; TEIXEIRA, Sônia dos Santos. Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 104-116, jan./abr. 2018.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028976410492928