Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53372 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a realizar uma análise dos desafios do projeto pedagógico-institucional da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), assim como suas práticas no contexto de relações interculturais intermediadas pelo espaço acadêmico. Este estudo tem como objetivo avaliar como se dão as práticas sociais quotidianas entre os estudantes quando inseridos em um contexto multicultural. Portanto, será realizada uma descrição da história da UNILA, suas principais características e a sua vocação internacional e intercultural. A seguir, passaremos ao desenvolvimento do marco teórico, realizando um breve histórico sobre a interculturalidade para compreender sua aplicação no sistema educativo, principalmente na UNILA, e realizando também um debate em torno ao conceito, para aprofundar na perspectiva do autor Xavier Albó (2010) com o fim de analisar as relações interculturais estudantis. Finalmente, será introduzido um debate conceitual e teórico sobre as metodologias utilizadas, combinando a Análise de Redes Sociais (ARS) e as entrevistas semiestruturadas para analisar e interpretar os dados coletados. |
id |
UFC-7_be5587c816239f56d1813250ac9b1f51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/53372 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILACulturaSociologiaEste trabalho se propõe a realizar uma análise dos desafios do projeto pedagógico-institucional da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), assim como suas práticas no contexto de relações interculturais intermediadas pelo espaço acadêmico. Este estudo tem como objetivo avaliar como se dão as práticas sociais quotidianas entre os estudantes quando inseridos em um contexto multicultural. Portanto, será realizada uma descrição da história da UNILA, suas principais características e a sua vocação internacional e intercultural. A seguir, passaremos ao desenvolvimento do marco teórico, realizando um breve histórico sobre a interculturalidade para compreender sua aplicação no sistema educativo, principalmente na UNILA, e realizando também um debate em torno ao conceito, para aprofundar na perspectiva do autor Xavier Albó (2010) com o fim de analisar as relações interculturais estudantis. Finalmente, será introduzido um debate conceitual e teórico sobre as metodologias utilizadas, combinando a Análise de Redes Sociais (ARS) e as entrevistas semiestruturadas para analisar e interpretar os dados coletados.SBS2020-08-10T11:59:42Z2020-08-10T11:59:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFERNANDEZ, Daniela Tamara. Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53372Fernandez, Daniela Tamaraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-10T11:59:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53372Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:25.624318Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA |
title |
Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA |
spellingShingle |
Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA Fernandez, Daniela Tamara Cultura Sociologia |
title_short |
Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA |
title_full |
Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA |
title_fullStr |
Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA |
title_full_unstemmed |
Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA |
title_sort |
Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA |
author |
Fernandez, Daniela Tamara |
author_facet |
Fernandez, Daniela Tamara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandez, Daniela Tamara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Sociologia |
topic |
Cultura Sociologia |
description |
Este trabalho se propõe a realizar uma análise dos desafios do projeto pedagógico-institucional da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), assim como suas práticas no contexto de relações interculturais intermediadas pelo espaço acadêmico. Este estudo tem como objetivo avaliar como se dão as práticas sociais quotidianas entre os estudantes quando inseridos em um contexto multicultural. Portanto, será realizada uma descrição da história da UNILA, suas principais características e a sua vocação internacional e intercultural. A seguir, passaremos ao desenvolvimento do marco teórico, realizando um breve histórico sobre a interculturalidade para compreender sua aplicação no sistema educativo, principalmente na UNILA, e realizando também um debate em torno ao conceito, para aprofundar na perspectiva do autor Xavier Albó (2010) com o fim de analisar as relações interculturais estudantis. Finalmente, será introduzido um debate conceitual e teórico sobre as metodologias utilizadas, combinando a Análise de Redes Sociais (ARS) e as entrevistas semiestruturadas para analisar e interpretar os dados coletados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-08-10T11:59:42Z 2020-08-10T11:59:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDEZ, Daniela Tamara. Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53372 |
identifier_str_mv |
FERNANDEZ, Daniela Tamara. Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SBS |
publisher.none.fl_str_mv |
SBS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029036603998208 |