Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, Daniela Tamara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53372
Resumo: Este trabalho se propõe a realizar uma análise dos desafios do projeto pedagógico-institucional da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), assim como suas práticas no contexto de relações interculturais intermediadas pelo espaço acadêmico. Este estudo tem como objetivo avaliar como se dão as práticas sociais quotidianas entre os estudantes quando inseridos em um contexto multicultural. Portanto, será realizada uma descrição da história da UNILA, suas principais características e a sua vocação internacional e intercultural. A seguir, passaremos ao desenvolvimento do marco teórico, realizando um breve histórico sobre a interculturalidade para compreender sua aplicação no sistema educativo, principalmente na UNILA, e realizando também um debate em torno ao conceito, para aprofundar na perspectiva do autor Xavier Albó (2010) com o fim de analisar as relações interculturais estudantis. Finalmente, será introduzido um debate conceitual e teórico sobre as metodologias utilizadas, combinando a Análise de Redes Sociais (ARS) e as entrevistas semiestruturadas para analisar e interpretar os dados coletados.
id UFC-7_be5587c816239f56d1813250ac9b1f51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53372
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILACulturaSociologiaEste trabalho se propõe a realizar uma análise dos desafios do projeto pedagógico-institucional da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), assim como suas práticas no contexto de relações interculturais intermediadas pelo espaço acadêmico. Este estudo tem como objetivo avaliar como se dão as práticas sociais quotidianas entre os estudantes quando inseridos em um contexto multicultural. Portanto, será realizada uma descrição da história da UNILA, suas principais características e a sua vocação internacional e intercultural. A seguir, passaremos ao desenvolvimento do marco teórico, realizando um breve histórico sobre a interculturalidade para compreender sua aplicação no sistema educativo, principalmente na UNILA, e realizando também um debate em torno ao conceito, para aprofundar na perspectiva do autor Xavier Albó (2010) com o fim de analisar as relações interculturais estudantis. Finalmente, será introduzido um debate conceitual e teórico sobre as metodologias utilizadas, combinando a Análise de Redes Sociais (ARS) e as entrevistas semiestruturadas para analisar e interpretar os dados coletados.SBS2020-08-10T11:59:42Z2020-08-10T11:59:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFERNANDEZ, Daniela Tamara. Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53372Fernandez, Daniela Tamaraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-10T11:59:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53372Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:25.624318Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA
title Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA
spellingShingle Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA
Fernandez, Daniela Tamara
Cultura
Sociologia
title_short Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA
title_full Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA
title_fullStr Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA
title_full_unstemmed Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA
title_sort Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA
author Fernandez, Daniela Tamara
author_facet Fernandez, Daniela Tamara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandez, Daniela Tamara
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Sociologia
topic Cultura
Sociologia
description Este trabalho se propõe a realizar uma análise dos desafios do projeto pedagógico-institucional da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), assim como suas práticas no contexto de relações interculturais intermediadas pelo espaço acadêmico. Este estudo tem como objetivo avaliar como se dão as práticas sociais quotidianas entre os estudantes quando inseridos em um contexto multicultural. Portanto, será realizada uma descrição da história da UNILA, suas principais características e a sua vocação internacional e intercultural. A seguir, passaremos ao desenvolvimento do marco teórico, realizando um breve histórico sobre a interculturalidade para compreender sua aplicação no sistema educativo, principalmente na UNILA, e realizando também um debate em torno ao conceito, para aprofundar na perspectiva do autor Xavier Albó (2010) com o fim de analisar as relações interculturais estudantis. Finalmente, será introduzido um debate conceitual e teórico sobre as metodologias utilizadas, combinando a Análise de Redes Sociais (ARS) e as entrevistas semiestruturadas para analisar e interpretar os dados coletados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-08-10T11:59:42Z
2020-08-10T11:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDEZ, Daniela Tamara. Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53372
identifier_str_mv FERNANDEZ, Daniela Tamara. Educação superior em contextos multiculturais: uma análise da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SBS
publisher.none.fl_str_mv SBS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029036603998208