Utilização de imagens associadas ao georreferenciamento como ferramenta para o monitoramento do estado de conservação de ferrovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alecrim, Carla Marília Cavalcante
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29811
Resumo: ALECRIM, Carla Marília Cavalcante. Utilização de imagens associadas ao georreferenciamento como ferramenta para o monitoramento do estado de conservação de ferrovias. 2017. 87f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
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One of the characteristics of railroads is that they are ideal for long-distance transport of products that have low added value and in large quantities, such as iron ore, agricultural products, fertilizers, coal and petroleum products, i.e., commodities, products which exportation Brazil is dependent of. In this context, the rail transport mode has the potential to be developed in the country. However, in order to provide good conditions for its operation, railroads need to be in a good state of conservation and, for that, regular maintenance actions are necessary. The current method of inspection of the railways is visual and subjective, in which there is a need for field teams to collect information about their state of conservation. As a method to aid the railway monitoring, this work proposes the use of images, since this tool allows the identification of occurrences of several problems in the track, both in the superstructure and in the infrastructure. For this, using images from a camera, subsequently georeferenced, criteria such as the conservation status of the pontoons and grade crossings and the occurrence of events causing problems in the railway section were analyzed, such as presence of vegetation, presence of garbage, invasion to railroad lands and defects on the ballast layer, generating thematic maps at the end of the process. In addition, thematic maps were generated on the percentages of sleepers to be replaced and non-existent, which, together with the maps of occurrences of track problems, allowed us to identify the most critical sections where maintenance is more urgent.O presente trabalho tem como objetivo principal a utilização de imagens associadas ao georreferenciamento como ferramenta para o monitoramento do estado de conservação de ferrovias. No Brasil, a participação do modo ferroviário de transporte corresponde a apenas 20,7% da matriz do transporte de cargas (CNT, 2014), enquanto que o modo rodoviário representa 61,1% dessa matriz. Uma das características das ferrovias é que são ideais para o transporte a grandes distâncias, de produtos que possuem baixo valor agregado e em grandes quantidades, como minério de ferro, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão e derivados de petróleo, ou seja, as commodities, produtos de cuja exportação o Brasil depende. Neste contexto, o modo ferroviário possui potencial para se desenvolver no país. No entanto, para fornecerem boas condições para a operação, as ferrovias precisam estar em bom estado de conservação e, para isso, ações de manutenção periódicas são necessárias. O método atual de inspeção das vias é visual e subjetivo, no qual há necessidade de idas de equipes a campo para coleta de informações acerca do estado de conservação destas. Como um método de auxílio ao monitoramento da via, este trabalho propõe a utilização de imagens, pois esta ferramenta permite identificar a ocorrência de diversos problemas na via, tanto na superestrutura quanto na infraestrutura. Para isso, através de imagens obtidas por uma câmera, posteriormente georreferenciadas, foram analisados critérios como o estado de conservação dos pontilhões e das passagens de nível (PN’s) e a ocorrência de eventos causadores de problemas no trecho, como presença de vegetação, lixo, invasão à faixa de domínio e defeitos no lastro, sendo gerados mapas temáticos ao final do processo. Além disso, foram gerados mapas temáticos acerca das porcentagens de dormentes a substituir e inservíveis, que, juntamente com os mapas de ocorrências de problemas na via, permitiram identificar os trechos mais críticos, onde a atuação da manutenção é mais urgente.Castelo Branco, Verônica Teixeira FrancoAlecrim, Carla Marília Cavalcante2018-02-21T12:14:55Z2018-02-21T12:14:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALECRIM, A.M.C.(2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29811porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-21T12:14:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29811Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-02-21T12:14:55Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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