A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42086 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A monitoria é uma atividade de apoio pedagógico, que facilita a aquisição de conhecimentos para estudantes e prepara monitores para a docência. A afinidade com o tema ministrado é essencial para obter êxito nas ações e que, consequentemente, os alunos consigam aprovação na disciplina. OBJETIVOS: Explanar a experiência de monitoria na disciplina de Antropologia Filosófica realizada no período de Março/2016 a Julho/2016 com os alunos do primeiro semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará, enfatizando a importância da manutenção da monitoria para a disciplina. METODOLOGIA: Utilizou-se de recursos de multimídia, discurso dialogado e o livro de autoria de B. Mondim (O Homem quem é ele?) na confecção do minibanner e do portfólio. Foram realizados encontros semanais, com duração de 1 hora em sala reservada. Os alunos foram divididos em grupos com quatro componentes, relacionando a dimensão, as visitas realizadas e a prática de enfermagem. RESULTADOS: O minibanner foi realizado de acordo com a visita realizada à Casa de Nazaré, correlacionando a vivência das idosas com as dimensões estudadas e impresso três cópias, ficando a primeira com a idosa, a segunda com a Instituição e a terceira entregue ao professor titular da disciplina. Cada portfólio foi elaborado conectando uma dimensão e a enfermagem, constando síntese da dimensão; relação das visitas e a dimensão; e sua importância para a prática de enfermagem. O portfólio foi entregue em CD ao corpo docente da disciplina no dia da apresentação. CONCLUSÃO: Os alunos obtiveram desempenho satisfatório, com trabalhos desenvolvidos em boa qualidade, garantindo a aprovação na disciplina. Com essa experiência foi possível aprimorarmos a formação profissional, já que estuda algumas dimensões que compõem o homem como ser social, proporcionando aos futuros enfermeiros melhor compreensão dos pacientes, contribuindo no aperfeiçoamento dos cuidados de enfermagem. |
id |
UFC-7_bf3dc6da47156e2863ae9e60630b0448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42086 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiênciaENFERMAGEMANTROPOLOGIAFILOSOFIAINTRODUÇÃO: A monitoria é uma atividade de apoio pedagógico, que facilita a aquisição de conhecimentos para estudantes e prepara monitores para a docência. A afinidade com o tema ministrado é essencial para obter êxito nas ações e que, consequentemente, os alunos consigam aprovação na disciplina. OBJETIVOS: Explanar a experiência de monitoria na disciplina de Antropologia Filosófica realizada no período de Março/2016 a Julho/2016 com os alunos do primeiro semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará, enfatizando a importância da manutenção da monitoria para a disciplina. METODOLOGIA: Utilizou-se de recursos de multimídia, discurso dialogado e o livro de autoria de B. Mondim (O Homem quem é ele?) na confecção do minibanner e do portfólio. Foram realizados encontros semanais, com duração de 1 hora em sala reservada. Os alunos foram divididos em grupos com quatro componentes, relacionando a dimensão, as visitas realizadas e a prática de enfermagem. RESULTADOS: O minibanner foi realizado de acordo com a visita realizada à Casa de Nazaré, correlacionando a vivência das idosas com as dimensões estudadas e impresso três cópias, ficando a primeira com a idosa, a segunda com a Instituição e a terceira entregue ao professor titular da disciplina. Cada portfólio foi elaborado conectando uma dimensão e a enfermagem, constando síntese da dimensão; relação das visitas e a dimensão; e sua importância para a prática de enfermagem. O portfólio foi entregue em CD ao corpo docente da disciplina no dia da apresentação. CONCLUSÃO: Os alunos obtiveram desempenho satisfatório, com trabalhos desenvolvidos em boa qualidade, garantindo a aprovação na disciplina. Com essa experiência foi possível aprimorarmos a formação profissional, já que estuda algumas dimensões que compõem o homem como ser social, proporcionando aos futuros enfermeiros melhor compreensão dos pacientes, contribuindo no aperfeiçoamento dos cuidados de enfermagem.Universidade Federal do Ceará2019-05-28T18:11:27Z2019-05-28T18:11:27Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVIANA, Ana Beatriz Silva; RODRIGUES, Raelson Ribeiro; COSTA, Maria Isabelly Fernandes da; LUNA, Izaildo Tavares; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa. A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42086Viana, Ana Beatriz SilvaRodrigues, Raelson RibeiroCosta, Maria Isabelly Fernandes daLuna, Izaildo TavaresPinheiro, Patrícia Neyva da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42086Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:20.553302Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência |
title |
A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência |
spellingShingle |
A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência Viana, Ana Beatriz Silva ENFERMAGEM ANTROPOLOGIA FILOSOFIA |
title_short |
A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência |
title_full |
A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência |
title_fullStr |
A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência |
title_sort |
A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência |
author |
Viana, Ana Beatriz Silva |
author_facet |
Viana, Ana Beatriz Silva Rodrigues, Raelson Ribeiro Costa, Maria Isabelly Fernandes da Luna, Izaildo Tavares Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Raelson Ribeiro Costa, Maria Isabelly Fernandes da Luna, Izaildo Tavares Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Ana Beatriz Silva Rodrigues, Raelson Ribeiro Costa, Maria Isabelly Fernandes da Luna, Izaildo Tavares Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENFERMAGEM ANTROPOLOGIA FILOSOFIA |
topic |
ENFERMAGEM ANTROPOLOGIA FILOSOFIA |
description |
INTRODUÇÃO: A monitoria é uma atividade de apoio pedagógico, que facilita a aquisição de conhecimentos para estudantes e prepara monitores para a docência. A afinidade com o tema ministrado é essencial para obter êxito nas ações e que, consequentemente, os alunos consigam aprovação na disciplina. OBJETIVOS: Explanar a experiência de monitoria na disciplina de Antropologia Filosófica realizada no período de Março/2016 a Julho/2016 com os alunos do primeiro semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará, enfatizando a importância da manutenção da monitoria para a disciplina. METODOLOGIA: Utilizou-se de recursos de multimídia, discurso dialogado e o livro de autoria de B. Mondim (O Homem quem é ele?) na confecção do minibanner e do portfólio. Foram realizados encontros semanais, com duração de 1 hora em sala reservada. Os alunos foram divididos em grupos com quatro componentes, relacionando a dimensão, as visitas realizadas e a prática de enfermagem. RESULTADOS: O minibanner foi realizado de acordo com a visita realizada à Casa de Nazaré, correlacionando a vivência das idosas com as dimensões estudadas e impresso três cópias, ficando a primeira com a idosa, a segunda com a Instituição e a terceira entregue ao professor titular da disciplina. Cada portfólio foi elaborado conectando uma dimensão e a enfermagem, constando síntese da dimensão; relação das visitas e a dimensão; e sua importância para a prática de enfermagem. O portfólio foi entregue em CD ao corpo docente da disciplina no dia da apresentação. CONCLUSÃO: Os alunos obtiveram desempenho satisfatório, com trabalhos desenvolvidos em boa qualidade, garantindo a aprovação na disciplina. Com essa experiência foi possível aprimorarmos a formação profissional, já que estuda algumas dimensões que compõem o homem como ser social, proporcionando aos futuros enfermeiros melhor compreensão dos pacientes, contribuindo no aperfeiçoamento dos cuidados de enfermagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-05-28T18:11:27Z 2019-05-28T18:11:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIANA, Ana Beatriz Silva; RODRIGUES, Raelson Ribeiro; COSTA, Maria Isabelly Fernandes da; LUNA, Izaildo Tavares; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa. A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42086 |
identifier_str_mv |
VIANA, Ana Beatriz Silva; RODRIGUES, Raelson Ribeiro; COSTA, Maria Isabelly Fernandes da; LUNA, Izaildo Tavares; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa. A importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de antropologia filosófica: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028782963949568 |