Repensando conduções em didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Meirecele Calíope Leitinho
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11637
Resumo: SOARES, Meirecele Calíope Leitinho. Repensando conduções em didática. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 5-10, 1980.
id UFC-7_bffbf450d62ff604c034b8ce1a02d0e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11637
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Repensando conduções em didáticaDisciplina Didática GeralDidática no BrasilCondução diretivaCondução não-diretivaCondução compreensivo/existencialSOARES, Meirecele Calíope Leitinho. Repensando conduções em didática. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 5-10, 1980.A disciplina Didática Geral nos cursos de Licenciatura tem como finalidade precípua fornecer um embasamento teórico/prático ao futuro profissional do ensino, em termos de programação, desenvolvimento e avaliação do processo de ensinar e aprender, consubstanciado numa reflexão sobre a ação do professor e numa postura crítica do aluno em relação a si, suas experiências e a teoria/prática da disciplina. Marcada por uma tradição empirista e pragmatista, mais precisamente pela influência de Dewey através das propostas divulgadas por Anísio Teixeira, a Didática no Brasil evidenciou, nas últimas décadas, uma diversificação de conteúdos, indo desde as teorias da instrução e da aprendizagem até ao planejamento, à metodologia e à avaliação do ensino. Aliadas a essa diversificação de conteúdos, encontramos diferentes formas de condução da disciplina, adotadas a partir de pressupostos filosóficos individuais, dependendo da formação pedagógica do professor ou das condições de ensino oferecidas pelas instituições. Dentro desse contexto, encontramos a predominância de uma condução caracterizada como tradicional, em que os conteúdos são colocados como doutrina a ser assimilada e interpretada pela repetição, memorização e/ou compreensão...Revista Educação e Debate2015-04-27T13:15:34Z2015-04-27T13:15:34Z1980info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, M. C. L. (1980)0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11637SOARES, Meirecele Calíope Leitinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:39:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11637Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:02.866323Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando conduções em didática
title Repensando conduções em didática
spellingShingle Repensando conduções em didática
SOARES, Meirecele Calíope Leitinho
Disciplina Didática Geral
Didática no Brasil
Condução diretiva
Condução não-diretiva
Condução compreensivo/existencial
title_short Repensando conduções em didática
title_full Repensando conduções em didática
title_fullStr Repensando conduções em didática
title_full_unstemmed Repensando conduções em didática
title_sort Repensando conduções em didática
author SOARES, Meirecele Calíope Leitinho
author_facet SOARES, Meirecele Calíope Leitinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Meirecele Calíope Leitinho
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina Didática Geral
Didática no Brasil
Condução diretiva
Condução não-diretiva
Condução compreensivo/existencial
topic Disciplina Didática Geral
Didática no Brasil
Condução diretiva
Condução não-diretiva
Condução compreensivo/existencial
description SOARES, Meirecele Calíope Leitinho. Repensando conduções em didática. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 4, p. 5-10, 1980.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980
2015-04-27T13:15:34Z
2015-04-27T13:15:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, M. C. L. (1980)
0102-1117
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11637
identifier_str_mv SOARES, M. C. L. (1980)
0102-1117
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028737750401024