Sentidos contrários: os significados atribuídos aos ônibus em Fortaleza (1926 - 1947)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43068 |
Resumo: | A manchete dessa reportagem do jornal Diário do Nordeste tem como título a seguinte questão: “Como priorizar o uso do ônibus se falta qualidade?”. A indagação parte da instituição da lei 12.587/12, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), cujos objetivos envolvem o incentivo ao uso dos transportes públicos e não motorizados visando melhorar os fluxos. A matéria questiona a qualidade do transporte coletivo da cidade. As lotações, os atrasos, os descuidos com os abrigos para passageiros são colocados como parte da rotina dos usuários desse serviço. De fato, a circulação de ônibus pelas ruas de Fortaleza é hoje muito intensa. Com recorrente uso no cotidiano da população, é difícil pensar a cidade sem sua presença. Esse veículo chega a parecer inerente à vida urbana. Nos dias atuais, sem dúvida, ele é o principal meio de transporte coletivo usado pelos fortalezenses. Nem sempre, todavia, o ônibus teve predomínio como meio de deslocamento pela cidade, concorrendo, por exemplo, com os bondes entre os anos 1920 e 1940. [...] |
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