Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longhi, Rosângela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Luciane Todeschini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38354
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar as diferentes vozes que se organizam no discurso jornalístico e como o dialogismo aparece no gênero notícia, apontando para a responsividade, tal como postula Bakhtin (2011). Para o filósofo, o dialogismo é o princípio constitutivo da linguagem, e, nesse sentido, o discurso não é individual e mantém relação com outros discursos, sendo sempre responsivo. A partir dessa fundamentação, foram selecionadas cinco notícias online, publicadas em diferentes portais, no dia 26 de maio de 2016, referentes ao estupro coletivo de uma jovem de 16 anos na cidade do Rio de Janeiro. O assunto foi amplamente abordado na mídia e gerou comoção nacional. Metodologicamente, a partir dos pressupostos bakhtinianos, esse corpus identifica quais são as vozes presentes e como a enunciação jornalística dialoga com elas. Portanto, todo texto sempre responde a uma série de vozes, marcadas ou não no discurso. Palavras-chave:
id UFC-7_c19abc4f1d0b2d8f7ac9fd7a91cde351
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38354
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivoDialogismoPolifoniaNotícias de um estuproEste artigo tem como objetivo identificar as diferentes vozes que se organizam no discurso jornalístico e como o dialogismo aparece no gênero notícia, apontando para a responsividade, tal como postula Bakhtin (2011). Para o filósofo, o dialogismo é o princípio constitutivo da linguagem, e, nesse sentido, o discurso não é individual e mantém relação com outros discursos, sendo sempre responsivo. A partir dessa fundamentação, foram selecionadas cinco notícias online, publicadas em diferentes portais, no dia 26 de maio de 2016, referentes ao estupro coletivo de uma jovem de 16 anos na cidade do Rio de Janeiro. O assunto foi amplamente abordado na mídia e gerou comoção nacional. Metodologicamente, a partir dos pressupostos bakhtinianos, esse corpus identifica quais são as vozes presentes e como a enunciação jornalística dialoga com elas. Portanto, todo texto sempre responde a uma série de vozes, marcadas ou não no discurso. Palavras-chave:Revista Entrepalavras2018-12-24T16:09:43Z2018-12-24T16:09:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLONGHI, Rosângela; FERREIRA, Luciane Todeschini. Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 80-99, maio/ago. 2018.2237-6321http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38354Longhi, RosângelaFerreira, Luciane Todeschiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:27:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38354Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:42.142853Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo
title Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo
spellingShingle Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo
Longhi, Rosângela
Dialogismo
Polifonia
Notícias de um estupro
title_short Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo
title_full Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo
title_fullStr Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo
title_full_unstemmed Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo
title_sort Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo
author Longhi, Rosângela
author_facet Longhi, Rosângela
Ferreira, Luciane Todeschini
author_role author
author2 Ferreira, Luciane Todeschini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longhi, Rosângela
Ferreira, Luciane Todeschini
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo
Polifonia
Notícias de um estupro
topic Dialogismo
Polifonia
Notícias de um estupro
description Este artigo tem como objetivo identificar as diferentes vozes que se organizam no discurso jornalístico e como o dialogismo aparece no gênero notícia, apontando para a responsividade, tal como postula Bakhtin (2011). Para o filósofo, o dialogismo é o princípio constitutivo da linguagem, e, nesse sentido, o discurso não é individual e mantém relação com outros discursos, sendo sempre responsivo. A partir dessa fundamentação, foram selecionadas cinco notícias online, publicadas em diferentes portais, no dia 26 de maio de 2016, referentes ao estupro coletivo de uma jovem de 16 anos na cidade do Rio de Janeiro. O assunto foi amplamente abordado na mídia e gerou comoção nacional. Metodologicamente, a partir dos pressupostos bakhtinianos, esse corpus identifica quais são as vozes presentes e como a enunciação jornalística dialoga com elas. Portanto, todo texto sempre responde a uma série de vozes, marcadas ou não no discurso. Palavras-chave:
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-24T16:09:43Z
2018-12-24T16:09:43Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LONGHI, Rosângela; FERREIRA, Luciane Todeschini. Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 80-99, maio/ago. 2018.
2237-6321
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38354
identifier_str_mv LONGHI, Rosângela; FERREIRA, Luciane Todeschini. Dialogismo: as vozes em notícias de um estupro coletivo. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 80-99, maio/ago. 2018.
2237-6321
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028896154583040