A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borsoi, Izabel Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Ruiz, Erasmo Miessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228
Resumo: This article presents a critical analysis of the conception of education in Rousseau starting with his work "Emilio ou da Educação". It highlights how Rousseau's proposal is centered in a pedagogy that privileges the experience of the subject with the objective reality. Learning constitute then a process where child, educator and nature are necessarily implicated. In this triad, everyone teaches, both master and student learn. Rousseau evokes a group of subjects that are still up to date when he demonstrates that the relationship between teaching and learning is in fact the educational process itself.
id UFC-7_c1dff70f2e038be0fecc35d71b6cf9b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11228
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em RousseauEducaçãoAprendizagemInfânciaThis article presents a critical analysis of the conception of education in Rousseau starting with his work "Emilio ou da Educação". It highlights how Rousseau's proposal is centered in a pedagogy that privileges the experience of the subject with the objective reality. Learning constitute then a process where child, educator and nature are necessarily implicated. In this triad, everyone teaches, both master and student learn. Rousseau evokes a group of subjects that are still up to date when he demonstrates that the relationship between teaching and learning is in fact the educational process itself.O artigo apresenta uma análise crítica da concepção de educação em Rousseau a partir da sua obra "Emilio ou da Educação". Destaca como a proposta rousseauniana centra-se numa pedagogia que privilegia a experiência do sujeito com a realidade objetiva. Assim, a aprendizagem seria um processo onde estão necessariamente implicados a criança, o educador e a natureza. Nesta tríade, todos ensinam e tanto o mestre quanto o educando aprendem. Ao destacar a relação ensino-aprendizagem como o próprio processo educativo, Rousseau evoca um conjunto de questões ainda pertinentes à nossa contemporaneidade.http://www.revistapsicologia.ufc.br2015-04-07T14:19:20Z2015-04-07T14:19:20Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORSOI, Izabel Cristina Ferreira; RUIZ, Erasmo Miessa. A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 37.2179-1740 (online)0102-1222 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228Borsoi, Izabel Cristina FerreiraRuiz, Erasmo Miessainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T12:29:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11228Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:43.523453Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau
title A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau
spellingShingle A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau
Borsoi, Izabel Cristina Ferreira
Educação
Aprendizagem
Infância
title_short A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau
title_full A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau
title_fullStr A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau
title_full_unstemmed A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau
title_sort A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau
author Borsoi, Izabel Cristina Ferreira
author_facet Borsoi, Izabel Cristina Ferreira
Ruiz, Erasmo Miessa
author_role author
author2 Ruiz, Erasmo Miessa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borsoi, Izabel Cristina Ferreira
Ruiz, Erasmo Miessa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Infância
topic Educação
Aprendizagem
Infância
description This article presents a critical analysis of the conception of education in Rousseau starting with his work "Emilio ou da Educação". It highlights how Rousseau's proposal is centered in a pedagogy that privileges the experience of the subject with the objective reality. Learning constitute then a process where child, educator and nature are necessarily implicated. In this triad, everyone teaches, both master and student learn. Rousseau evokes a group of subjects that are still up to date when he demonstrates that the relationship between teaching and learning is in fact the educational process itself.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2015-04-07T14:19:20Z
2015-04-07T14:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORSOI, Izabel Cristina Ferreira; RUIZ, Erasmo Miessa. A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 37.
2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228
identifier_str_mv BORSOI, Izabel Cristina Ferreira; RUIZ, Erasmo Miessa. A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 37.
2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.revistapsicologia.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.revistapsicologia.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028862677745664