A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228 |
Resumo: | This article presents a critical analysis of the conception of education in Rousseau starting with his work "Emilio ou da Educação". It highlights how Rousseau's proposal is centered in a pedagogy that privileges the experience of the subject with the objective reality. Learning constitute then a process where child, educator and nature are necessarily implicated. In this triad, everyone teaches, both master and student learn. Rousseau evokes a group of subjects that are still up to date when he demonstrates that the relationship between teaching and learning is in fact the educational process itself. |
id |
UFC-7_c1dff70f2e038be0fecc35d71b6cf9b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/11228 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em RousseauEducaçãoAprendizagemInfânciaThis article presents a critical analysis of the conception of education in Rousseau starting with his work "Emilio ou da Educação". It highlights how Rousseau's proposal is centered in a pedagogy that privileges the experience of the subject with the objective reality. Learning constitute then a process where child, educator and nature are necessarily implicated. In this triad, everyone teaches, both master and student learn. Rousseau evokes a group of subjects that are still up to date when he demonstrates that the relationship between teaching and learning is in fact the educational process itself.O artigo apresenta uma análise crítica da concepção de educação em Rousseau a partir da sua obra "Emilio ou da Educação". Destaca como a proposta rousseauniana centra-se numa pedagogia que privilegia a experiência do sujeito com a realidade objetiva. Assim, a aprendizagem seria um processo onde estão necessariamente implicados a criança, o educador e a natureza. Nesta tríade, todos ensinam e tanto o mestre quanto o educando aprendem. Ao destacar a relação ensino-aprendizagem como o próprio processo educativo, Rousseau evoca um conjunto de questões ainda pertinentes à nossa contemporaneidade.http://www.revistapsicologia.ufc.br2015-04-07T14:19:20Z2015-04-07T14:19:20Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORSOI, Izabel Cristina Ferreira; RUIZ, Erasmo Miessa. A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 37.2179-1740 (online)0102-1222 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228Borsoi, Izabel Cristina FerreiraRuiz, Erasmo Miessainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T12:29:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11228Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:43.523453Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau |
title |
A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau |
spellingShingle |
A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau Borsoi, Izabel Cristina Ferreira Educação Aprendizagem Infância |
title_short |
A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau |
title_full |
A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau |
title_fullStr |
A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau |
title_full_unstemmed |
A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau |
title_sort |
A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau |
author |
Borsoi, Izabel Cristina Ferreira |
author_facet |
Borsoi, Izabel Cristina Ferreira Ruiz, Erasmo Miessa |
author_role |
author |
author2 |
Ruiz, Erasmo Miessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borsoi, Izabel Cristina Ferreira Ruiz, Erasmo Miessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aprendizagem Infância |
topic |
Educação Aprendizagem Infância |
description |
This article presents a critical analysis of the conception of education in Rousseau starting with his work "Emilio ou da Educação". It highlights how Rousseau's proposal is centered in a pedagogy that privileges the experience of the subject with the objective reality. Learning constitute then a process where child, educator and nature are necessarily implicated. In this triad, everyone teaches, both master and student learn. Rousseau evokes a group of subjects that are still up to date when he demonstrates that the relationship between teaching and learning is in fact the educational process itself. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2015-04-07T14:19:20Z 2015-04-07T14:19:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORSOI, Izabel Cristina Ferreira; RUIZ, Erasmo Miessa. A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 37. 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228 |
identifier_str_mv |
BORSOI, Izabel Cristina Ferreira; RUIZ, Erasmo Miessa. A experiência de "Emílio": uma breve discussão sobre a concepção de conhecimento e educação em Rousseau. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 37. 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
http://www.revistapsicologia.ufc.br |
publisher.none.fl_str_mv |
http://www.revistapsicologia.ufc.br |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028862677745664 |