Memórias de uma educadora: conexões entre vida e profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elcimar Simão
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro, Araújo, Maria das Graças de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39742
Resumo: A história da educação brasileira ao longo do seu percurso tem apresentado uma imagem fragmentada, excludente e uma lógica antagônica. A educação no Brasil nasceu com a finalidade de sanar a ociosidade de indivíduos abastados economicamente, desobrigados ao labor do trabalho. Implicitamente, a educação vem se mantendo com os ideais elitistas desde a sua origem, qual seja, ajudar a manter os desníveis sociais, privilegiando uma classe em detrimento de outra. Em outras palavras, isto significa uma minoria capaz de compreender os ensinamentos significativos e, deste modo, chegar ao estado de cultura. A educação nos dias atuais se constitui como um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Conforme artigo 2º da LDB, a educação tem por finalidade promover “o desenvolvimento pleno do educando, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...]
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