Memórias de uma educadora: conexões entre vida e profissão
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39742 |
Resumo: | A história da educação brasileira ao longo do seu percurso tem apresentado uma imagem fragmentada, excludente e uma lógica antagônica. A educação no Brasil nasceu com a finalidade de sanar a ociosidade de indivíduos abastados economicamente, desobrigados ao labor do trabalho. Implicitamente, a educação vem se mantendo com os ideais elitistas desde a sua origem, qual seja, ajudar a manter os desníveis sociais, privilegiando uma classe em detrimento de outra. Em outras palavras, isto significa uma minoria capaz de compreender os ensinamentos significativos e, deste modo, chegar ao estado de cultura. A educação nos dias atuais se constitui como um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Conforme artigo 2º da LDB, a educação tem por finalidade promover “o desenvolvimento pleno do educando, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...] |
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Memórias de uma educadora: conexões entre vida e profissãoMemóriaEducaçãoHistóriaProfissãoA história da educação brasileira ao longo do seu percurso tem apresentado uma imagem fragmentada, excludente e uma lógica antagônica. A educação no Brasil nasceu com a finalidade de sanar a ociosidade de indivíduos abastados economicamente, desobrigados ao labor do trabalho. Implicitamente, a educação vem se mantendo com os ideais elitistas desde a sua origem, qual seja, ajudar a manter os desníveis sociais, privilegiando uma classe em detrimento de outra. Em outras palavras, isto significa uma minoria capaz de compreender os ensinamentos significativos e, deste modo, chegar ao estado de cultura. A educação nos dias atuais se constitui como um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Conforme artigo 2º da LDB, a educação tem por finalidade promover “o desenvolvimento pleno do educando, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...]XIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação – ECHE2019-02-19T11:07:42Z2019-02-19T11:07:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMARTINS, Elcimar Simão; LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro, ARAÚJO, Maria das Graças de. Memórias de uma educadora: conexões entre vida e profissão. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 167-179.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39742Martins, Elcimar SimãoLeite, Maria Cleide da Silva RibeiroAraújo, Maria das Graças deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39742Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:16.544614Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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