As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Marcilene Gaspar
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Albuquerque, Micheline Guelry Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32699
Resumo: Neste estudo, investigamos os efeitos de sentido das técnicas argumentativas utilizadas pelos candidatos em redações do Enem 2013. Para isso, analisamos 18 redações que receberam pontuação máxima, disponibilizadas em sites públicos. A análise e a discussão dos resultados foram realizadas à luz dos pressupostos teóricos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Os resultados apontam para a confirmação de nossa hipótese inicial de que os candidatos fazem uso, em seus textos, das técnicas argumentativas para dar sustentação às teses defendidas e tentar influenciar o auditório, utilizando, predominantemente, os argumentos baseados na estrutura do real e as ligações que fundamentam a estrutura do real. Concluímos, portanto, que o uso das técnicas se configura como essencial na construção de sentidos dos textos, uma vez que, embora não tenha domínio da teoria que fundamenta as técnicas, o candidato as utiliza com o propósito de convencer o auditório a aceitar as teses propostas.
id UFC-7_c3310031a1a570143e1f419c8c8f3df5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32699
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEMTexto dissertativoArgumentativoEfeitos de sentidoNeste estudo, investigamos os efeitos de sentido das técnicas argumentativas utilizadas pelos candidatos em redações do Enem 2013. Para isso, analisamos 18 redações que receberam pontuação máxima, disponibilizadas em sites públicos. A análise e a discussão dos resultados foram realizadas à luz dos pressupostos teóricos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Os resultados apontam para a confirmação de nossa hipótese inicial de que os candidatos fazem uso, em seus textos, das técnicas argumentativas para dar sustentação às teses defendidas e tentar influenciar o auditório, utilizando, predominantemente, os argumentos baseados na estrutura do real e as ligações que fundamentam a estrutura do real. Concluímos, portanto, que o uso das técnicas se configura como essencial na construção de sentidos dos textos, uma vez que, embora não tenha domínio da teoria que fundamenta as técnicas, o candidato as utiliza com o propósito de convencer o auditório a aceitar as teses propostas.2018-06-08T12:33:27Z2018-06-08T12:33:27Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARROS, Marcilene Gaspar; ALBUQUERQUE, Micheline Guelry Silva. As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO, 2, 2015, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: Editora Fale, 2015, p. 545-559.978-85-7758-268-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32699Barros, Marcilene GasparAlbuquerque, Micheline Guelry Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T12:56:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32699Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:19.088714Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM
title As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM
spellingShingle As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM
Barros, Marcilene Gaspar
Texto dissertativo
Argumentativo
Efeitos de sentido
title_short As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM
title_full As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM
title_fullStr As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM
title_full_unstemmed As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM
title_sort As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM
author Barros, Marcilene Gaspar
author_facet Barros, Marcilene Gaspar
Albuquerque, Micheline Guelry Silva
author_role author
author2 Albuquerque, Micheline Guelry Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Marcilene Gaspar
Albuquerque, Micheline Guelry Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Texto dissertativo
Argumentativo
Efeitos de sentido
topic Texto dissertativo
Argumentativo
Efeitos de sentido
description Neste estudo, investigamos os efeitos de sentido das técnicas argumentativas utilizadas pelos candidatos em redações do Enem 2013. Para isso, analisamos 18 redações que receberam pontuação máxima, disponibilizadas em sites públicos. A análise e a discussão dos resultados foram realizadas à luz dos pressupostos teóricos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Os resultados apontam para a confirmação de nossa hipótese inicial de que os candidatos fazem uso, em seus textos, das técnicas argumentativas para dar sustentação às teses defendidas e tentar influenciar o auditório, utilizando, predominantemente, os argumentos baseados na estrutura do real e as ligações que fundamentam a estrutura do real. Concluímos, portanto, que o uso das técnicas se configura como essencial na construção de sentidos dos textos, uma vez que, embora não tenha domínio da teoria que fundamenta as técnicas, o candidato as utiliza com o propósito de convencer o auditório a aceitar as teses propostas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-06-08T12:33:27Z
2018-06-08T12:33:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Marcilene Gaspar; ALBUQUERQUE, Micheline Guelry Silva. As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO, 2, 2015, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: Editora Fale, 2015, p. 545-559.
978-85-7758-268-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32699
identifier_str_mv BARROS, Marcilene Gaspar; ALBUQUERQUE, Micheline Guelry Silva. As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO, 2, 2015, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte: Editora Fale, 2015, p. 545-559.
978-85-7758-268-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028880324231168