As técnicas argumentativas e a construção de sentidos em redações do ENEM
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32699 |
Resumo: | Neste estudo, investigamos os efeitos de sentido das técnicas argumentativas utilizadas pelos candidatos em redações do Enem 2013. Para isso, analisamos 18 redações que receberam pontuação máxima, disponibilizadas em sites públicos. A análise e a discussão dos resultados foram realizadas à luz dos pressupostos teóricos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Os resultados apontam para a confirmação de nossa hipótese inicial de que os candidatos fazem uso, em seus textos, das técnicas argumentativas para dar sustentação às teses defendidas e tentar influenciar o auditório, utilizando, predominantemente, os argumentos baseados na estrutura do real e as ligações que fundamentam a estrutura do real. Concluímos, portanto, que o uso das técnicas se configura como essencial na construção de sentidos dos textos, uma vez que, embora não tenha domínio da teoria que fundamenta as técnicas, o candidato as utiliza com o propósito de convencer o auditório a aceitar as teses propostas. |
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Neste estudo, investigamos os efeitos de sentido das técnicas argumentativas utilizadas pelos candidatos em redações do Enem 2013. Para isso, analisamos 18 redações que receberam pontuação máxima, disponibilizadas em sites públicos. A análise e a discussão dos resultados foram realizadas à luz dos pressupostos teóricos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). Os resultados apontam para a confirmação de nossa hipótese inicial de que os candidatos fazem uso, em seus textos, das técnicas argumentativas para dar sustentação às teses defendidas e tentar influenciar o auditório, utilizando, predominantemente, os argumentos baseados na estrutura do real e as ligações que fundamentam a estrutura do real. Concluímos, portanto, que o uso das técnicas se configura como essencial na construção de sentidos dos textos, uma vez que, embora não tenha domínio da teoria que fundamenta as técnicas, o candidato as utiliza com o propósito de convencer o auditório a aceitar as teses propostas. |
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