A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como intuito analisar as contribuições curriculares do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, que corroboram para a constituição do habitus docente em Música/Educação Musical pelos estudantes-egressos, investigando a atuação profissional destes sujeitos no campo social. O referencial teórico abordado no trabalho tem como base o pensamento de Bourdieu, utilizando-se dos conceitos de habitus e de campo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são do tipo qualitativo e buscam analisar o campo de atuação ocupado pelos sujeitos investigados, utilizando-se como recurso a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semi-estruturadas direcionada para os estudantes-egressos do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza. Na busca por uma compreensão ampliada da construção do campo da Música/Educação Musical, investigou-se o processo de formação do campo da Educação Musical no contexto escolar em nível nacional. Posteriormente, analisaram-se os elementos envolvidos na constituição do habitus docente em Educação Musical em nível local a partir de experiências acumuladas pelo curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, tendo como enfoque um olhar investigativo em torno da formação contemplada pelos estudantes-egressos do referido curso e a atuação profissional desses agentes no campo social. Por fim, a conclusão deste trabalho aponta que o habitus docente constituído, com base nas experiências formativas acumuladas no decorrer do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, foi fundamental para definição e escolha da grande maioria dos estudantes-egressos no campo de atuação profissional relacionado com a prática de ensino e de aprendizagem musical. |
id |
UFC-7_c42f38bdc46ffc037d45364d1c0dc8b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14366 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissionalMúsica – Instrução e estudo – Avaliação – Fortaleza(CE) – CurrículosProfessores de música – Formação – Fortaleza(CE)Formação profissional – Avaliação – Fortaleza(CE)Educational habitus in Music EducationProfessional music fieldTeacher education in musicA presente pesquisa tem como intuito analisar as contribuições curriculares do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, que corroboram para a constituição do habitus docente em Música/Educação Musical pelos estudantes-egressos, investigando a atuação profissional destes sujeitos no campo social. O referencial teórico abordado no trabalho tem como base o pensamento de Bourdieu, utilizando-se dos conceitos de habitus e de campo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são do tipo qualitativo e buscam analisar o campo de atuação ocupado pelos sujeitos investigados, utilizando-se como recurso a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semi-estruturadas direcionada para os estudantes-egressos do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza. Na busca por uma compreensão ampliada da construção do campo da Música/Educação Musical, investigou-se o processo de formação do campo da Educação Musical no contexto escolar em nível nacional. Posteriormente, analisaram-se os elementos envolvidos na constituição do habitus docente em Educação Musical em nível local a partir de experiências acumuladas pelo curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, tendo como enfoque um olhar investigativo em torno da formação contemplada pelos estudantes-egressos do referido curso e a atuação profissional desses agentes no campo social. Por fim, a conclusão deste trabalho aponta que o habitus docente constituído, com base nas experiências formativas acumuladas no decorrer do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, foi fundamental para definição e escolha da grande maioria dos estudantes-egressos no campo de atuação profissional relacionado com a prática de ensino e de aprendizagem musical.www.teses.ufc.brAlbuquerque, Luiz BotelhoBenvenuto, João Emanoel Ancelmo2015-12-08T17:24:03Z2015-12-08T17:24:03Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBENVENUTO, João Emanoel Ancelmo. A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional. 2015. 262f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-20T19:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14366Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:54.848853Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional |
title |
A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional |
spellingShingle |
A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional Benvenuto, João Emanoel Ancelmo Música – Instrução e estudo – Avaliação – Fortaleza(CE) – Currículos Professores de música – Formação – Fortaleza(CE) Formação profissional – Avaliação – Fortaleza(CE) Educational habitus in Music Education Professional music field Teacher education in music |
title_short |
A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional |
title_full |
A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional |
title_fullStr |
A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional |
title_full_unstemmed |
A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional |
title_sort |
A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional |
author |
Benvenuto, João Emanoel Ancelmo |
author_facet |
Benvenuto, João Emanoel Ancelmo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Luiz Botelho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benvenuto, João Emanoel Ancelmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música – Instrução e estudo – Avaliação – Fortaleza(CE) – Currículos Professores de música – Formação – Fortaleza(CE) Formação profissional – Avaliação – Fortaleza(CE) Educational habitus in Music Education Professional music field Teacher education in music |
topic |
Música – Instrução e estudo – Avaliação – Fortaleza(CE) – Currículos Professores de música – Formação – Fortaleza(CE) Formação profissional – Avaliação – Fortaleza(CE) Educational habitus in Music Education Professional music field Teacher education in music |
description |
A presente pesquisa tem como intuito analisar as contribuições curriculares do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, que corroboram para a constituição do habitus docente em Música/Educação Musical pelos estudantes-egressos, investigando a atuação profissional destes sujeitos no campo social. O referencial teórico abordado no trabalho tem como base o pensamento de Bourdieu, utilizando-se dos conceitos de habitus e de campo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são do tipo qualitativo e buscam analisar o campo de atuação ocupado pelos sujeitos investigados, utilizando-se como recurso a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semi-estruturadas direcionada para os estudantes-egressos do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza. Na busca por uma compreensão ampliada da construção do campo da Música/Educação Musical, investigou-se o processo de formação do campo da Educação Musical no contexto escolar em nível nacional. Posteriormente, analisaram-se os elementos envolvidos na constituição do habitus docente em Educação Musical em nível local a partir de experiências acumuladas pelo curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, tendo como enfoque um olhar investigativo em torno da formação contemplada pelos estudantes-egressos do referido curso e a atuação profissional desses agentes no campo social. Por fim, a conclusão deste trabalho aponta que o habitus docente constituído, com base nas experiências formativas acumuladas no decorrer do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, foi fundamental para definição e escolha da grande maioria dos estudantes-egressos no campo de atuação profissional relacionado com a prática de ensino e de aprendizagem musical. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-08T17:24:03Z 2015-12-08T17:24:03Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BENVENUTO, João Emanoel Ancelmo. A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional. 2015. 262f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366 |
identifier_str_mv |
BENVENUTO, João Emanoel Ancelmo. A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional. 2015. 262f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029046200565760 |