A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366
Resumo: A presente pesquisa tem como intuito analisar as contribuições curriculares do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, que corroboram para a constituição do habitus docente em Música/Educação Musical pelos estudantes-egressos, investigando a atuação profissional destes sujeitos no campo social. O referencial teórico abordado no trabalho tem como base o pensamento de Bourdieu, utilizando-se dos conceitos de habitus e de campo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são do tipo qualitativo e buscam analisar o campo de atuação ocupado pelos sujeitos investigados, utilizando-se como recurso a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semi-estruturadas direcionada para os estudantes-egressos do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza. Na busca por uma compreensão ampliada da construção do campo da Música/Educação Musical, investigou-se o processo de formação do campo da Educação Musical no contexto escolar em nível nacional. Posteriormente, analisaram-se os elementos envolvidos na constituição do habitus docente em Educação Musical em nível local a partir de experiências acumuladas pelo curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, tendo como enfoque um olhar investigativo em torno da formação contemplada pelos estudantes-egressos do referido curso e a atuação profissional desses agentes no campo social. Por fim, a conclusão deste trabalho aponta que o habitus docente constituído, com base nas experiências formativas acumuladas no decorrer do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, foi fundamental para definição e escolha da grande maioria dos estudantes-egressos no campo de atuação profissional relacionado com a prática de ensino e de aprendizagem musical.
id UFC-7_c42f38bdc46ffc037d45364d1c0dc8b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14366
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissionalMúsica – Instrução e estudo – Avaliação – Fortaleza(CE) – CurrículosProfessores de música – Formação – Fortaleza(CE)Formação profissional – Avaliação – Fortaleza(CE)Educational habitus in Music EducationProfessional music fieldTeacher education in musicA presente pesquisa tem como intuito analisar as contribuições curriculares do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, que corroboram para a constituição do habitus docente em Música/Educação Musical pelos estudantes-egressos, investigando a atuação profissional destes sujeitos no campo social. O referencial teórico abordado no trabalho tem como base o pensamento de Bourdieu, utilizando-se dos conceitos de habitus e de campo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são do tipo qualitativo e buscam analisar o campo de atuação ocupado pelos sujeitos investigados, utilizando-se como recurso a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semi-estruturadas direcionada para os estudantes-egressos do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza. Na busca por uma compreensão ampliada da construção do campo da Música/Educação Musical, investigou-se o processo de formação do campo da Educação Musical no contexto escolar em nível nacional. Posteriormente, analisaram-se os elementos envolvidos na constituição do habitus docente em Educação Musical em nível local a partir de experiências acumuladas pelo curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, tendo como enfoque um olhar investigativo em torno da formação contemplada pelos estudantes-egressos do referido curso e a atuação profissional desses agentes no campo social. Por fim, a conclusão deste trabalho aponta que o habitus docente constituído, com base nas experiências formativas acumuladas no decorrer do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, foi fundamental para definição e escolha da grande maioria dos estudantes-egressos no campo de atuação profissional relacionado com a prática de ensino e de aprendizagem musical.www.teses.ufc.brAlbuquerque, Luiz BotelhoBenvenuto, João Emanoel Ancelmo2015-12-08T17:24:03Z2015-12-08T17:24:03Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBENVENUTO, João Emanoel Ancelmo. A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional. 2015. 262f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-20T19:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14366Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:54.848853Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional
title A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional
spellingShingle A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional
Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
Música – Instrução e estudo – Avaliação – Fortaleza(CE) – Currículos
Professores de música – Formação – Fortaleza(CE)
Formação profissional – Avaliação – Fortaleza(CE)
Educational habitus in Music Education
Professional music field
Teacher education in music
title_short A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional
title_full A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional
title_fullStr A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional
title_full_unstemmed A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional
title_sort A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional
author Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
author_facet Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Luiz Botelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
dc.subject.por.fl_str_mv Música – Instrução e estudo – Avaliação – Fortaleza(CE) – Currículos
Professores de música – Formação – Fortaleza(CE)
Formação profissional – Avaliação – Fortaleza(CE)
Educational habitus in Music Education
Professional music field
Teacher education in music
topic Música – Instrução e estudo – Avaliação – Fortaleza(CE) – Currículos
Professores de música – Formação – Fortaleza(CE)
Formação profissional – Avaliação – Fortaleza(CE)
Educational habitus in Music Education
Professional music field
Teacher education in music
description A presente pesquisa tem como intuito analisar as contribuições curriculares do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, que corroboram para a constituição do habitus docente em Música/Educação Musical pelos estudantes-egressos, investigando a atuação profissional destes sujeitos no campo social. O referencial teórico abordado no trabalho tem como base o pensamento de Bourdieu, utilizando-se dos conceitos de habitus e de campo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são do tipo qualitativo e buscam analisar o campo de atuação ocupado pelos sujeitos investigados, utilizando-se como recurso a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semi-estruturadas direcionada para os estudantes-egressos do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza. Na busca por uma compreensão ampliada da construção do campo da Música/Educação Musical, investigou-se o processo de formação do campo da Educação Musical no contexto escolar em nível nacional. Posteriormente, analisaram-se os elementos envolvidos na constituição do habitus docente em Educação Musical em nível local a partir de experiências acumuladas pelo curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, tendo como enfoque um olhar investigativo em torno da formação contemplada pelos estudantes-egressos do referido curso e a atuação profissional desses agentes no campo social. Por fim, a conclusão deste trabalho aponta que o habitus docente constituído, com base nas experiências formativas acumuladas no decorrer do curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza, foi fundamental para definição e escolha da grande maioria dos estudantes-egressos no campo de atuação profissional relacionado com a prática de ensino e de aprendizagem musical.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-08T17:24:03Z
2015-12-08T17:24:03Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENVENUTO, João Emanoel Ancelmo. A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional. 2015. 262f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366
identifier_str_mv BENVENUTO, João Emanoel Ancelmo. A constituição do habitus docente pelos egressos do Curso de Licenciatura em Música da UFC/Fortaleza e sua atuação no campo profissional. 2015. 262f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029046200565760