Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000001vqn |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41567 |
Resumo: | Os elementos formadores da docência na Educação superior semipresencial são o foco desse trabalho que objetiva conhecer os elementos formadores da docência. Especificamente analisar esses elementos, bem como compreender a sua racionalidade, destacar a sua importância na prática educativa semipresencial. O referencial teórico está embasado em uma pesquisa bibliográfica. A tessitura do primeiro capítulo versa sobre a docência na educação superior semipresencial o segundo capítulo aborda os elementos formadores da docência, seu significado e suas contribuições para a ação do tutor. Na sociedade contemporânea, a formação docente numa concepção pós moderna, apresenta uma visão que relaciona conhecimento, cultura e tecnologia.Diante desses pressupostos o interesse por esse estudo, deu-se por ocasião do curso de especialização em docência do ensino superior, com o enfoque na ação do tutor que para tanto enuncia-se o seguinte questionamento: O que é necessário para que o tutor desenvolva a ação tutorial com eficácia na educação superior semipresencial? Considera-se que o enfoque desse estudo é relevante em várias dimensões, no sentido de que tanto em relação a aula presencial e ao acompanhamento no ambiente virtual de aprendizagem, a formação docente influencia diretamente na ação do tutor no processo ensino-aprendizagem. |
id |
UFC-7_c4499bb358e5bca523dad60d6feebe55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41567 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencialDocênciaEducação semipresencialTutorOs elementos formadores da docência na Educação superior semipresencial são o foco desse trabalho que objetiva conhecer os elementos formadores da docência. Especificamente analisar esses elementos, bem como compreender a sua racionalidade, destacar a sua importância na prática educativa semipresencial. O referencial teórico está embasado em uma pesquisa bibliográfica. A tessitura do primeiro capítulo versa sobre a docência na educação superior semipresencial o segundo capítulo aborda os elementos formadores da docência, seu significado e suas contribuições para a ação do tutor. Na sociedade contemporânea, a formação docente numa concepção pós moderna, apresenta uma visão que relaciona conhecimento, cultura e tecnologia.Diante desses pressupostos o interesse por esse estudo, deu-se por ocasião do curso de especialização em docência do ensino superior, com o enfoque na ação do tutor que para tanto enuncia-se o seguinte questionamento: O que é necessário para que o tutor desenvolva a ação tutorial com eficácia na educação superior semipresencial? Considera-se que o enfoque desse estudo é relevante em várias dimensões, no sentido de que tanto em relação a aula presencial e ao acompanhamento no ambiente virtual de aprendizagem, a formação docente influencia diretamente na ação do tutor no processo ensino-aprendizagem.Trompieri Filho, NicolinoMiranda, Naiola Paiva de2019-05-10T17:54:45Z2019-05-10T17:54:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMIRANDA, Naiola Paiva de. Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial. 2012. 35f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41567ark:/83112/0013000001vqnporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T17:54:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:30.845452Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial |
title |
Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial |
spellingShingle |
Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial Miranda, Naiola Paiva de Docência Educação semipresencial Tutor |
title_short |
Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial |
title_full |
Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial |
title_fullStr |
Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial |
title_full_unstemmed |
Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial |
title_sort |
Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial |
author |
Miranda, Naiola Paiva de |
author_facet |
Miranda, Naiola Paiva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trompieri Filho, Nicolino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Naiola Paiva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Educação semipresencial Tutor |
topic |
Docência Educação semipresencial Tutor |
description |
Os elementos formadores da docência na Educação superior semipresencial são o foco desse trabalho que objetiva conhecer os elementos formadores da docência. Especificamente analisar esses elementos, bem como compreender a sua racionalidade, destacar a sua importância na prática educativa semipresencial. O referencial teórico está embasado em uma pesquisa bibliográfica. A tessitura do primeiro capítulo versa sobre a docência na educação superior semipresencial o segundo capítulo aborda os elementos formadores da docência, seu significado e suas contribuições para a ação do tutor. Na sociedade contemporânea, a formação docente numa concepção pós moderna, apresenta uma visão que relaciona conhecimento, cultura e tecnologia.Diante desses pressupostos o interesse por esse estudo, deu-se por ocasião do curso de especialização em docência do ensino superior, com o enfoque na ação do tutor que para tanto enuncia-se o seguinte questionamento: O que é necessário para que o tutor desenvolva a ação tutorial com eficácia na educação superior semipresencial? Considera-se que o enfoque desse estudo é relevante em várias dimensões, no sentido de que tanto em relação a aula presencial e ao acompanhamento no ambiente virtual de aprendizagem, a formação docente influencia diretamente na ação do tutor no processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-05-10T17:54:45Z 2019-05-10T17:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Naiola Paiva de. Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial. 2012. 35f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41567 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000001vqn |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Naiola Paiva de. Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial. 2012. 35f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. ark:/83112/0013000001vqn |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373690206715904 |