Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Naiola Paiva de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000001vqn
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41567
Resumo: Os elementos formadores da docência na Educação superior semipresencial são o foco desse trabalho que objetiva conhecer os elementos formadores da docência. Especificamente analisar esses elementos, bem como compreender a sua racionalidade, destacar a sua importância na prática educativa semipresencial. O referencial teórico está embasado em uma pesquisa bibliográfica. A tessitura do primeiro capítulo versa sobre a docência na educação superior semipresencial o segundo capítulo aborda os elementos formadores da docência, seu significado e suas contribuições para a ação do tutor. Na sociedade contemporânea, a formação docente numa concepção pós moderna, apresenta uma visão que relaciona conhecimento, cultura e tecnologia.Diante desses pressupostos o interesse por esse estudo, deu-se por ocasião do curso de especialização em docência do ensino superior, com o enfoque na ação do tutor que para tanto enuncia-se o seguinte questionamento: O que é necessário para que o tutor desenvolva a ação tutorial com eficácia na educação superior semipresencial? Considera-se que o enfoque desse estudo é relevante em várias dimensões, no sentido de que tanto em relação a aula presencial e ao acompanhamento no ambiente virtual de aprendizagem, a formação docente influencia diretamente na ação do tutor no processo ensino-aprendizagem.
id UFC-7_c4499bb358e5bca523dad60d6feebe55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41567
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencialDocênciaEducação semipresencialTutorOs elementos formadores da docência na Educação superior semipresencial são o foco desse trabalho que objetiva conhecer os elementos formadores da docência. Especificamente analisar esses elementos, bem como compreender a sua racionalidade, destacar a sua importância na prática educativa semipresencial. O referencial teórico está embasado em uma pesquisa bibliográfica. A tessitura do primeiro capítulo versa sobre a docência na educação superior semipresencial o segundo capítulo aborda os elementos formadores da docência, seu significado e suas contribuições para a ação do tutor. Na sociedade contemporânea, a formação docente numa concepção pós moderna, apresenta uma visão que relaciona conhecimento, cultura e tecnologia.Diante desses pressupostos o interesse por esse estudo, deu-se por ocasião do curso de especialização em docência do ensino superior, com o enfoque na ação do tutor que para tanto enuncia-se o seguinte questionamento: O que é necessário para que o tutor desenvolva a ação tutorial com eficácia na educação superior semipresencial? Considera-se que o enfoque desse estudo é relevante em várias dimensões, no sentido de que tanto em relação a aula presencial e ao acompanhamento no ambiente virtual de aprendizagem, a formação docente influencia diretamente na ação do tutor no processo ensino-aprendizagem.Trompieri Filho, NicolinoMiranda, Naiola Paiva de2019-05-10T17:54:45Z2019-05-10T17:54:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMIRANDA, Naiola Paiva de. Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial. 2012. 35f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41567ark:/83112/0013000001vqnporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T17:54:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:30.845452Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial
title Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial
spellingShingle Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial
Miranda, Naiola Paiva de
Docência
Educação semipresencial
Tutor
title_short Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial
title_full Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial
title_fullStr Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial
title_full_unstemmed Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial
title_sort Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial
author Miranda, Naiola Paiva de
author_facet Miranda, Naiola Paiva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trompieri Filho, Nicolino
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Naiola Paiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Educação semipresencial
Tutor
topic Docência
Educação semipresencial
Tutor
description Os elementos formadores da docência na Educação superior semipresencial são o foco desse trabalho que objetiva conhecer os elementos formadores da docência. Especificamente analisar esses elementos, bem como compreender a sua racionalidade, destacar a sua importância na prática educativa semipresencial. O referencial teórico está embasado em uma pesquisa bibliográfica. A tessitura do primeiro capítulo versa sobre a docência na educação superior semipresencial o segundo capítulo aborda os elementos formadores da docência, seu significado e suas contribuições para a ação do tutor. Na sociedade contemporânea, a formação docente numa concepção pós moderna, apresenta uma visão que relaciona conhecimento, cultura e tecnologia.Diante desses pressupostos o interesse por esse estudo, deu-se por ocasião do curso de especialização em docência do ensino superior, com o enfoque na ação do tutor que para tanto enuncia-se o seguinte questionamento: O que é necessário para que o tutor desenvolva a ação tutorial com eficácia na educação superior semipresencial? Considera-se que o enfoque desse estudo é relevante em várias dimensões, no sentido de que tanto em relação a aula presencial e ao acompanhamento no ambiente virtual de aprendizagem, a formação docente influencia diretamente na ação do tutor no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-05-10T17:54:45Z
2019-05-10T17:54:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Naiola Paiva de. Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial. 2012. 35f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41567
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000001vqn
identifier_str_mv MIRANDA, Naiola Paiva de. Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial. 2012. 35f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
ark:/83112/0013000001vqn
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373690206715904