O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alane Vale Farias dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58185
Resumo: This work aims to investigate the way students and teacher of two second year high school classes, from the State School of Professional Education Professor Francisco Aristóteles de Sousa, located in the municipality of Itaitinga, Ceará, make use of the Sociology textbook, “Sociology in motion” by Afrânio Silva et al., In his learning process. Starting from the hypothesis that the uses of the textbook by the students go beyond the conditions set by the teacher in their classes, the work brings a field report of the observation of Sociology classes where the book is widely used. a brief summary of the reasons for the official documents that govern education in Brazil and the teaching of Sociology; how Sociology classes are elaborating at school; how students evaluate the textbook adopted by the school; a brief presentation of the thematic contents of the book and the proposal of an ideal lesson plan based on the curricular parameters and the textbook, suggesting an intersectional approach in Sociology classes. The methodology was participant observation, as the research is a product of the experience as a teacher in the researched school.
id UFC-7_c551acc2c025bc36ff82f7facf50659a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58185
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – CearáThe use of the teaching book by teachers and students in sociology classes at The Professional State School Professor Francisco Aristóteles de Sousa in Itaitinga - CearáSociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) - Itaitinga (CE)Livros didáticos - Itaitinga (CE)Leitura - Estudo e ensino (Ensino médio) - Itaitinga (CE)This work aims to investigate the way students and teacher of two second year high school classes, from the State School of Professional Education Professor Francisco Aristóteles de Sousa, located in the municipality of Itaitinga, Ceará, make use of the Sociology textbook, “Sociology in motion” by Afrânio Silva et al., In his learning process. Starting from the hypothesis that the uses of the textbook by the students go beyond the conditions set by the teacher in their classes, the work brings a field report of the observation of Sociology classes where the book is widely used. a brief summary of the reasons for the official documents that govern education in Brazil and the teaching of Sociology; how Sociology classes are elaborating at school; how students evaluate the textbook adopted by the school; a brief presentation of the thematic contents of the book and the proposal of an ideal lesson plan based on the curricular parameters and the textbook, suggesting an intersectional approach in Sociology classes. The methodology was participant observation, as the research is a product of the experience as a teacher in the researched school.Esta dissertação tem como objetivo investigar a forma como estudantes e professor de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa, localizada no município de Itaitinga, Ceará, fazem uso do livro didático de Sociologia, “Sociologia em movimento” da autoria de Afrânio Silva et al., no seu processo de aprendizagem. Partindo da hipótese de que os usos do livro didático pelos estudantes extrapolam os condicionantes dispostos pelo(a) professor(a) em suas aulas, o trabalho traz relatório de campo da observação de aulas de Sociologia nas quais o livro é amplamente utilizado. A metodologia foi a observação participante, pois a pesquisa é produto da experiência como professora na escola pesquisada. Uma breve síntese do levantamento prelimitar bibliográfico também compõe este trabalho, com obras que abordam a temática do livro didático, figura do leitor, práticas de leitura, edição e recepção de textos, educação escolar e utilização de materiais didáticos. O trabalho faz uma breve síntese sobre as propostas dos documentos oficiais que regem a educação no Brasil e o ensino de Sociologia; como as aulas de Sociologia são elaboradoras na escola; como os estudantes avaliam o livro didático adotado pela escola; uma breve apresentação dos conteúdos temáticos do livro e a proposta de um plano ideal de aula com base nos parâmetros curriculares e no livro didático, sugerindo uma abordagem interseccional nas aulas de Sociologia.Barreto, Mariana Mont'AlverneSantos, Alane Vale Farias dos2021-05-04T21:00:37Z2021-05-04T21:00:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Alane Vale Farias dos. O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará. Orientadora: Mariana Mont'Alverne Barreto. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58185porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-04T13:48:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58185Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:19.739910Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará
The use of the teaching book by teachers and students in sociology classes at The Professional State School Professor Francisco Aristóteles de Sousa in Itaitinga - Ceará
title O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará
spellingShingle O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará
Santos, Alane Vale Farias dos
Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) - Itaitinga (CE)
Livros didáticos - Itaitinga (CE)
Leitura - Estudo e ensino (Ensino médio) - Itaitinga (CE)
title_short O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará
title_full O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará
title_fullStr O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará
title_full_unstemmed O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará
title_sort O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará
author Santos, Alane Vale Farias dos
author_facet Santos, Alane Vale Farias dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Mariana Mont'Alverne
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alane Vale Farias dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) - Itaitinga (CE)
Livros didáticos - Itaitinga (CE)
Leitura - Estudo e ensino (Ensino médio) - Itaitinga (CE)
topic Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) - Itaitinga (CE)
Livros didáticos - Itaitinga (CE)
Leitura - Estudo e ensino (Ensino médio) - Itaitinga (CE)
description This work aims to investigate the way students and teacher of two second year high school classes, from the State School of Professional Education Professor Francisco Aristóteles de Sousa, located in the municipality of Itaitinga, Ceará, make use of the Sociology textbook, “Sociology in motion” by Afrânio Silva et al., In his learning process. Starting from the hypothesis that the uses of the textbook by the students go beyond the conditions set by the teacher in their classes, the work brings a field report of the observation of Sociology classes where the book is widely used. a brief summary of the reasons for the official documents that govern education in Brazil and the teaching of Sociology; how Sociology classes are elaborating at school; how students evaluate the textbook adopted by the school; a brief presentation of the thematic contents of the book and the proposal of an ideal lesson plan based on the curricular parameters and the textbook, suggesting an intersectional approach in Sociology classes. The methodology was participant observation, as the research is a product of the experience as a teacher in the researched school.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04T21:00:37Z
2021-05-04T21:00:37Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Alane Vale Farias dos. O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará. Orientadora: Mariana Mont'Alverne Barreto. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58185
identifier_str_mv SANTOS, Alane Vale Farias dos. O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga – Ceará. Orientadora: Mariana Mont'Alverne Barreto. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029042492801024