A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Flávia Alves de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41615
Resumo: Neste artigo proponho-me a desenvolver um pensar sobre a educação indígena no Brasil, com a intenção de apresentar uma análise crítica das ações da Igreja e do Estado que se voltaram para a formação educativa (formal) da população indígena brasileira, considerando desde as primeiras iniciativas. Algumas questões podem orientar esse pensar: como foi a educação dos índios no Brasil? O que caracterizava essa educação? Qual a intenção educativa dos Missionários e do Estado? E atualmente, como podemos pensar essa educação, o que a caracteriza? Esse olhar sobre a educação indígena atual será desenvolvida a partir da experiência dos grupos indígenas do Ceará, tendo como referência os Pitaguary, que estão localizados na Região Metropolitana de Fortaleza – Maracanaú.[...]
id UFC-7_c62fb863cc78541a6e8316cee175cd8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41615
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estadoEducação indígena no BrasilExperiência dos grupos indígenas do Ceará- PitaguaryNeste artigo proponho-me a desenvolver um pensar sobre a educação indígena no Brasil, com a intenção de apresentar uma análise crítica das ações da Igreja e do Estado que se voltaram para a formação educativa (formal) da população indígena brasileira, considerando desde as primeiras iniciativas. Algumas questões podem orientar esse pensar: como foi a educação dos índios no Brasil? O que caracterizava essa educação? Qual a intenção educativa dos Missionários e do Estado? E atualmente, como podemos pensar essa educação, o que a caracteriza? Esse olhar sobre a educação indígena atual será desenvolvida a partir da experiência dos grupos indígenas do Ceará, tendo como referência os Pitaguary, que estão localizados na Região Metropolitana de Fortaleza – Maracanaú.[...]Edições UFC2019-05-13T18:21:25Z2019-05-13T18:21:25Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Flávia Alves de. A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 43-53.85 7282 202 Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41615Sousa, Flávia Alves deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41615Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:47.500546Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado
title A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado
spellingShingle A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado
Sousa, Flávia Alves de
Educação indígena no Brasil
Experiência dos grupos indígenas do Ceará- Pitaguary
title_short A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado
title_full A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado
title_fullStr A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado
title_full_unstemmed A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado
title_sort A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado
author Sousa, Flávia Alves de
author_facet Sousa, Flávia Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Flávia Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena no Brasil
Experiência dos grupos indígenas do Ceará- Pitaguary
topic Educação indígena no Brasil
Experiência dos grupos indígenas do Ceará- Pitaguary
description Neste artigo proponho-me a desenvolver um pensar sobre a educação indígena no Brasil, com a intenção de apresentar uma análise crítica das ações da Igreja e do Estado que se voltaram para a formação educativa (formal) da população indígena brasileira, considerando desde as primeiras iniciativas. Algumas questões podem orientar esse pensar: como foi a educação dos índios no Brasil? O que caracterizava essa educação? Qual a intenção educativa dos Missionários e do Estado? E atualmente, como podemos pensar essa educação, o que a caracteriza? Esse olhar sobre a educação indígena atual será desenvolvida a partir da experiência dos grupos indígenas do Ceará, tendo como referência os Pitaguary, que estão localizados na Região Metropolitana de Fortaleza – Maracanaú.[...]
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2019-05-13T18:21:25Z
2019-05-13T18:21:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Flávia Alves de. A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 43-53.
85 7282 202 X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41615
identifier_str_mv SOUSA, Flávia Alves de. A educação indígena no Brasil: uma análise a partir das ações missionárias e do estado. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 43-53.
85 7282 202 X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028750680391680