Evolução histórico-social da educação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38273 |
Resumo: | O presente trabalho consistiu na realização de uma revisão de literatura, referendada na pesquisa histórica dos movimentos sociais relacionados com a educação. A preocupação inicial ao iniciar esta pesquisa está fundamentada na necessidade de se resgatar um pouco da história da educação implantada no Brasil entre os períodos colonial e republicano, de modo que se possa entender a atual situação educacional . A primeira parte da discussão, se concentrará na análise da perspectiva sócio-cultural e sociológica que propiciaram a formação da atual linha de pensamento do governo e as políticas educacionais. Na segunda parte, será feita uma explanação sobre a história da educação brasileira desde o período imperial até os meados da década de 1990. A terceira parte, vislumbrada no quarto tópico da obra, cita a necessidade urgente de se formar professores profissionais, de modo a preparar os alunos não só para o mercado de trabalho, mas também para o exercício real da cidadania. Deve ser lembrado que a educação atual, é resultado das muitas e sucessivas, relações que se estabeleceram entre os indivíduos de um grupo, e que por este motivo, o entendimento desta ação resultará na compreensão de todo o fenômeno de aquisição e aplicabilidade prática dos saberes que são perpetuados nas escolas na forma de conteúdos. Desse modo, espera-se contribuir criticamente com a formação de especialistas em planejamento capazes de provocar mudanças significativas, reavaliando os significados das ações atuais do homem em nossa sociedade. |
id |
UFC-7_c65a1317b751491661f813e0dfcf712b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38273 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evolução histórico-social da educação brasileiraMovimentos sociaisEducaçãoPeríodo colonial e republicanoO presente trabalho consistiu na realização de uma revisão de literatura, referendada na pesquisa histórica dos movimentos sociais relacionados com a educação. A preocupação inicial ao iniciar esta pesquisa está fundamentada na necessidade de se resgatar um pouco da história da educação implantada no Brasil entre os períodos colonial e republicano, de modo que se possa entender a atual situação educacional . A primeira parte da discussão, se concentrará na análise da perspectiva sócio-cultural e sociológica que propiciaram a formação da atual linha de pensamento do governo e as políticas educacionais. Na segunda parte, será feita uma explanação sobre a história da educação brasileira desde o período imperial até os meados da década de 1990. A terceira parte, vislumbrada no quarto tópico da obra, cita a necessidade urgente de se formar professores profissionais, de modo a preparar os alunos não só para o mercado de trabalho, mas também para o exercício real da cidadania. Deve ser lembrado que a educação atual, é resultado das muitas e sucessivas, relações que se estabeleceram entre os indivíduos de um grupo, e que por este motivo, o entendimento desta ação resultará na compreensão de todo o fenômeno de aquisição e aplicabilidade prática dos saberes que são perpetuados nas escolas na forma de conteúdos. Desse modo, espera-se contribuir criticamente com a formação de especialistas em planejamento capazes de provocar mudanças significativas, reavaliando os significados das ações atuais do homem em nossa sociedade.Ferreira , Luiz Gonzaga RebouçasMachado, Adriano Silveira2018-12-20T15:20:17Z2018-12-20T15:20:17Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACHADO, Adriano Silveira. Evolução histórico-social da educação brasileira. 2003. 37.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38273porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-20T15:20:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38273Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:46.515638Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução histórico-social da educação brasileira |
title |
Evolução histórico-social da educação brasileira |
spellingShingle |
Evolução histórico-social da educação brasileira Machado, Adriano Silveira Movimentos sociais Educação Período colonial e republicano |
title_short |
Evolução histórico-social da educação brasileira |
title_full |
Evolução histórico-social da educação brasileira |
title_fullStr |
Evolução histórico-social da educação brasileira |
title_full_unstemmed |
Evolução histórico-social da educação brasileira |
title_sort |
Evolução histórico-social da educação brasileira |
author |
Machado, Adriano Silveira |
author_facet |
Machado, Adriano Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira , Luiz Gonzaga Rebouças |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Adriano Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimentos sociais Educação Período colonial e republicano |
topic |
Movimentos sociais Educação Período colonial e republicano |
description |
O presente trabalho consistiu na realização de uma revisão de literatura, referendada na pesquisa histórica dos movimentos sociais relacionados com a educação. A preocupação inicial ao iniciar esta pesquisa está fundamentada na necessidade de se resgatar um pouco da história da educação implantada no Brasil entre os períodos colonial e republicano, de modo que se possa entender a atual situação educacional . A primeira parte da discussão, se concentrará na análise da perspectiva sócio-cultural e sociológica que propiciaram a formação da atual linha de pensamento do governo e as políticas educacionais. Na segunda parte, será feita uma explanação sobre a história da educação brasileira desde o período imperial até os meados da década de 1990. A terceira parte, vislumbrada no quarto tópico da obra, cita a necessidade urgente de se formar professores profissionais, de modo a preparar os alunos não só para o mercado de trabalho, mas também para o exercício real da cidadania. Deve ser lembrado que a educação atual, é resultado das muitas e sucessivas, relações que se estabeleceram entre os indivíduos de um grupo, e que por este motivo, o entendimento desta ação resultará na compreensão de todo o fenômeno de aquisição e aplicabilidade prática dos saberes que são perpetuados nas escolas na forma de conteúdos. Desse modo, espera-se contribuir criticamente com a formação de especialistas em planejamento capazes de provocar mudanças significativas, reavaliando os significados das ações atuais do homem em nossa sociedade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2018-12-20T15:20:17Z 2018-12-20T15:20:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Adriano Silveira. Evolução histórico-social da educação brasileira. 2003. 37.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38273 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Adriano Silveira. Evolução histórico-social da educação brasileira. 2003. 37.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028771821780992 |