Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869 |
Resumo: | Pensar na disciplina de Geografia nos remete as inúmeras possibilidades de temas que podem ser extraídas para dinamizar uma aula, tornando-se um instrumento importante para o processo pedagógico. É nítido que, envolto das múltiplas alienações que fazem com que a população adquira um conhecimento distorcido ou errôneo do mundo, a tarefa da Geografia é desvendar o mundo. Na educação geográfica essa tarefa está nas mãos dos professores, porém, muitas vezes estes professores seguem somente os estereótipos existentes no mundo, sem atentar em outras e/ou novas concepções. Para ter uma educação geográfica sem clichê é necessário fazer uma “destotalizacão da vida para além dos dispositivos do saber e do poder” (PELLEJERO, 2010) para trazer a tona à multiplicidade do espaço, ao qual é produto de inter-relações e está sempre em processo (MASSEY, 2008). Nesta perspectiva, torna- se essencial trazer as paisagens mais múltiplas e oscilantes para o contexto escolar (NUNES, VALLADARES e OLIVEIRA JR., 2013). [...] |
id |
UFC-7_c699286475008d7fb4779cc9aa05eb75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/40869 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografiaSantana do CaririPaisagemCriatividadeCatografiaPensar na disciplina de Geografia nos remete as inúmeras possibilidades de temas que podem ser extraídas para dinamizar uma aula, tornando-se um instrumento importante para o processo pedagógico. É nítido que, envolto das múltiplas alienações que fazem com que a população adquira um conhecimento distorcido ou errôneo do mundo, a tarefa da Geografia é desvendar o mundo. Na educação geográfica essa tarefa está nas mãos dos professores, porém, muitas vezes estes professores seguem somente os estereótipos existentes no mundo, sem atentar em outras e/ou novas concepções. Para ter uma educação geográfica sem clichê é necessário fazer uma “destotalizacão da vida para além dos dispositivos do saber e do poder” (PELLEJERO, 2010) para trazer a tona à multiplicidade do espaço, ao qual é produto de inter-relações e está sempre em processo (MASSEY, 2008). Nesta perspectiva, torna- se essencial trazer as paisagens mais múltiplas e oscilantes para o contexto escolar (NUNES, VALLADARES e OLIVEIRA JR., 2013). [...]IMPRECE2019-04-15T12:45:06Z2019-04-15T12:45:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPEREIRA, Cassio Expedito Galdino; SAMPAIO, Janaina de Moura. Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 385-397.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869Pereira, Cassio Expedito GaldinoSampaio, Janaina de Mouraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40869Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:36.956838Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia |
title |
Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia |
spellingShingle |
Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia Pereira, Cassio Expedito Galdino Santana do Cariri Paisagem Criatividade Catografia |
title_short |
Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia |
title_full |
Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia |
title_fullStr |
Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia |
title_full_unstemmed |
Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia |
title_sort |
Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia |
author |
Pereira, Cassio Expedito Galdino |
author_facet |
Pereira, Cassio Expedito Galdino Sampaio, Janaina de Moura |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio, Janaina de Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cassio Expedito Galdino Sampaio, Janaina de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Santana do Cariri Paisagem Criatividade Catografia |
topic |
Santana do Cariri Paisagem Criatividade Catografia |
description |
Pensar na disciplina de Geografia nos remete as inúmeras possibilidades de temas que podem ser extraídas para dinamizar uma aula, tornando-se um instrumento importante para o processo pedagógico. É nítido que, envolto das múltiplas alienações que fazem com que a população adquira um conhecimento distorcido ou errôneo do mundo, a tarefa da Geografia é desvendar o mundo. Na educação geográfica essa tarefa está nas mãos dos professores, porém, muitas vezes estes professores seguem somente os estereótipos existentes no mundo, sem atentar em outras e/ou novas concepções. Para ter uma educação geográfica sem clichê é necessário fazer uma “destotalizacão da vida para além dos dispositivos do saber e do poder” (PELLEJERO, 2010) para trazer a tona à multiplicidade do espaço, ao qual é produto de inter-relações e está sempre em processo (MASSEY, 2008). Nesta perspectiva, torna- se essencial trazer as paisagens mais múltiplas e oscilantes para o contexto escolar (NUNES, VALLADARES e OLIVEIRA JR., 2013). [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-04-15T12:45:06Z 2019-04-15T12:45:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Cassio Expedito Galdino; SAMPAIO, Janaina de Moura. Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 385-397. 978-85-8126-065-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Cassio Expedito Galdino; SAMPAIO, Janaina de Moura. Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 385-397. 978-85-8126-065-5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028741558829056 |