Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cassio Expedito Galdino
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sampaio, Janaina de Moura
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869
Resumo: Pensar na disciplina de Geografia nos remete as inúmeras possibilidades de temas que podem ser extraídas para dinamizar uma aula, tornando-se um instrumento importante para o processo pedagógico. É nítido que, envolto das múltiplas alienações que fazem com que a população adquira um conhecimento distorcido ou errôneo do mundo, a tarefa da Geografia é desvendar o mundo. Na educação geográfica essa tarefa está nas mãos dos professores, porém, muitas vezes estes professores seguem somente os estereótipos existentes no mundo, sem atentar em outras e/ou novas concepções. Para ter uma educação geográfica sem clichê é necessário fazer uma “destotalizacão da vida para além dos dispositivos do saber e do poder” (PELLEJERO, 2010) para trazer a tona à multiplicidade do espaço, ao qual é produto de inter-relações e está sempre em processo (MASSEY, 2008). Nesta perspectiva, torna- se essencial trazer as paisagens mais múltiplas e oscilantes para o contexto escolar (NUNES, VALLADARES e OLIVEIRA JR., 2013). [...]
id UFC-7_c699286475008d7fb4779cc9aa05eb75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40869
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografiaSantana do CaririPaisagemCriatividadeCatografiaPensar na disciplina de Geografia nos remete as inúmeras possibilidades de temas que podem ser extraídas para dinamizar uma aula, tornando-se um instrumento importante para o processo pedagógico. É nítido que, envolto das múltiplas alienações que fazem com que a população adquira um conhecimento distorcido ou errôneo do mundo, a tarefa da Geografia é desvendar o mundo. Na educação geográfica essa tarefa está nas mãos dos professores, porém, muitas vezes estes professores seguem somente os estereótipos existentes no mundo, sem atentar em outras e/ou novas concepções. Para ter uma educação geográfica sem clichê é necessário fazer uma “destotalizacão da vida para além dos dispositivos do saber e do poder” (PELLEJERO, 2010) para trazer a tona à multiplicidade do espaço, ao qual é produto de inter-relações e está sempre em processo (MASSEY, 2008). Nesta perspectiva, torna- se essencial trazer as paisagens mais múltiplas e oscilantes para o contexto escolar (NUNES, VALLADARES e OLIVEIRA JR., 2013). [...]IMPRECE2019-04-15T12:45:06Z2019-04-15T12:45:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPEREIRA, Cassio Expedito Galdino; SAMPAIO, Janaina de Moura. Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 385-397.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869Pereira, Cassio Expedito GaldinoSampaio, Janaina de Mouraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40869Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-08T20:28:12Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia
title Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia
spellingShingle Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia
Pereira, Cassio Expedito Galdino
Santana do Cariri
Paisagem
Criatividade
Catografia
title_short Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia
title_full Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia
title_fullStr Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia
title_full_unstemmed Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia
title_sort Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia
author Pereira, Cassio Expedito Galdino
author_facet Pereira, Cassio Expedito Galdino
Sampaio, Janaina de Moura
author_role author
author2 Sampaio, Janaina de Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cassio Expedito Galdino
Sampaio, Janaina de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Santana do Cariri
Paisagem
Criatividade
Catografia
topic Santana do Cariri
Paisagem
Criatividade
Catografia
description Pensar na disciplina de Geografia nos remete as inúmeras possibilidades de temas que podem ser extraídas para dinamizar uma aula, tornando-se um instrumento importante para o processo pedagógico. É nítido que, envolto das múltiplas alienações que fazem com que a população adquira um conhecimento distorcido ou errôneo do mundo, a tarefa da Geografia é desvendar o mundo. Na educação geográfica essa tarefa está nas mãos dos professores, porém, muitas vezes estes professores seguem somente os estereótipos existentes no mundo, sem atentar em outras e/ou novas concepções. Para ter uma educação geográfica sem clichê é necessário fazer uma “destotalizacão da vida para além dos dispositivos do saber e do poder” (PELLEJERO, 2010) para trazer a tona à multiplicidade do espaço, ao qual é produto de inter-relações e está sempre em processo (MASSEY, 2008). Nesta perspectiva, torna- se essencial trazer as paisagens mais múltiplas e oscilantes para o contexto escolar (NUNES, VALLADARES e OLIVEIRA JR., 2013). [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-04-15T12:45:06Z
2019-04-15T12:45:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Cassio Expedito Galdino; SAMPAIO, Janaina de Moura. Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 385-397.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869
identifier_str_mv PEREIRA, Cassio Expedito Galdino; SAMPAIO, Janaina de Moura. Santana do Cariri em um prato: paisagem, criatividade e cartografia. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 385-397.
978-85-8126-065-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935791467528192