O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Fábio de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gonçalves, Tiago Estevam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59567
Resumo: This article deals withthe formation of new centersin Fortaleza and its relation to the shopping malls. Introducing a theoretical reflection on topics such as centrality, consumption and urban space, is discussed the influence of the establishment of shopping malls in the direction of the urban space inFortaleza. It is also the consumption-leisure relationship, and how these new businesseshave changed the dynamics of production of sociability spaces, promoting competition with classic leisure spaces, asthe traditional center.
id UFC-7_c7782b1ff639579b3ae8affef8f2efe7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/59567
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CEThe shopping and the formation of news areas centrals on urban space at Fortaleza/CEEspaço urbanoNovas centralidadesShopping centerThis article deals withthe formation of new centersin Fortaleza and its relation to the shopping malls. Introducing a theoretical reflection on topics such as centrality, consumption and urban space, is discussed the influence of the establishment of shopping malls in the direction of the urban space inFortaleza. It is also the consumption-leisure relationship, and how these new businesseshave changed the dynamics of production of sociability spaces, promoting competition with classic leisure spaces, asthe traditional center.Este artigo trata da formação de novas centralidades em Fortaleza e sua relação com os shoppings centers. Apresentando uma reflexão teórica acerca de temáticas como centralidade, consumo e espaço urbano, é abordado a influência do estabelecimento dos shoppings centersno direcionamento do espaço urbano da capital cearense. Trata-se também a relação consumo-lazer, e de que forma esses novos estabelecimentos comerciais modificaram a dinâmica de produção de espaços de sociabilidade, promovendo a concorrência com espaços clássicos de lazer, como o centro tradicional.Boletim de Geografia2021-07-15T13:53:55Z2021-07-15T13:53:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, Fábio de Oliveira; GONÇALVES, Tiago Estevam. O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE. Boletim de Geografia, Maringá, v. 31, n. 1. p. 31-39. jan./abr. 2013.0102-5198http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59567Matos, Fábio de OliveiraGonçalves, Tiago Estevamporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-30T13:19:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:05.564419Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE
The shopping and the formation of news areas centrals on urban space at Fortaleza/CE
title O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE
spellingShingle O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE
Matos, Fábio de Oliveira
Espaço urbano
Novas centralidades
Shopping center
title_short O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE
title_full O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE
title_fullStr O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE
title_full_unstemmed O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE
title_sort O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE
author Matos, Fábio de Oliveira
author_facet Matos, Fábio de Oliveira
Gonçalves, Tiago Estevam
author_role author
author2 Gonçalves, Tiago Estevam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Fábio de Oliveira
Gonçalves, Tiago Estevam
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço urbano
Novas centralidades
Shopping center
topic Espaço urbano
Novas centralidades
Shopping center
description This article deals withthe formation of new centersin Fortaleza and its relation to the shopping malls. Introducing a theoretical reflection on topics such as centrality, consumption and urban space, is discussed the influence of the establishment of shopping malls in the direction of the urban space inFortaleza. It is also the consumption-leisure relationship, and how these new businesseshave changed the dynamics of production of sociability spaces, promoting competition with classic leisure spaces, asthe traditional center.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2021-07-15T13:53:55Z
2021-07-15T13:53:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Fábio de Oliveira; GONÇALVES, Tiago Estevam. O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE. Boletim de Geografia, Maringá, v. 31, n. 1. p. 31-39. jan./abr. 2013.
0102-5198
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59567
identifier_str_mv MATOS, Fábio de Oliveira; GONÇALVES, Tiago Estevam. O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE. Boletim de Geografia, Maringá, v. 31, n. 1. p. 31-39. jan./abr. 2013.
0102-5198
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028857933987840