O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59567 |
Resumo: | This article deals withthe formation of new centersin Fortaleza and its relation to the shopping malls. Introducing a theoretical reflection on topics such as centrality, consumption and urban space, is discussed the influence of the establishment of shopping malls in the direction of the urban space inFortaleza. It is also the consumption-leisure relationship, and how these new businesseshave changed the dynamics of production of sociability spaces, promoting competition with classic leisure spaces, asthe traditional center. |
id |
UFC-7_c7782b1ff639579b3ae8affef8f2efe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/59567 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CEThe shopping and the formation of news areas centrals on urban space at Fortaleza/CEEspaço urbanoNovas centralidadesShopping centerThis article deals withthe formation of new centersin Fortaleza and its relation to the shopping malls. Introducing a theoretical reflection on topics such as centrality, consumption and urban space, is discussed the influence of the establishment of shopping malls in the direction of the urban space inFortaleza. It is also the consumption-leisure relationship, and how these new businesseshave changed the dynamics of production of sociability spaces, promoting competition with classic leisure spaces, asthe traditional center.Este artigo trata da formação de novas centralidades em Fortaleza e sua relação com os shoppings centers. Apresentando uma reflexão teórica acerca de temáticas como centralidade, consumo e espaço urbano, é abordado a influência do estabelecimento dos shoppings centersno direcionamento do espaço urbano da capital cearense. Trata-se também a relação consumo-lazer, e de que forma esses novos estabelecimentos comerciais modificaram a dinâmica de produção de espaços de sociabilidade, promovendo a concorrência com espaços clássicos de lazer, como o centro tradicional.Boletim de Geografia2021-07-15T13:53:55Z2021-07-15T13:53:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, Fábio de Oliveira; GONÇALVES, Tiago Estevam. O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE. Boletim de Geografia, Maringá, v. 31, n. 1. p. 31-39. jan./abr. 2013.0102-5198http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59567Matos, Fábio de OliveiraGonçalves, Tiago Estevamporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-30T13:19:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:05.564419Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE The shopping and the formation of news areas centrals on urban space at Fortaleza/CE |
title |
O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE |
spellingShingle |
O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE Matos, Fábio de Oliveira Espaço urbano Novas centralidades Shopping center |
title_short |
O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE |
title_full |
O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE |
title_fullStr |
O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE |
title_full_unstemmed |
O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE |
title_sort |
O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE |
author |
Matos, Fábio de Oliveira |
author_facet |
Matos, Fábio de Oliveira Gonçalves, Tiago Estevam |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Tiago Estevam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Fábio de Oliveira Gonçalves, Tiago Estevam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço urbano Novas centralidades Shopping center |
topic |
Espaço urbano Novas centralidades Shopping center |
description |
This article deals withthe formation of new centersin Fortaleza and its relation to the shopping malls. Introducing a theoretical reflection on topics such as centrality, consumption and urban space, is discussed the influence of the establishment of shopping malls in the direction of the urban space inFortaleza. It is also the consumption-leisure relationship, and how these new businesseshave changed the dynamics of production of sociability spaces, promoting competition with classic leisure spaces, asthe traditional center. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2021-07-15T13:53:55Z 2021-07-15T13:53:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, Fábio de Oliveira; GONÇALVES, Tiago Estevam. O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE. Boletim de Geografia, Maringá, v. 31, n. 1. p. 31-39. jan./abr. 2013. 0102-5198 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59567 |
identifier_str_mv |
MATOS, Fábio de Oliveira; GONÇALVES, Tiago Estevam. O shopping e a formação de novas centralidades no espaço urbano de Fortaleza/CE. Boletim de Geografia, Maringá, v. 31, n. 1. p. 31-39. jan./abr. 2013. 0102-5198 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028857933987840 |