A onomástica em Plauto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19577 |
Resumo: | Longamente praticada pelas civilizações, mas recentemente tratada com o rigor dos avanços da ciência etimológica, dos estudos histórico-comparativos, a onomástica é entendida aqui segundo Trask (2004: 212)162, para quem ela é um ramo da filologia que estuda os nomes próprios, quer referentes a nomes de pessoas (antroponímia), quer referentes a nomes de lugares (toponímia). A prática da motivação antroponímica é antiquíssima em várias culturas, como se verifica, por exemplo, na Bíblia163, tanto no velho testamento quanto no novo: O Senhor Deus formou, pois, o homem (heb. adam) do barro da terra (heb. adamah), e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente. (Gên. 2:7) “E eu te declaro: Tu és Pedro (gr. pétros), e sobre esta pedra (gr. pétra) edificarei a minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16:18). A respeito dessa relação entre a personagem e o seu nome, é digno de nota o que diz SILVA (1986)164, ao comentar sobre alguns traços estilísticos do romance do século XVIII e de quase todo o século XIX: “O nome da personagem funciona frequentemente como um indício, como se a relação entre o significante (nome) e o significado (conteúdo psicológico, ideológico, etc.) da personagem fosse motivada intrinsicamente” (p. 705)... |
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