A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Michele Medeiros de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carneiro, Raul Seixas Marques, Gomes, Renata Ferreira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124
Resumo: A formação dos profissionais que atuarão como formadores em cursos da modalidade semipresencial é um dos desafios das instituições que ofertam esta modalidade. Pela carência de profissionais qualificados, muitas vezes é necessário que professores e tutores sem formação em Educação a Distância (EaD) atuem nestes cursos. Este trabalho objetiva estudar se os professores que atuaram no curso de Graduação Semipresencial em Informática da Universidade Estadual do Ceará, entre o anos de 2009 e 2010, possuem formação em EaD. Estudamos bibliografia que incluiu Belloni (2006), Castillo (2005), Magalhães Junior et. all (2008), Mooore e Kearsley (2007), Palloff e Pratt (2004) e Pimentel (2009), onde percebemos que o formador na EaD precisa desenvolver características específicas, como adaptar conteúdos para a modalidade e desenvolver estratégias de acompanhamento e motivação do aluno. O estudo considerou informações disponibilizadas pelos professores na Plataforma Lattes do CNPq, indicando se possuíam formação para utilização da EaD e as instituições nas quais obtiveram essa capacitação. Do total de 30 professores que atuaram no referido curso, somente 07 possuem formação para atuarem com EaD. Mesmo estando em processo de estudo, o número reduzido de professores com a referida capacitação demonstra a necessidade do aumento da oferta de formação em EaD, por parte das instituições que ofertam esta modalidade, assim como um maior acompanhamento aos formadores pelas Coordenações destas graduações, para suprir as possíveis dificuldades que estes formadores poderão encontrar em sua prática com EaD, para evitar que o professor repita práticas do ensino presencial na educação a distância.
id UFC-7_c801f616337f361132ffda74d6696279
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21124
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UABEducação à DistânciaFormação de FormadoresCurso de Informática Semipresencial da UECEA formação dos profissionais que atuarão como formadores em cursos da modalidade semipresencial é um dos desafios das instituições que ofertam esta modalidade. Pela carência de profissionais qualificados, muitas vezes é necessário que professores e tutores sem formação em Educação a Distância (EaD) atuem nestes cursos. Este trabalho objetiva estudar se os professores que atuaram no curso de Graduação Semipresencial em Informática da Universidade Estadual do Ceará, entre o anos de 2009 e 2010, possuem formação em EaD. Estudamos bibliografia que incluiu Belloni (2006), Castillo (2005), Magalhães Junior et. all (2008), Mooore e Kearsley (2007), Palloff e Pratt (2004) e Pimentel (2009), onde percebemos que o formador na EaD precisa desenvolver características específicas, como adaptar conteúdos para a modalidade e desenvolver estratégias de acompanhamento e motivação do aluno. O estudo considerou informações disponibilizadas pelos professores na Plataforma Lattes do CNPq, indicando se possuíam formação para utilização da EaD e as instituições nas quais obtiveram essa capacitação. Do total de 30 professores que atuaram no referido curso, somente 07 possuem formação para atuarem com EaD. Mesmo estando em processo de estudo, o número reduzido de professores com a referida capacitação demonstra a necessidade do aumento da oferta de formação em EaD, por parte das instituições que ofertam esta modalidade, assim como um maior acompanhamento aos formadores pelas Coordenações destas graduações, para suprir as possíveis dificuldades que estes formadores poderão encontrar em sua prática com EaD, para evitar que o professor repita práticas do ensino presencial na educação a distância.2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxosMagalhães Junior, Antonio GermanoOliveira, Michele Medeiros deCarneiro, Raul Seixas MarquesGomes, Renata Ferreira2016-11-21T13:15:49Z2016-11-21T13:15:49Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Michele Medeiros de; CARNEIRO, Raul Seixas Marques; GOMES, Renata Ferreira; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-102177-7624http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T13:56:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21124Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:41.968211Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB
title A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB
spellingShingle A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB
Oliveira, Michele Medeiros de
Educação à Distância
Formação de Formadores
Curso de Informática Semipresencial da UECE
title_short A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB
title_full A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB
title_fullStr A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB
title_full_unstemmed A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB
title_sort A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB
author Oliveira, Michele Medeiros de
author_facet Oliveira, Michele Medeiros de
Carneiro, Raul Seixas Marques
Gomes, Renata Ferreira
author_role author
author2 Carneiro, Raul Seixas Marques
Gomes, Renata Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães Junior, Antonio Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Michele Medeiros de
Carneiro, Raul Seixas Marques
Gomes, Renata Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à Distância
Formação de Formadores
Curso de Informática Semipresencial da UECE
topic Educação à Distância
Formação de Formadores
Curso de Informática Semipresencial da UECE
description A formação dos profissionais que atuarão como formadores em cursos da modalidade semipresencial é um dos desafios das instituições que ofertam esta modalidade. Pela carência de profissionais qualificados, muitas vezes é necessário que professores e tutores sem formação em Educação a Distância (EaD) atuem nestes cursos. Este trabalho objetiva estudar se os professores que atuaram no curso de Graduação Semipresencial em Informática da Universidade Estadual do Ceará, entre o anos de 2009 e 2010, possuem formação em EaD. Estudamos bibliografia que incluiu Belloni (2006), Castillo (2005), Magalhães Junior et. all (2008), Mooore e Kearsley (2007), Palloff e Pratt (2004) e Pimentel (2009), onde percebemos que o formador na EaD precisa desenvolver características específicas, como adaptar conteúdos para a modalidade e desenvolver estratégias de acompanhamento e motivação do aluno. O estudo considerou informações disponibilizadas pelos professores na Plataforma Lattes do CNPq, indicando se possuíam formação para utilização da EaD e as instituições nas quais obtiveram essa capacitação. Do total de 30 professores que atuaram no referido curso, somente 07 possuem formação para atuarem com EaD. Mesmo estando em processo de estudo, o número reduzido de professores com a referida capacitação demonstra a necessidade do aumento da oferta de formação em EaD, por parte das instituições que ofertam esta modalidade, assim como um maior acompanhamento aos formadores pelas Coordenações destas graduações, para suprir as possíveis dificuldades que estes formadores poderão encontrar em sua prática com EaD, para evitar que o professor repita práticas do ensino presencial na educação a distância.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-21T13:15:49Z
2016-11-21T13:15:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Michele Medeiros de; CARNEIRO, Raul Seixas Marques; GOMES, Renata Ferreira; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10
2177-7624
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124
identifier_str_mv OLIVEIRA, Michele Medeiros de; CARNEIRO, Raul Seixas Marques; GOMES, Renata Ferreira; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10
2177-7624
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
publisher.none.fl_str_mv 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029045158281216