A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124 |
Resumo: | A formação dos profissionais que atuarão como formadores em cursos da modalidade semipresencial é um dos desafios das instituições que ofertam esta modalidade. Pela carência de profissionais qualificados, muitas vezes é necessário que professores e tutores sem formação em Educação a Distância (EaD) atuem nestes cursos. Este trabalho objetiva estudar se os professores que atuaram no curso de Graduação Semipresencial em Informática da Universidade Estadual do Ceará, entre o anos de 2009 e 2010, possuem formação em EaD. Estudamos bibliografia que incluiu Belloni (2006), Castillo (2005), Magalhães Junior et. all (2008), Mooore e Kearsley (2007), Palloff e Pratt (2004) e Pimentel (2009), onde percebemos que o formador na EaD precisa desenvolver características específicas, como adaptar conteúdos para a modalidade e desenvolver estratégias de acompanhamento e motivação do aluno. O estudo considerou informações disponibilizadas pelos professores na Plataforma Lattes do CNPq, indicando se possuíam formação para utilização da EaD e as instituições nas quais obtiveram essa capacitação. Do total de 30 professores que atuaram no referido curso, somente 07 possuem formação para atuarem com EaD. Mesmo estando em processo de estudo, o número reduzido de professores com a referida capacitação demonstra a necessidade do aumento da oferta de formação em EaD, por parte das instituições que ofertam esta modalidade, assim como um maior acompanhamento aos formadores pelas Coordenações destas graduações, para suprir as possíveis dificuldades que estes formadores poderão encontrar em sua prática com EaD, para evitar que o professor repita práticas do ensino presencial na educação a distância. |
id |
UFC-7_c801f616337f361132ffda74d6696279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/21124 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UABEducação à DistânciaFormação de FormadoresCurso de Informática Semipresencial da UECEA formação dos profissionais que atuarão como formadores em cursos da modalidade semipresencial é um dos desafios das instituições que ofertam esta modalidade. Pela carência de profissionais qualificados, muitas vezes é necessário que professores e tutores sem formação em Educação a Distância (EaD) atuem nestes cursos. Este trabalho objetiva estudar se os professores que atuaram no curso de Graduação Semipresencial em Informática da Universidade Estadual do Ceará, entre o anos de 2009 e 2010, possuem formação em EaD. Estudamos bibliografia que incluiu Belloni (2006), Castillo (2005), Magalhães Junior et. all (2008), Mooore e Kearsley (2007), Palloff e Pratt (2004) e Pimentel (2009), onde percebemos que o formador na EaD precisa desenvolver características específicas, como adaptar conteúdos para a modalidade e desenvolver estratégias de acompanhamento e motivação do aluno. O estudo considerou informações disponibilizadas pelos professores na Plataforma Lattes do CNPq, indicando se possuíam formação para utilização da EaD e as instituições nas quais obtiveram essa capacitação. Do total de 30 professores que atuaram no referido curso, somente 07 possuem formação para atuarem com EaD. Mesmo estando em processo de estudo, o número reduzido de professores com a referida capacitação demonstra a necessidade do aumento da oferta de formação em EaD, por parte das instituições que ofertam esta modalidade, assim como um maior acompanhamento aos formadores pelas Coordenações destas graduações, para suprir as possíveis dificuldades que estes formadores poderão encontrar em sua prática com EaD, para evitar que o professor repita práticas do ensino presencial na educação a distância.2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxosMagalhães Junior, Antonio GermanoOliveira, Michele Medeiros deCarneiro, Raul Seixas MarquesGomes, Renata Ferreira2016-11-21T13:15:49Z2016-11-21T13:15:49Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Michele Medeiros de; CARNEIRO, Raul Seixas Marques; GOMES, Renata Ferreira; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-102177-7624http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T13:56:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21124Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:41.968211Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB |
title |
A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB |
spellingShingle |
A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB Oliveira, Michele Medeiros de Educação à Distância Formação de Formadores Curso de Informática Semipresencial da UECE |
title_short |
A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB |
title_full |
A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB |
title_fullStr |
A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB |
title_full_unstemmed |
A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB |
title_sort |
A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB |
author |
Oliveira, Michele Medeiros de |
author_facet |
Oliveira, Michele Medeiros de Carneiro, Raul Seixas Marques Gomes, Renata Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Raul Seixas Marques Gomes, Renata Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhães Junior, Antonio Germano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Michele Medeiros de Carneiro, Raul Seixas Marques Gomes, Renata Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à Distância Formação de Formadores Curso de Informática Semipresencial da UECE |
topic |
Educação à Distância Formação de Formadores Curso de Informática Semipresencial da UECE |
description |
A formação dos profissionais que atuarão como formadores em cursos da modalidade semipresencial é um dos desafios das instituições que ofertam esta modalidade. Pela carência de profissionais qualificados, muitas vezes é necessário que professores e tutores sem formação em Educação a Distância (EaD) atuem nestes cursos. Este trabalho objetiva estudar se os professores que atuaram no curso de Graduação Semipresencial em Informática da Universidade Estadual do Ceará, entre o anos de 2009 e 2010, possuem formação em EaD. Estudamos bibliografia que incluiu Belloni (2006), Castillo (2005), Magalhães Junior et. all (2008), Mooore e Kearsley (2007), Palloff e Pratt (2004) e Pimentel (2009), onde percebemos que o formador na EaD precisa desenvolver características específicas, como adaptar conteúdos para a modalidade e desenvolver estratégias de acompanhamento e motivação do aluno. O estudo considerou informações disponibilizadas pelos professores na Plataforma Lattes do CNPq, indicando se possuíam formação para utilização da EaD e as instituições nas quais obtiveram essa capacitação. Do total de 30 professores que atuaram no referido curso, somente 07 possuem formação para atuarem com EaD. Mesmo estando em processo de estudo, o número reduzido de professores com a referida capacitação demonstra a necessidade do aumento da oferta de formação em EaD, por parte das instituições que ofertam esta modalidade, assim como um maior acompanhamento aos formadores pelas Coordenações destas graduações, para suprir as possíveis dificuldades que estes formadores poderão encontrar em sua prática com EaD, para evitar que o professor repita práticas do ensino presencial na educação a distância. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-11-21T13:15:49Z 2016-11-21T13:15:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Michele Medeiros de; CARNEIRO, Raul Seixas Marques; GOMES, Renata Ferreira; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10 2177-7624 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Michele Medeiros de; CARNEIRO, Raul Seixas Marques; GOMES, Renata Ferreira; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10 2177-7624 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos |
publisher.none.fl_str_mv |
2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029045158281216 |