Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriano, Judite Antunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Herbster, Caio Julio Lima, Gonçalves, Gadiel Siembra, Vasconcelos, Vitoria de Oliveira, Cardoso, Saulo Carneiro, Campos, Ana Cláudia Nascimento
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44871
Resumo: Diversos fatores podem contribuir para o aumento da evasão dos discentes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, podendo-se citar principalmente as dificuldades de adaptação ao meio acadêmico e as disciplinas bases do semestre inicial. Dessa forma objetivou-se integrar os calouros do curso de agronomia ao âmbito acadêmico através de atividades extracurriculares que enriquecessem e os atraíssem para uma possível área de atuação. Esta ambientação dos recém- ingressos se deu por meio de práticas com ovinos ligadas a anatomia e reprodução animal. As práticas foram feitas nas instalações do Laboratório de Estudos em Reprodução Animal (LERA/DZ/CCA/UFC) e nos horários livres dos estudantes, onde eles foram levados a conhecer o Laboratório de Anatomia Animal, tiveram práticas de coleta de sêmen e sangue e também puderam simular uma análise de sêmen, fazer leitura de lâminas entre outras atividades e ao final de cada prática foi entregue um questionário para eles com as seguintes perguntas: “Como você considera seu nível de interesse pelas práticas?”, “Você considera que as práticas são validas para a sua ambientação no curso?”, “Após as práticas você se sentiu direcionado a alguma área de seu interesse no curso?”, “Você considera que a monitoria atendeu aos objetivos esperados?”. Era necessário dar uma nota de 1 a 5 para cada pergunta, onde 1 é péssimo e 5 é excelente. O resultado foi satisfatório já que 62,5% julgaram ter tido excelente interesse nas práticas, 75% consideraram as práticas importantes para a ambientação ao curso, 62,5% tiveram interesse pelas áreas apresentadas e 50% tiveram os objetivos esperados atendidos. Os alunos que participaram das práticas afirmaram ter mais interesse pelo curso após a participação nas práticas e consequentemente não querer desistir do curso, o que atende ao objetivo inicial de integrar e ambientar esses alunos ao meio acadêmico.
id UFC-7_c90702a0ea2db5b4bf5b683e36664621
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44871
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de AgronomiaEvasãoMonitoriaCurso de AgronomiaDiversos fatores podem contribuir para o aumento da evasão dos discentes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, podendo-se citar principalmente as dificuldades de adaptação ao meio acadêmico e as disciplinas bases do semestre inicial. Dessa forma objetivou-se integrar os calouros do curso de agronomia ao âmbito acadêmico através de atividades extracurriculares que enriquecessem e os atraíssem para uma possível área de atuação. Esta ambientação dos recém- ingressos se deu por meio de práticas com ovinos ligadas a anatomia e reprodução animal. As práticas foram feitas nas instalações do Laboratório de Estudos em Reprodução Animal (LERA/DZ/CCA/UFC) e nos horários livres dos estudantes, onde eles foram levados a conhecer o Laboratório de Anatomia Animal, tiveram práticas de coleta de sêmen e sangue e também puderam simular uma análise de sêmen, fazer leitura de lâminas entre outras atividades e ao final de cada prática foi entregue um questionário para eles com as seguintes perguntas: “Como você considera seu nível de interesse pelas práticas?”, “Você considera que as práticas são validas para a sua ambientação no curso?”, “Após as práticas você se sentiu direcionado a alguma área de seu interesse no curso?”, “Você considera que a monitoria atendeu aos objetivos esperados?”. Era necessário dar uma nota de 1 a 5 para cada pergunta, onde 1 é péssimo e 5 é excelente. O resultado foi satisfatório já que 62,5% julgaram ter tido excelente interesse nas práticas, 75% consideraram as práticas importantes para a ambientação ao curso, 62,5% tiveram interesse pelas áreas apresentadas e 50% tiveram os objetivos esperados atendidos. Os alunos que participaram das práticas afirmaram ter mais interesse pelo curso após a participação nas práticas e consequentemente não querer desistir do curso, o que atende ao objetivo inicial de integrar e ambientar esses alunos ao meio acadêmico.Universidade Federal do Ceará2019-08-20T15:10:57Z2019-08-20T15:10:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCIPRIANO, Judite Antunes; et al. Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44871Cipriano, Judite AntunesHerbster, Caio Julio LimaGonçalves, Gadiel SiembraVasconcelos, Vitoria de OliveiraCardoso, Saulo CarneiroCampos, Ana Cláudia Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44871Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:43.666886Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia
title Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia
spellingShingle Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia
Cipriano, Judite Antunes
Evasão
Monitoria
Curso de Agronomia
title_short Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia
title_full Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia
title_fullStr Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia
title_full_unstemmed Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia
title_sort Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia
author Cipriano, Judite Antunes
author_facet Cipriano, Judite Antunes
Herbster, Caio Julio Lima
Gonçalves, Gadiel Siembra
Vasconcelos, Vitoria de Oliveira
Cardoso, Saulo Carneiro
Campos, Ana Cláudia Nascimento
author_role author
author2 Herbster, Caio Julio Lima
Gonçalves, Gadiel Siembra
Vasconcelos, Vitoria de Oliveira
Cardoso, Saulo Carneiro
Campos, Ana Cláudia Nascimento
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipriano, Judite Antunes
Herbster, Caio Julio Lima
Gonçalves, Gadiel Siembra
Vasconcelos, Vitoria de Oliveira
Cardoso, Saulo Carneiro
Campos, Ana Cláudia Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Monitoria
Curso de Agronomia
topic Evasão
Monitoria
Curso de Agronomia
description Diversos fatores podem contribuir para o aumento da evasão dos discentes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, podendo-se citar principalmente as dificuldades de adaptação ao meio acadêmico e as disciplinas bases do semestre inicial. Dessa forma objetivou-se integrar os calouros do curso de agronomia ao âmbito acadêmico através de atividades extracurriculares que enriquecessem e os atraíssem para uma possível área de atuação. Esta ambientação dos recém- ingressos se deu por meio de práticas com ovinos ligadas a anatomia e reprodução animal. As práticas foram feitas nas instalações do Laboratório de Estudos em Reprodução Animal (LERA/DZ/CCA/UFC) e nos horários livres dos estudantes, onde eles foram levados a conhecer o Laboratório de Anatomia Animal, tiveram práticas de coleta de sêmen e sangue e também puderam simular uma análise de sêmen, fazer leitura de lâminas entre outras atividades e ao final de cada prática foi entregue um questionário para eles com as seguintes perguntas: “Como você considera seu nível de interesse pelas práticas?”, “Você considera que as práticas são validas para a sua ambientação no curso?”, “Após as práticas você se sentiu direcionado a alguma área de seu interesse no curso?”, “Você considera que a monitoria atendeu aos objetivos esperados?”. Era necessário dar uma nota de 1 a 5 para cada pergunta, onde 1 é péssimo e 5 é excelente. O resultado foi satisfatório já que 62,5% julgaram ter tido excelente interesse nas práticas, 75% consideraram as práticas importantes para a ambientação ao curso, 62,5% tiveram interesse pelas áreas apresentadas e 50% tiveram os objetivos esperados atendidos. Os alunos que participaram das práticas afirmaram ter mais interesse pelo curso após a participação nas práticas e consequentemente não querer desistir do curso, o que atende ao objetivo inicial de integrar e ambientar esses alunos ao meio acadêmico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-20T15:10:57Z
2019-08-20T15:10:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CIPRIANO, Judite Antunes; et al. Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44871
identifier_str_mv CIPRIANO, Judite Antunes; et al. Utilização de práticas ligadas à reprodução animal na ambientação de recém-ingressos no Curso de Agronomia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028834510897152