Uma leitura ética do cuidado na morte e no morrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Juliana Vieira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freire, Jose Celio
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48822
Resumo: Decorrente de um processo sócio histórico, a morte tornou-se um tabu para a sociedade atual. Há um fechamento do tema, afastando-o das discussões cotidianas e isolando sua vivência. Esse contexto impacta a formação e a atuação dos profissionais de saúde, desencadeando sentimentos de despreparo, fracasso e sofrimento. Disso decorre um cuidado em saúde pouco humanizado aos pacientes em fim de vida, demarcando a supremacia da técnica nas relações de cuidado e um esquecimento do lugar do outro. O objetivo geral desta pesquisa é, portanto, compreender qual substrato ético sustenta as relações de cuidado dos profissionais de saúde junto a crianças e adolescentes em processo de morte e morrer, tendo como horizonte ético a perspectiva da alteridade radical em Emmanuel Lévinas. Buscando-se também: conhecer, a partir da visão dos profissionais de saúde, a relação estabelecida entre eles e os pacientes em processo de morte e morrer; discutir as formas de cuidado destinadas a esses pacientes; e analisar o referencial teórico reconhecido pelos profissionais de saúde que embasa o fazer em saúde. O pensamento de Lévinas é tomado como base neste trabalho, pois propõe um novo paradigma para a investigação filosófica a partir da dimensão ética, na qual o Outro é tido como supremo, como aquele a quem devo tudo e a quem tenho total responsabilidade. O imperativo ético de Lévinas nos exige a vida dos sentidos, da afetação e da sensibilidade para com o Outro que se contrapõem ao cuidado eminentemente técnico e sem espaço para a alteridade. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada na proposta da desconstrução, em Jacques Derrida, e utilizará o grupo focal com profissionais da saúde de um hospital pediátrico para obtenção das informações. Como desdobramento da pesquisa, almeja-se constituir espaços para pensar a relação entre ética e cuidado e fomentar o desenvolvimento de relações de cuidado pautadas na dimensão ética do fazer em saúde, beneficiando pacientes e profissionais.
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