Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38817 |
Resumo: | Esta pesquisa avalia como, no livro didático (1a a 4a séries do Ensino Fundamental), encontra-se evidenciada a relação existente entre o Sistema de Numeração Decimal – SND e as operações fundamentais. O interesse pelo tema nasceu de problemas percebidos na licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Em sala de aula, os futuros professores apresentavam dificuldades em compreender tal relação (Barreto, 2005 e Maia, 2004). Associou-se a isto análises apontadas na literatura acerca das mesmas dificuldades enfrentadas por crianças das séries iniciais da escolaridade (Nunes, 1997; Carraher, 2001; Zunino, 1995; Lerner, 2001; Kamii, 1999). [...] |
id |
UFC-7_ca1ca57f4557f0f1f6fb3c2560400b8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38817 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didáticoLivro didáticoEnsino fundamentalSistema de Numeração DecimalEsta pesquisa avalia como, no livro didático (1a a 4a séries do Ensino Fundamental), encontra-se evidenciada a relação existente entre o Sistema de Numeração Decimal – SND e as operações fundamentais. O interesse pelo tema nasceu de problemas percebidos na licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Em sala de aula, os futuros professores apresentavam dificuldades em compreender tal relação (Barreto, 2005 e Maia, 2004). Associou-se a isto análises apontadas na literatura acerca das mesmas dificuldades enfrentadas por crianças das séries iniciais da escolaridade (Nunes, 1997; Carraher, 2001; Zunino, 1995; Lerner, 2001; Kamii, 1999). [...]2019-01-17T13:04:58Z2019-01-17T13:04:58Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARRETO, Marcilia Chagas; MAIA, Madeline Gurgel Barreto. Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38817Barreto, Marcilia ChagasMaia, Madeline Gurgel Barretoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38817Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:36.657364Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático |
title |
Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático |
spellingShingle |
Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático Barreto, Marcilia Chagas Livro didático Ensino fundamental Sistema de Numeração Decimal |
title_short |
Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático |
title_full |
Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático |
title_fullStr |
Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático |
title_full_unstemmed |
Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático |
title_sort |
Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático |
author |
Barreto, Marcilia Chagas |
author_facet |
Barreto, Marcilia Chagas Maia, Madeline Gurgel Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Madeline Gurgel Barreto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Marcilia Chagas Maia, Madeline Gurgel Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Ensino fundamental Sistema de Numeração Decimal |
topic |
Livro didático Ensino fundamental Sistema de Numeração Decimal |
description |
Esta pesquisa avalia como, no livro didático (1a a 4a séries do Ensino Fundamental), encontra-se evidenciada a relação existente entre o Sistema de Numeração Decimal – SND e as operações fundamentais. O interesse pelo tema nasceu de problemas percebidos na licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Em sala de aula, os futuros professores apresentavam dificuldades em compreender tal relação (Barreto, 2005 e Maia, 2004). Associou-se a isto análises apontadas na literatura acerca das mesmas dificuldades enfrentadas por crianças das séries iniciais da escolaridade (Nunes, 1997; Carraher, 2001; Zunino, 1995; Lerner, 2001; Kamii, 1999). [...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-01-17T13:04:58Z 2019-01-17T13:04:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARRETO, Marcilia Chagas; MAIA, Madeline Gurgel Barreto. Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38817 |
identifier_str_mv |
BARRETO, Marcilia Chagas; MAIA, Madeline Gurgel Barreto. Articulação entre operações aritméticas e sistema decimal: uma avaliação do livro didático. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028798936907776 |