A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, José Gerardo
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205
Resumo: VASCONCELOS, José Gerardo. A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 32-37, 1995.
id UFC-7_ca8d2d40145257f12077ed336024eb3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14205
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel FoucaultSaber e poderDisciplinamentoÉticaViolênciaEducação na escolaVASCONCELOS, José Gerardo. A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 32-37, 1995.Este estudo constitui parte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre o pensamento de Michel Foucault, extensão do qual foram alguns seminários, proferidos na Universidade Estadual do Ceará, em maio de 1994, tendo como temática central a Ética, a Violência e o Poder. Procuraremos entender aqui a possível relação do assunto com a escola, tomando-se em consideração o fato de que a possibilidade de atuação sobre os corpos dos indivíduos torna-se mais visível nos espaços institucionais. Isso não quer dizer porém, que o poder deixe de se manifestar nas demais esferas do cotidiano, pois que este grande objeto dos estudos de Foucault deve ser entendido como algo essencialmente relacional, produtor de saber e de subjetividade. Assim, pois, é que o autor da Microfísica do Poder se posiciona acerca da explicação dos movimentos do poder: Quando penso na mecânica do poder, penso em sua forma capilar de existir, no ponto em que o poder encontra o nível dos indivíduos, atinge seus corpos, vem se inserir em seus gestos, suas atitudes, seus discursos, sua aprendizagem, sua vida quotidiana. (FOUCAULT, 1986b: 131)...Revista Educação em Debate2015-11-27T15:05:11Z2015-11-27T15:05:11Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVasconcelos, J. G. (1995)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205Vasconcelos, José Gerardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:52:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14205Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:41.369941Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault
title A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault
spellingShingle A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault
Vasconcelos, José Gerardo
Saber e poder
Disciplinamento
Ética
Violência
Educação na escola
title_short A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault
title_full A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault
title_fullStr A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault
title_full_unstemmed A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault
title_sort A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault
author Vasconcelos, José Gerardo
author_facet Vasconcelos, José Gerardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, José Gerardo
dc.subject.por.fl_str_mv Saber e poder
Disciplinamento
Ética
Violência
Educação na escola
topic Saber e poder
Disciplinamento
Ética
Violência
Educação na escola
description VASCONCELOS, José Gerardo. A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 32-37, 1995.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2015-11-27T15:05:11Z
2015-11-27T15:05:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Vasconcelos, J. G. (1995)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205
identifier_str_mv Vasconcelos, J. G. (1995)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028813371604992