A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205 |
Resumo: | VASCONCELOS, José Gerardo. A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 32-37, 1995. |
id |
UFC-7_ca8d2d40145257f12077ed336024eb3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14205 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel FoucaultSaber e poderDisciplinamentoÉticaViolênciaEducação na escolaVASCONCELOS, José Gerardo. A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 32-37, 1995.Este estudo constitui parte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre o pensamento de Michel Foucault, extensão do qual foram alguns seminários, proferidos na Universidade Estadual do Ceará, em maio de 1994, tendo como temática central a Ética, a Violência e o Poder. Procuraremos entender aqui a possível relação do assunto com a escola, tomando-se em consideração o fato de que a possibilidade de atuação sobre os corpos dos indivíduos torna-se mais visível nos espaços institucionais. Isso não quer dizer porém, que o poder deixe de se manifestar nas demais esferas do cotidiano, pois que este grande objeto dos estudos de Foucault deve ser entendido como algo essencialmente relacional, produtor de saber e de subjetividade. Assim, pois, é que o autor da Microfísica do Poder se posiciona acerca da explicação dos movimentos do poder: Quando penso na mecânica do poder, penso em sua forma capilar de existir, no ponto em que o poder encontra o nível dos indivíduos, atinge seus corpos, vem se inserir em seus gestos, suas atitudes, seus discursos, sua aprendizagem, sua vida quotidiana. (FOUCAULT, 1986b: 131)...Revista Educação em Debate2015-11-27T15:05:11Z2015-11-27T15:05:11Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVasconcelos, J. G. (1995)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205Vasconcelos, José Gerardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:52:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14205Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:41.369941Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault |
title |
A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault |
spellingShingle |
A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault Vasconcelos, José Gerardo Saber e poder Disciplinamento Ética Violência Educação na escola |
title_short |
A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault |
title_full |
A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault |
title_fullStr |
A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault |
title_full_unstemmed |
A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault |
title_sort |
A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault |
author |
Vasconcelos, José Gerardo |
author_facet |
Vasconcelos, José Gerardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, José Gerardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber e poder Disciplinamento Ética Violência Educação na escola |
topic |
Saber e poder Disciplinamento Ética Violência Educação na escola |
description |
VASCONCELOS, José Gerardo. A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 32-37, 1995. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 2015-11-27T15:05:11Z 2015-11-27T15:05:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Vasconcelos, J. G. (1995) 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205 |
identifier_str_mv |
Vasconcelos, J. G. (1995) 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028813371604992 |