A experiência no exercício da profissão e a relação com o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7580 |
Resumo: | Esta tese resulta de uma pesquisa que teve por objeto a experiência do exercício da profissão e o saber ensinar, um estudo com professores dos cursos de bacharelado. O objetivo foi compreender como os professores do ensino superior sem formação pedagógica formal e com experiências concomitantes em atividades profissionais específicas elaboram sua competência para o trabalho docente em cursos de bacharelado por ocasião de sua prática. E os objetivos específicos foram: caracterizar as concepções pedagógicas e as práticas dos professores, identificando os elementos da ação situada que contribuem para interferir nas suas deliberações em sala de aula; identificar a relação entre a formação específica e sua prática em sala de aula; mapear como sucede a integração entre a atuação em sua atividade profissional específica e a profissão da docência; analisar as práticas dos professores, diagnosticando como se define e se faz a competência docente e examinar os saberes da experiência, elaborando, de forma colaborativa, os princípios de uma competência da docência universitária. Para responder à questão de pesquisa, a investigação trabalhou no âmbito teórico, as categorias trabalho docente, profissionalidade, epistemologia da prática e competência docente. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores bacharéis que exercem concomitamente a profissão de sua formação específica nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação e Sistema de informação de uma instituição superior privada. A investigação baseou-se na abordagem qualitativa com referencial teórico-metodológico da pesquisa colaborativa, caracterizando pela socialização dos saberes elaborados no percurso da pesquisa, dando o enfoque formativo e investigativo, simultaneamente. O trabalho de campo teve a duração de um ano e meio, incluindo momento de imersão, por meio de entrevistas, debates, orientações, reflexões e estudos de casos de ensino, cuja análise foi realizada. Para a análise, apreciou-se a importância das enunciações coletivas elaboradas no percurso da investigação, bem como os significados tecidos pelos professores colaboradores, estabelecendo questões, relações e identificação dos elementos apresentados no conteúdo, articulando com os aportes teóricos. Os resultados reafirmam a tese de que os saberes construídos no exercício da profissão podem ser articulados aos saberes necessários à docência no ensino superior. É preciso repensar a docência, valorizando os saberes elaborados na prática da profissão da área específica com os saberes experienciais do trabalho docente articulados aos conhecimentos teóricos da aprendizagem. As diversas formas de ensinar traduzem e perpassam a experiência profissional da área de atuação especifica. O impacto da pesquisa na prática do professor foi manifestado por significativas mudanças, ainda tímidas, mas significativas, percebidas ao longo da investigação. A convivência com o grupo pela abordagem da pesquisa colaborativa despertou provocações de ordem epistemológica, manifestadas pela compreensão da docência como profissão; a percepção da importância da cultura colaborativa entre os professores; a prática de abertura para intervenções entre os pares; a apropriação das exigências inerentes à profissão docente; o entendimento da contribuição da profissão da área específica para os saberes da docência, despertado para a importância da articulação das profissões e o investimento na disponibilização de tempo para a docência. |
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A experiência no exercício da profissão e a relação com o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado no ensino superiorEpistemology of practiceTeaching CompetenceUniversidades e faculdades particulares - Fortaleza(CE) - Corpo docenteProfessores universitários - Formação - Fortaleza(CE)Educação - Estudo e ensino(Superior) - Fortaleza(CE)Professores universitários - Fortaleza(CE) - AtitudesTeoria do conhecimentoEsta tese resulta de uma pesquisa que teve por objeto a experiência do exercício da profissão e o saber ensinar, um estudo com professores dos cursos de bacharelado. O objetivo foi compreender como os professores do ensino superior sem formação pedagógica formal e com experiências concomitantes em atividades profissionais específicas elaboram sua competência para o trabalho docente em cursos de bacharelado por ocasião de sua prática. E os objetivos específicos foram: caracterizar as concepções pedagógicas e as práticas dos professores, identificando os elementos da ação situada que contribuem para interferir nas suas deliberações em sala de aula; identificar a relação entre a formação específica e sua prática em sala de aula; mapear como sucede a integração entre a atuação em sua atividade profissional específica e a profissão da docência; analisar as práticas dos professores, diagnosticando como se define e se faz a competência docente e examinar os saberes da experiência, elaborando, de forma colaborativa, os princípios de uma competência da docência universitária. Para responder à questão de pesquisa, a investigação trabalhou no âmbito teórico, as categorias trabalho docente, profissionalidade, epistemologia da prática e competência docente. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores bacharéis que exercem concomitamente a profissão de sua formação específica nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação e Sistema de informação de uma instituição superior privada. A investigação baseou-se na abordagem qualitativa com referencial teórico-metodológico da pesquisa colaborativa, caracterizando pela socialização dos saberes elaborados no percurso da pesquisa, dando o enfoque formativo e investigativo, simultaneamente. O trabalho de campo teve a duração de um ano e meio, incluindo momento de imersão, por meio de entrevistas, debates, orientações, reflexões e estudos de casos de ensino, cuja análise foi realizada. Para a análise, apreciou-se a importância das enunciações coletivas elaboradas no percurso da investigação, bem como os significados tecidos pelos professores colaboradores, estabelecendo questões, relações e identificação dos elementos apresentados no conteúdo, articulando com os aportes teóricos. Os resultados reafirmam a tese de que os saberes construídos no exercício da profissão podem ser articulados aos saberes necessários à docência no ensino superior. É preciso repensar a docência, valorizando os saberes elaborados na prática da profissão da área específica com os saberes experienciais do trabalho docente articulados aos conhecimentos teóricos da aprendizagem. As diversas formas de ensinar traduzem e perpassam a experiência profissional da área de atuação especifica. O impacto da pesquisa na prática do professor foi manifestado por significativas mudanças, ainda tímidas, mas significativas, percebidas ao longo da investigação. A convivência com o grupo pela abordagem da pesquisa colaborativa despertou provocações de ordem epistemológica, manifestadas pela compreensão da docência como profissão; a percepção da importância da cultura colaborativa entre os professores; a prática de abertura para intervenções entre os pares; a apropriação das exigências inerentes à profissão docente; o entendimento da contribuição da profissão da área específica para os saberes da docência, despertado para a importância da articulação das profissões e o investimento na disponibilização de tempo para a docência.www.teses.ufc.brTherrien, JacquesLacerda, Cecília Rosa2014-03-07T17:33:51Z2014-03-07T17:33:51Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLACERDA, Cecília Rosa. A experiência no exercício da profissão e a relação com o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado no ensino superior. 2011. 249f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7580porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-21T11:59:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7580Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:28.484273Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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