A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Elismária Catarina Barros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10472
Resumo: O objeto de estudo da pesquisa que deu origem a esta dissertação foi o significado da escola na vida de adolescentes que estão na condição de acolhimento institucional. A partir de narrativas orais e de outras formas de expressão – desenho, pintura, gestualidade, fotografia, contação de histórias e dilemas morais, os sujeitos desta pesquisa representaram como se sentem e como veem aquela instituição, permitindo, assim, identificar dois aspectos centrais: a capacidade da escola lidar com os estigmas sociais que marcam a condição de acolhidas e o potencial de promoção de resiliência nas práticas e relações estabelecidas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da estratégia do estudo de caso de história de vida (BOGDAN e BIKLEN, 1994), combinado com o método da entrevista narrativa (JOVCHELOVITH e BAUER, 2002). A pesquisa foi desenvolvida no município de Maracanaú, envolvendo cinco adolescentes acolhidas na Casa Família Maria Mãe da Ternura, instituição gerida por freiras da Congregação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Dores. Todas são do sexo feminino e estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa. A temática central da dissertação colocou-me diante de duas instituições fundamentais para a formação de crianças e adolescentes e para a garantia de direitos, inserindo a pesquisa nos campos da Educação em Direitos Humanos, da Sociologia da Juventude e dos estudos sobre resiliência e sobre estigma. A combinação dos métodos anteriormente citados, permitiu a produção de narrativas das adolescentes em que as mesmas tiveram a oportunidade de refletir sobre a forma que a escola lhes tratam, dando-me, como pesquisadora, elementos para uma interpretação sobre as contribuições ou não das experiências vividas no ambiente escolar para uma resposta resiliente às adversidades vivenciadas e aos estigmas enfrentados. Através das narrativas foi possível constatar que a escola é um espaço promotor de significativas experiências de sociabilidade, principalmente no que diz respeito às relações com os pares, porém, não responde às expectativas das adolescentes no que diz respeito ao apoio a situações de estigma vivenciadas, além de, apesar de seu potencial para a promoção da resiliência, pouco contribuir para sua construção na vida das adolescentes.
id UFC-7_cbec0d77495e1153ec02cede79f791bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/10472
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepçõesLa escuela en la vida de adolescente en situación de acogida institucional: narrativas y percepcionesAcogida InstitucionalEscuelaNarrativas AutobiográficasAdolescentes – Assistência em instituições – Maracanaú (CE)Adolescentes – Escola – Assistência em instituições – Maracanaú (CE)O objeto de estudo da pesquisa que deu origem a esta dissertação foi o significado da escola na vida de adolescentes que estão na condição de acolhimento institucional. A partir de narrativas orais e de outras formas de expressão – desenho, pintura, gestualidade, fotografia, contação de histórias e dilemas morais, os sujeitos desta pesquisa representaram como se sentem e como veem aquela instituição, permitindo, assim, identificar dois aspectos centrais: a capacidade da escola lidar com os estigmas sociais que marcam a condição de acolhidas e o potencial de promoção de resiliência nas práticas e relações estabelecidas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da estratégia do estudo de caso de história de vida (BOGDAN e BIKLEN, 1994), combinado com o método da entrevista narrativa (JOVCHELOVITH e BAUER, 2002). A pesquisa foi desenvolvida no município de Maracanaú, envolvendo cinco adolescentes acolhidas na Casa Família Maria Mãe da Ternura, instituição gerida por freiras da Congregação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Dores. Todas são do sexo feminino e estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa. A temática central da dissertação colocou-me diante de duas instituições fundamentais para a formação de crianças e adolescentes e para a garantia de direitos, inserindo a pesquisa nos campos da Educação em Direitos Humanos, da Sociologia da Juventude e dos estudos sobre resiliência e sobre estigma. A combinação dos métodos anteriormente citados, permitiu a produção de narrativas das adolescentes em que as mesmas tiveram a oportunidade de refletir sobre a forma que a escola lhes tratam, dando-me, como pesquisadora, elementos para uma interpretação sobre as contribuições ou não das experiências vividas no ambiente escolar para uma resposta resiliente às adversidades vivenciadas e aos estigmas enfrentados. Através das narrativas foi possível constatar que a escola é um espaço promotor de significativas experiências de sociabilidade, principalmente no que diz respeito às relações com os pares, porém, não responde às expectativas das adolescentes no que diz respeito ao apoio a situações de estigma vivenciadas, além de, apesar de seu potencial para a promoção da resiliência, pouco contribuir para sua construção na vida das adolescentes.El objeto del estudio de investigación que llevó a esta tesis fue la importancia de la escuela en la vida de los adolescentes que están en condiciones de acogida institucional. De las narrativas orales y otras formas de expresión - dibujo, pintura, el gesto, la fotografía, la narración y los dilemas morales, los sujetos de este estudio representan cómo se sienten y ver cómo esa institución, lo que permite identificar dos aspectos clave: la capacidad de la escuela para hacer frente a los estigmas sociales que marcan la condición recibida y el potencial para la promoción de la resiliencia en las prácticas y relaciones que se establecen. La encuesta se desarrolló a partir del estudio de caso de la historia de la vida (BOGDAN y BIKLEN, 1994), en combinación con el método de entrevista narrativa (JOVCHELOVITH y BAUER, 2002). La investigación se realizó en Maracanaú, participan cinco adolescentes recibieron en la Casa Familia María Madre de la Ternura, una institución de monjas de la Congregación de las Hermanas Misioneras de Nuestra Señora de los Dolores. Todas son mujeres y estudiar en la Escuela Primaria Municipal Rui Barbosa. El tema central de la tesis me puso en dos instituciones fundamentales para la educación de los niños y adolescentes y para garantizar los derechos, entrando en la investigación en los campos de la Educación en Derechos Humanos, Sociología de la Juventud y los estudios sobre la resiliencia y el estigma. La combinación de métodos previamente citados, permitió la producción de narrativas de los adolescentes en el que tuvieron la oportunidad de reflexionar sobre la forma en que la escuela los trataba, y me da, como investigadora, elementos para una interpretación sobre si las contribuciones de experiencias en el ámbito escolar para una respuesta flexible a la adversidad y el estigma experimentado. A través de las narraciones se determinó que la escuela es un promotor de experiencias significativas de espacio de sociabilidad, especialmente con respecto a las relaciones con sus compañeros, sin embargo, no cumplió con las expectativas de los adolescentes en relación con el apoyo a las situaciones experimentadas estigma, por otra parte, a pesar de su potencial para promover la resiliencia, contribuyen poco a su construcción en la vida de los adolescentes.www.teses.ufc.brOlinda, Ercília Maria Braga dePinto, Elismária Catarina Barros2015-01-19T15:32:56Z2015-01-19T15:32:56Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, Elismária Catarina Barros. A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções. 2014. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10472porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-18T15:13:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/10472Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:16.044763Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções
La escuela en la vida de adolescente en situación de acogida institucional: narrativas y percepciones
title A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções
spellingShingle A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções
Pinto, Elismária Catarina Barros
Acogida Institucional
Escuela
Narrativas Autobiográficas
Adolescentes – Assistência em instituições – Maracanaú (CE)
Adolescentes – Escola – Assistência em instituições – Maracanaú (CE)
title_short A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções
title_full A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções
title_fullStr A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções
title_full_unstemmed A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções
title_sort A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções
author Pinto, Elismária Catarina Barros
author_facet Pinto, Elismária Catarina Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Olinda, Ercília Maria Braga de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Elismária Catarina Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Acogida Institucional
Escuela
Narrativas Autobiográficas
Adolescentes – Assistência em instituições – Maracanaú (CE)
Adolescentes – Escola – Assistência em instituições – Maracanaú (CE)
topic Acogida Institucional
Escuela
Narrativas Autobiográficas
Adolescentes – Assistência em instituições – Maracanaú (CE)
Adolescentes – Escola – Assistência em instituições – Maracanaú (CE)
description O objeto de estudo da pesquisa que deu origem a esta dissertação foi o significado da escola na vida de adolescentes que estão na condição de acolhimento institucional. A partir de narrativas orais e de outras formas de expressão – desenho, pintura, gestualidade, fotografia, contação de histórias e dilemas morais, os sujeitos desta pesquisa representaram como se sentem e como veem aquela instituição, permitindo, assim, identificar dois aspectos centrais: a capacidade da escola lidar com os estigmas sociais que marcam a condição de acolhidas e o potencial de promoção de resiliência nas práticas e relações estabelecidas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da estratégia do estudo de caso de história de vida (BOGDAN e BIKLEN, 1994), combinado com o método da entrevista narrativa (JOVCHELOVITH e BAUER, 2002). A pesquisa foi desenvolvida no município de Maracanaú, envolvendo cinco adolescentes acolhidas na Casa Família Maria Mãe da Ternura, instituição gerida por freiras da Congregação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Dores. Todas são do sexo feminino e estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa. A temática central da dissertação colocou-me diante de duas instituições fundamentais para a formação de crianças e adolescentes e para a garantia de direitos, inserindo a pesquisa nos campos da Educação em Direitos Humanos, da Sociologia da Juventude e dos estudos sobre resiliência e sobre estigma. A combinação dos métodos anteriormente citados, permitiu a produção de narrativas das adolescentes em que as mesmas tiveram a oportunidade de refletir sobre a forma que a escola lhes tratam, dando-me, como pesquisadora, elementos para uma interpretação sobre as contribuições ou não das experiências vividas no ambiente escolar para uma resposta resiliente às adversidades vivenciadas e aos estigmas enfrentados. Através das narrativas foi possível constatar que a escola é um espaço promotor de significativas experiências de sociabilidade, principalmente no que diz respeito às relações com os pares, porém, não responde às expectativas das adolescentes no que diz respeito ao apoio a situações de estigma vivenciadas, além de, apesar de seu potencial para a promoção da resiliência, pouco contribuir para sua construção na vida das adolescentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-01-19T15:32:56Z
2015-01-19T15:32:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Elismária Catarina Barros. A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções. 2014. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10472
identifier_str_mv PINTO, Elismária Catarina Barros. A escola na vida de adolescentes em situação de acolhimento institucional: narrativas e percepções. 2014. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028831539232768