O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Neto, José Maria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63589
Resumo: Este trabalho analisa questões sobre a circulação dos bondes de tração animal em Fortaleza entre 1880, quando foram inaugurados os serviços de transportes de passageiros e cargas, e 1914, ano em que foram substituídos pelos bondes elétricos. Como objeto de pesquisa, o bonde conecta-se com a história dos transportes e das cidades, contribuindo para a compreensão da mobilidade urbana e sua correlação com a expansão urbana. A partir desse objeto, busco problematizar as estreitas relações que envolviam os discursos a favor do progresso, os usos do bonde, suas atribuições enquanto produto da modernização e o cruzamento de diferentes temporalidades no cotidiano dos sujeitos daquele momento. Através do bonde de tração animal, discute-se a mobilidade urbana e suas dimensões socioculturais, que envolvem, entre outros elementos, o desenvolvimento tecnológico, a busca de lucro por parte dos acionistas da empresa Ferro Carril do Ceará, as reclamações e acidentes envolvendo passageiros e pedestres, o direito à cidade e a refiguração dos espaços. Para tanto, foram utilizados como fontes os jornais, os códigos de postura, textos literários, fotografias, planta urbana, entre outros materiais documentais e bibliográficos de referência teórica e metodológica.
id UFC-7_cc734dd88d7ce48c5c7040721de49fbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63589
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)Bonde de tração animalMobilidadeCidadeEste trabalho analisa questões sobre a circulação dos bondes de tração animal em Fortaleza entre 1880, quando foram inaugurados os serviços de transportes de passageiros e cargas, e 1914, ano em que foram substituídos pelos bondes elétricos. Como objeto de pesquisa, o bonde conecta-se com a história dos transportes e das cidades, contribuindo para a compreensão da mobilidade urbana e sua correlação com a expansão urbana. A partir desse objeto, busco problematizar as estreitas relações que envolviam os discursos a favor do progresso, os usos do bonde, suas atribuições enquanto produto da modernização e o cruzamento de diferentes temporalidades no cotidiano dos sujeitos daquele momento. Através do bonde de tração animal, discute-se a mobilidade urbana e suas dimensões socioculturais, que envolvem, entre outros elementos, o desenvolvimento tecnológico, a busca de lucro por parte dos acionistas da empresa Ferro Carril do Ceará, as reclamações e acidentes envolvendo passageiros e pedestres, o direito à cidade e a refiguração dos espaços. Para tanto, foram utilizados como fontes os jornais, os códigos de postura, textos literários, fotografias, planta urbana, entre outros materiais documentais e bibliográficos de referência teórica e metodológica.Cette recherche analyse les questions relatives à la circulation des tramways à traction animale à Fortaleza entre 1880, date de l'inauguration des services de transport de passagers et de marchandises, et 1914, année de leur remplacement par des tramways électriques. En tant qu'objet de recherche, le tramway renoue avec l'histoire des transports et des villes, contribuant à la compréhension de la mobilité urbaine et de sa corrélation avec l'expansion urbaine. A partir de cet objet, je cherche à problématiser les relations étroites qui impliquent les discours en faveur du progrès, les usages du tramway, ses attributions comme produit de la modernisation et le croisement des différentes temporalités dans le quotidien des sujets à l'époque. Nous abordons la mobilité urbaine et ses dimensions socioculturelles, qui impliquent, entre autres éléments, le développement technologique, la quête de profit des actionnaires de la société Ferro Carril do Ceará, les plaintes et les accidents impliquant des passagers et des piétons et, enfin, le droit à la ville et redressement des espaces, à travers les tramways à traction animale. Pour autant, nous avons utilisé comme sources les journaux, les codes de posture, les textes littéraires, les photographies, le plan urbain, entre autres supports documentaires et bibliographiques de référence théorique et méthodologique.Silva Filho, Antonio Luiz Macêdo eAlmeida Neto, José Maria2022-01-19T14:12:09Z2022-01-19T14:12:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA NETO, José Maria. O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914) . Orientador: Antonio Luiz Macêdo e Silva Filho. 2021. 216 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63589porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-20T19:51:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63589Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:39.794714Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)
title O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)
spellingShingle O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)
Almeida Neto, José Maria
Bonde de tração animal
Mobilidade
Cidade
title_short O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)
title_full O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)
title_fullStr O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)
title_full_unstemmed O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)
title_sort O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)
author Almeida Neto, José Maria
author_facet Almeida Neto, José Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Filho, Antonio Luiz Macêdo e
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Neto, José Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Bonde de tração animal
Mobilidade
Cidade
topic Bonde de tração animal
Mobilidade
Cidade
description Este trabalho analisa questões sobre a circulação dos bondes de tração animal em Fortaleza entre 1880, quando foram inaugurados os serviços de transportes de passageiros e cargas, e 1914, ano em que foram substituídos pelos bondes elétricos. Como objeto de pesquisa, o bonde conecta-se com a história dos transportes e das cidades, contribuindo para a compreensão da mobilidade urbana e sua correlação com a expansão urbana. A partir desse objeto, busco problematizar as estreitas relações que envolviam os discursos a favor do progresso, os usos do bonde, suas atribuições enquanto produto da modernização e o cruzamento de diferentes temporalidades no cotidiano dos sujeitos daquele momento. Através do bonde de tração animal, discute-se a mobilidade urbana e suas dimensões socioculturais, que envolvem, entre outros elementos, o desenvolvimento tecnológico, a busca de lucro por parte dos acionistas da empresa Ferro Carril do Ceará, as reclamações e acidentes envolvendo passageiros e pedestres, o direito à cidade e a refiguração dos espaços. Para tanto, foram utilizados como fontes os jornais, os códigos de postura, textos literários, fotografias, planta urbana, entre outros materiais documentais e bibliográficos de referência teórica e metodológica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-19T14:12:09Z
2022-01-19T14:12:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA NETO, José Maria. O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914) . Orientador: Antonio Luiz Macêdo e Silva Filho. 2021. 216 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63589
identifier_str_mv ALMEIDA NETO, José Maria. O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914) . Orientador: Antonio Luiz Macêdo e Silva Filho. 2021. 216 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028734604673024