O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Neto, José Maria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63589
Resumo: Este trabalho analisa questões sobre a circulação dos bondes de tração animal em Fortaleza entre 1880, quando foram inaugurados os serviços de transportes de passageiros e cargas, e 1914, ano em que foram substituídos pelos bondes elétricos. Como objeto de pesquisa, o bonde conecta-se com a história dos transportes e das cidades, contribuindo para a compreensão da mobilidade urbana e sua correlação com a expansão urbana. A partir desse objeto, busco problematizar as estreitas relações que envolviam os discursos a favor do progresso, os usos do bonde, suas atribuições enquanto produto da modernização e o cruzamento de diferentes temporalidades no cotidiano dos sujeitos daquele momento. Através do bonde de tração animal, discute-se a mobilidade urbana e suas dimensões socioculturais, que envolvem, entre outros elementos, o desenvolvimento tecnológico, a busca de lucro por parte dos acionistas da empresa Ferro Carril do Ceará, as reclamações e acidentes envolvendo passageiros e pedestres, o direito à cidade e a refiguração dos espaços. Para tanto, foram utilizados como fontes os jornais, os códigos de postura, textos literários, fotografias, planta urbana, entre outros materiais documentais e bibliográficos de referência teórica e metodológica.
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