Desigualdade de gênero da duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Júnior, José Raimundo de Araújo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Oliveira, Paulo Felipe Alencar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/944
Resumo: Verifica a existência de desigualdade de gênero na duração do desemprego e os seus possíveis efeitos sobre o salário aceito pelo trabalhador no momento de saída do estado de desemprego. Utiliza os microdados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do ano de 2006, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise da duração do desemprego é realizada com base no modelo de risco proporcional, assumindo-se uma distribuição Weibull e controlando-se a heterogeneidade nãoobservada, assumindo-se uma distribuição do tipo Gamma. A equação de salários aceitos é estimada a partir do método de mínimos quadrados em dois estágios, devido à possível simultaneidade entre as variáveis de salário e de duração do desemprego. Os resultados mostram que existe uma diferença de gênero significativa no risco de saída do estado de desemprego. Um resultado importante é o fato de o número de crianças no domicílio afetar o risco de forma oposta para homens e mulheres. Essa assimetria reflete condições econômicas, sociais e culturais. Em relação à dependência da duração, encontra-se um efeito negativo da duração do desemprego sobre o salário aceito pelo trabalhador. Estes resultados geram uma nova perspectiva de estudo da diferenciação de gênero no mercado de trabalho brasileiro.
id UFC-7_ce2286e9b538a662bebd501d9b191130
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/944
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desigualdade de gênero da duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no BrasilDesempregoSaláriosVerifica a existência de desigualdade de gênero na duração do desemprego e os seus possíveis efeitos sobre o salário aceito pelo trabalhador no momento de saída do estado de desemprego. Utiliza os microdados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do ano de 2006, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise da duração do desemprego é realizada com base no modelo de risco proporcional, assumindo-se uma distribuição Weibull e controlando-se a heterogeneidade nãoobservada, assumindo-se uma distribuição do tipo Gamma. A equação de salários aceitos é estimada a partir do método de mínimos quadrados em dois estágios, devido à possível simultaneidade entre as variáveis de salário e de duração do desemprego. Os resultados mostram que existe uma diferença de gênero significativa no risco de saída do estado de desemprego. Um resultado importante é o fato de o número de crianças no domicílio afetar o risco de forma oposta para homens e mulheres. Essa assimetria reflete condições econômicas, sociais e culturais. Em relação à dependência da duração, encontra-se um efeito negativo da duração do desemprego sobre o salário aceito pelo trabalhador. Estes resultados geram uma nova perspectiva de estudo da diferenciação de gênero no mercado de trabalho brasileiro.Revista Econômica do Nordeste2011-10-26T21:41:31Z2011-10-26T21:41:31Z2009-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, José Raimundo; OLIVEIRA, Paulo Felipe Alencar de. Desigualdade de gênero na duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil. Revista Econômica do Nordeste, v.40, n.4, p.42-60, out./dez. 2009.01000551http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/944Carvalho Júnior, José Raimundo de AraújoOliveira, Paulo Felipe Alencar deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-12T18:24:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/944Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:40.763032Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade de gênero da duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil
title Desigualdade de gênero da duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil
spellingShingle Desigualdade de gênero da duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil
Carvalho Júnior, José Raimundo de Araújo
Desemprego
Salários
title_short Desigualdade de gênero da duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil
title_full Desigualdade de gênero da duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil
title_fullStr Desigualdade de gênero da duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil
title_full_unstemmed Desigualdade de gênero da duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil
title_sort Desigualdade de gênero da duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil
author Carvalho Júnior, José Raimundo de Araújo
author_facet Carvalho Júnior, José Raimundo de Araújo
Oliveira, Paulo Felipe Alencar de
author_role author
author2 Oliveira, Paulo Felipe Alencar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Júnior, José Raimundo de Araújo
Oliveira, Paulo Felipe Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Desemprego
Salários
topic Desemprego
Salários
description Verifica a existência de desigualdade de gênero na duração do desemprego e os seus possíveis efeitos sobre o salário aceito pelo trabalhador no momento de saída do estado de desemprego. Utiliza os microdados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do ano de 2006, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise da duração do desemprego é realizada com base no modelo de risco proporcional, assumindo-se uma distribuição Weibull e controlando-se a heterogeneidade nãoobservada, assumindo-se uma distribuição do tipo Gamma. A equação de salários aceitos é estimada a partir do método de mínimos quadrados em dois estágios, devido à possível simultaneidade entre as variáveis de salário e de duração do desemprego. Os resultados mostram que existe uma diferença de gênero significativa no risco de saída do estado de desemprego. Um resultado importante é o fato de o número de crianças no domicílio afetar o risco de forma oposta para homens e mulheres. Essa assimetria reflete condições econômicas, sociais e culturais. Em relação à dependência da duração, encontra-se um efeito negativo da duração do desemprego sobre o salário aceito pelo trabalhador. Estes resultados geram uma nova perspectiva de estudo da diferenciação de gênero no mercado de trabalho brasileiro.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10
2011-10-26T21:41:31Z
2011-10-26T21:41:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, José Raimundo; OLIVEIRA, Paulo Felipe Alencar de. Desigualdade de gênero na duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil. Revista Econômica do Nordeste, v.40, n.4, p.42-60, out./dez. 2009.
01000551
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/944
identifier_str_mv CARVALHO, José Raimundo; OLIVEIRA, Paulo Felipe Alencar de. Desigualdade de gênero na duração do desemprego e seus efeitos sobre os salários aceitos no Brasil. Revista Econômica do Nordeste, v.40, n.4, p.42-60, out./dez. 2009.
01000551
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Econômica do Nordeste
publisher.none.fl_str_mv Revista Econômica do Nordeste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028993593507840