Avaliação institucional no contexto da educação inclusiva: o caso do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Clemilda dos Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bezerra, Neiliane Alves
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38004
Resumo: O debate sobre a inclusão das pessoas com deficiências na vida social, econômica e política aparece há muito tempo como pauta de discussão de autoridades governamentais e não governamentais. No entanto, é preciso efetivar esse discurso na prática através de ações concretas para uma mudança de cultura em relação à convivência com a pessoa com deficiência. Dentre os eventos mais recentes sobre o tema da inclusão, encontra-se a Declaração de Salamanca, aprovada desde 1994, na Conferência Mundial de Necessidades Educacionais Especiais, na Espanha. O documento estabeleceu várias diretrizes para nortear as políticas de Educação Especial e garante à pessoa com deficiência o ingresso nas escolas regulares por considerar esses espaços adequados para combater o preconceito e a discriminação e configurar-se como um sistema educacional inclusivo. [...]
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