Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricca, Diego Eneas Peres
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nivoloni, Graziela, Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63671
Resumo: Objetiva-se observar aspectos relativos à interação de crianças, de quatro a cinco anos de idade, entre si e com o meio, por meio de experimentos práticos, a fim de potencializar os dados obtidos junto aos usuários, gerando reflexões a respeito da participação destes no processo de projeto de espaços direcionados ao brincar infantil. Parte-se de uma breve contextualização histórica e teórica referente ao ato de projetar, discutindo-o como uma ação linguística e interpretativa, apresentam-se exemplos que servem de referência de aplicação prática para, finalmente, discutir experimentos realizados pelos autores durante a pesquisa. Estas dinâmicas se estabeleceram por meio do diálogo e da observação de crianças e permitiram depreender conceitos a partir da atividade de pesquisa colaborativa entre usuário, designer e espaço. Com base nestas análises, conclui-se que o processo de projeto de espaços relativos ao brincar precisa ser repensado e aprimorado considerando a participação dos usuários ou atores envolvidos e a implementação de estratégias de conversação e interação com crianças.
id UFC-7_ce3f000f4801545d09015e3f059bd709
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63671
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projetoFree playing experiments: the user as a participant of the design processDesign centrado no usuárioDesign participativoProcesso de projetoLivre brincarObjetiva-se observar aspectos relativos à interação de crianças, de quatro a cinco anos de idade, entre si e com o meio, por meio de experimentos práticos, a fim de potencializar os dados obtidos junto aos usuários, gerando reflexões a respeito da participação destes no processo de projeto de espaços direcionados ao brincar infantil. Parte-se de uma breve contextualização histórica e teórica referente ao ato de projetar, discutindo-o como uma ação linguística e interpretativa, apresentam-se exemplos que servem de referência de aplicação prática para, finalmente, discutir experimentos realizados pelos autores durante a pesquisa. Estas dinâmicas se estabeleceram por meio do diálogo e da observação de crianças e permitiram depreender conceitos a partir da atividade de pesquisa colaborativa entre usuário, designer e espaço. Com base nestas análises, conclui-se que o processo de projeto de espaços relativos ao brincar precisa ser repensado e aprimorado considerando a participação dos usuários ou atores envolvidos e a implementação de estratégias de conversação e interação com crianças.V!RUS2022-01-24T23:27:06Z2022-01-24T23:27:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRICCA, D. E. P.; NIVOLONI, G.; MAZZILLI, C. de T. S. Experimentações para o livre brincar: Usuário participante do processo de projeto. V!RUS, São Carlos, n. 17, 2018.2175-974xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6367117;Ricca, Diego Eneas PeresNivoloni, GrazielaMazzilli, Clice de Toledo Sanjarinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T15:33:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63671Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:38.551478Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projeto
Free playing experiments: the user as a participant of the design process
title Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projeto
spellingShingle Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projeto
Ricca, Diego Eneas Peres
Design centrado no usuário
Design participativo
Processo de projeto
Livre brincar
title_short Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projeto
title_full Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projeto
title_fullStr Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projeto
title_full_unstemmed Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projeto
title_sort Experimentações para o livre brincar: usuário participante do processo de projeto
author Ricca, Diego Eneas Peres
author_facet Ricca, Diego Eneas Peres
Nivoloni, Graziela
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
author_role author
author2 Nivoloni, Graziela
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricca, Diego Eneas Peres
Nivoloni, Graziela
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
dc.subject.por.fl_str_mv Design centrado no usuário
Design participativo
Processo de projeto
Livre brincar
topic Design centrado no usuário
Design participativo
Processo de projeto
Livre brincar
description Objetiva-se observar aspectos relativos à interação de crianças, de quatro a cinco anos de idade, entre si e com o meio, por meio de experimentos práticos, a fim de potencializar os dados obtidos junto aos usuários, gerando reflexões a respeito da participação destes no processo de projeto de espaços direcionados ao brincar infantil. Parte-se de uma breve contextualização histórica e teórica referente ao ato de projetar, discutindo-o como uma ação linguística e interpretativa, apresentam-se exemplos que servem de referência de aplicação prática para, finalmente, discutir experimentos realizados pelos autores durante a pesquisa. Estas dinâmicas se estabeleceram por meio do diálogo e da observação de crianças e permitiram depreender conceitos a partir da atividade de pesquisa colaborativa entre usuário, designer e espaço. Com base nestas análises, conclui-se que o processo de projeto de espaços relativos ao brincar precisa ser repensado e aprimorado considerando a participação dos usuários ou atores envolvidos e a implementação de estratégias de conversação e interação com crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-01-24T23:27:06Z
2022-01-24T23:27:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RICCA, D. E. P.; NIVOLONI, G.; MAZZILLI, C. de T. S. Experimentações para o livre brincar: Usuário participante do processo de projeto. V!RUS, São Carlos, n. 17, 2018.
2175-974x
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63671
identifier_str_mv RICCA, D. E. P.; NIVOLONI, G.; MAZZILLI, C. de T. S. Experimentações para o livre brincar: Usuário participante do processo de projeto. V!RUS, São Carlos, n. 17, 2018.
2175-974x
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 17;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V!RUS
publisher.none.fl_str_mv V!RUS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028961414807552