Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Lairana Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Wagner Alves de, Maia, Débora Aline Soares, Bastos Neto, Moisés, Azevedo, Diana Cristina Silva de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54433
Resumo: Em processos de separação por adsorção é essencial conhecer as características do material com o qual se trabalha. Diferentes técnicas de caracterização podem ser empregadas para analisar amostras de adsorventes, dentre elas, a microcalorimetria de adsorção destaca-se como um método direto para a obtenção de dados energéticos assim como cinéticos. Este trabalho propõe analisar os parâmetros termocinéticos obtidos a partir de curvas calorimétricas para carbonos ativados comerciais impregnados. As amostras foram caracterizadas por isotermas de N2 a 77 K e isotermas de CO2 a 273 K para obter área superficial, volume de poros, volume de microporos e a distribuição dos tamanhos dos poros (PSD), e por microcalorimetria de adsorção para calcular as curvas de entalpia diferencial e o parâmetro termocinético. Analisando as curvas do parâmetro termocinético para todas as amostras, pode-se notar que a curva para a amostra impregnada com sódio exibe difusão térmica mais lenta que as outras, provavelmente devido à interação Na+/CO2. Os valores para os parâmetros situaram-se entre 260-220 s.
id UFC-7_cfa6a029df38bbc3c40522a4eac6eb7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54433
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnadosAdsorçãoTermocinéticoMicrocalorimetriaEm processos de separação por adsorção é essencial conhecer as características do material com o qual se trabalha. Diferentes técnicas de caracterização podem ser empregadas para analisar amostras de adsorventes, dentre elas, a microcalorimetria de adsorção destaca-se como um método direto para a obtenção de dados energéticos assim como cinéticos. Este trabalho propõe analisar os parâmetros termocinéticos obtidos a partir de curvas calorimétricas para carbonos ativados comerciais impregnados. As amostras foram caracterizadas por isotermas de N2 a 77 K e isotermas de CO2 a 273 K para obter área superficial, volume de poros, volume de microporos e a distribuição dos tamanhos dos poros (PSD), e por microcalorimetria de adsorção para calcular as curvas de entalpia diferencial e o parâmetro termocinético. Analisando as curvas do parâmetro termocinético para todas as amostras, pode-se notar que a curva para a amostra impregnada com sódio exibe difusão térmica mais lenta que as outras, provavelmente devido à interação Na+/CO2. Os valores para os parâmetros situaram-se entre 260-220 s.2020-10-02T15:56:15Z2020-10-02T15:56:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDUARTE, Lairana Lima; SOUSA, Wagner Alves de; MAIA, Débora Aline Soares; BASTOS NETO, Moisés; AZEVEDO, Diana Cristina Silva de. Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII., 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII., 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais […] São Paulo, 2018.2359-1757http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54433Duarte, Lairana LimaSousa, Wagner Alves deMaia, Débora Aline SoaresBastos Neto, MoisésAzevedo, Diana Cristina Silva deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-02T16:09:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54433Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:08.010304Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados
title Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados
spellingShingle Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados
Duarte, Lairana Lima
Adsorção
Termocinético
Microcalorimetria
title_short Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados
title_full Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados
title_fullStr Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados
title_full_unstemmed Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados
title_sort Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados
author Duarte, Lairana Lima
author_facet Duarte, Lairana Lima
Sousa, Wagner Alves de
Maia, Débora Aline Soares
Bastos Neto, Moisés
Azevedo, Diana Cristina Silva de
author_role author
author2 Sousa, Wagner Alves de
Maia, Débora Aline Soares
Bastos Neto, Moisés
Azevedo, Diana Cristina Silva de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Lairana Lima
Sousa, Wagner Alves de
Maia, Débora Aline Soares
Bastos Neto, Moisés
Azevedo, Diana Cristina Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Adsorção
Termocinético
Microcalorimetria
topic Adsorção
Termocinético
Microcalorimetria
description Em processos de separação por adsorção é essencial conhecer as características do material com o qual se trabalha. Diferentes técnicas de caracterização podem ser empregadas para analisar amostras de adsorventes, dentre elas, a microcalorimetria de adsorção destaca-se como um método direto para a obtenção de dados energéticos assim como cinéticos. Este trabalho propõe analisar os parâmetros termocinéticos obtidos a partir de curvas calorimétricas para carbonos ativados comerciais impregnados. As amostras foram caracterizadas por isotermas de N2 a 77 K e isotermas de CO2 a 273 K para obter área superficial, volume de poros, volume de microporos e a distribuição dos tamanhos dos poros (PSD), e por microcalorimetria de adsorção para calcular as curvas de entalpia diferencial e o parâmetro termocinético. Analisando as curvas do parâmetro termocinético para todas as amostras, pode-se notar que a curva para a amostra impregnada com sódio exibe difusão térmica mais lenta que as outras, provavelmente devido à interação Na+/CO2. Os valores para os parâmetros situaram-se entre 260-220 s.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-02T15:56:15Z
2020-10-02T15:56:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Lairana Lima; SOUSA, Wagner Alves de; MAIA, Débora Aline Soares; BASTOS NETO, Moisés; AZEVEDO, Diana Cristina Silva de. Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII., 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII., 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais […] São Paulo, 2018.
2359-1757
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54433
identifier_str_mv DUARTE, Lairana Lima; SOUSA, Wagner Alves de; MAIA, Débora Aline Soares; BASTOS NETO, Moisés; AZEVEDO, Diana Cristina Silva de. Análise do parâmetro termocinético para carbonos impregnados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXII., 23 a 26 set. 2018; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVII., 27 a 28 set. 2018, São Paulo, Brasil. Anais […] São Paulo, 2018.
2359-1757
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029028967219200