Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Aparecida Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37422
Resumo: ALMEIDA, Maria Aparecida Lima .Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce. 2015. 58f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza Ce), 2015.
id UFC-7_d0d30af953923775fd0b732fe96c4975
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37422
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ceEducação InfantilDocênciaSaberesChild educationTeaching professionKnowledgeALMEIDA, Maria Aparecida Lima .Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce. 2015. 58f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza Ce), 2015.The present paper aims at assessing the level of professional competence in teachers of child education in the municipal network of public schools in Fortaleza, Ceará, especially the ones who work with children in the third stage of child education. This assessment is based on tools that these professionals have pointed out as necessary in order to work with children at this level, as well as in their justifications for pointing out such knowledge and the way it is built by these professionals. The subjects of this research are regular teachers of the Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Seven teachers took part in the research by submitting themselves to our semi-structured interview, which was the tool for construction of data. To achieve our goals, we rely on the theoretical support of scholars who discuss the teaching profession early childhood education, especially the contribuitions of Oliveira-Formosinho (2005). After analyzed, the data showed in that the teachers, to become good professionals at the Children III, regard as necessary for them to build knowledge about the stages of development the children on its multiple languages. The justifications presented by them indicate that by building such knowledge they develop greater safety in practice, in the treatment the challenges of teaching activity and aid planning. This knowledge, in their view, are built in times of reading and personal study, the constant comments about the child’s behavior, interactions with family and in times of planning and exchange of experiences with classmates. We conclude that the teachers consider the fundamental theoretical basis through the scholars of early childhood education and a positive affective relationship between teacher and child. Key words:O presente trabalho tem como objetivo estudar a competência profissional de professores da Educação Infantil da rede municipal de Fortaleza-CE, especialmente os que atuam na etapa do Infantil III, com base nos saberes apontados por eles como necessários para trabalhar com as crianças desse nível, nas justificativas ao elencarem tais saberes e nos modos como estes estão sendo por eles construídos. Os sujeitos que participaram desta pesquisa são professoras efetivas da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Ao todo, participaram sete docentes, com as quais utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento para a construção dos dados. Para alcançar os nossos objetivos, contamos com o apoio teórico de estudiosos que discutem a profissionalidade docente na Educação Infantil, em especial as contribuições de Oliveira-Formosinho (2005). Após analisados, os dados nos mostraram que as professoras, para se tornarem boas profissionais no Infantil III, consideram como necessário que elas construam saberes sobre os estágios do desenvolvimento da criança e sobre suas múltiplas linguagens. As justificativas apresentadas por elas indicam que, ao construírem tais saberes, elas desenvolvem maior segurança no fazer docente, no atendimento aos desafios da atividade e no auxílio ao planejamento. Esses saberes, segundo elas, são construídos em momentos de leitura e de estudo pessoal, nas observações constantes acerca do comportamento da criança, nas interações com a família e nos momentos de planejamento e trocas de experiências com os colegas de escola. Concluímos que as professoras consideram fundamental o embasamento teórico, através dos estudiosos da educação Infantil, bem como uma relação afetiva positiva entre professora e criança.Dieb, Messias HolandaAlmeida, Maria Aparecida Lima2018-11-19T13:35:26Z2018-11-19T13:35:26Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAlmeida, M. A. L.; Dieb, M. H. (2015)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37422porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-19T13:35:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37422Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:43.930617Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce
title Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce
spellingShingle Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce
Almeida, Maria Aparecida Lima
Educação Infantil
Docência
Saberes
Child education
Teaching profession
Knowledge
title_short Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce
title_full Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce
title_fullStr Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce
title_full_unstemmed Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce
title_sort Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce
author Almeida, Maria Aparecida Lima
author_facet Almeida, Maria Aparecida Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dieb, Messias Holanda
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Aparecida Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Docência
Saberes
Child education
Teaching profession
Knowledge
topic Educação Infantil
Docência
Saberes
Child education
Teaching profession
Knowledge
description ALMEIDA, Maria Aparecida Lima .Aprender a cuidar e educar no infantil III: saberes necessários à atuação do professor por docentes de Fortaleza-ce. 2015. 58f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza Ce), 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-11-19T13:35:26Z
2018-11-19T13:35:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Almeida, M. A. L.; Dieb, M. H. (2015)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37422
identifier_str_mv Almeida, M. A. L.; Dieb, M. H. (2015)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028869080350720