Variação linguística: da teoria ao ensino de línguas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20794 |
Resumo: | No ensino de Língua Estrangeira, geralmente, nos deparamos com a descontextualização no estudo de temas gramaticais. Os livros, segundo afirma Antunes (2007), limitam-se à exposição de uma estrutura gramatical fixa. O professor, muitas vezes, tem conhecimento de Sociolinguística, mas lhe faltam recursos e materiais para aplicá-lo ou faltam pesquisas que reflitam sobre este problema que dificulta o ensino de temas gramaticais. Com isso, o aluno encontra-se limitado, pois o que conhece são estruturas verbais normativas da língua, porque ele não aprendeu, na escola, os usos linguísticos e sim uma fala padronizada. No tocante ao ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira, há um ponto especial a ser relevado: ao estudar uma nova língua, o estudante dificilmente teria dominado antes qualquer variedade desta língua, ao contrário do estudante de Língua Materna que, no começo de sua vida escolar, já falava alguma variedade de sua língua. Por esta razão, o aluno terá dificuldade de realizar uma interação real em Língua Estrangeira, se ele for submetido a uma abordagem tradicional, exclusivamente regulada pelas normas do uso padrão nas aulas desta língua. |
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Variação linguística: da teoria ao ensino de línguasVariação linguísticaEnsino de línguasEnsino da língua estrangeiraA prática da variação linguísticaNo ensino de Língua Estrangeira, geralmente, nos deparamos com a descontextualização no estudo de temas gramaticais. Os livros, segundo afirma Antunes (2007), limitam-se à exposição de uma estrutura gramatical fixa. O professor, muitas vezes, tem conhecimento de Sociolinguística, mas lhe faltam recursos e materiais para aplicá-lo ou faltam pesquisas que reflitam sobre este problema que dificulta o ensino de temas gramaticais. Com isso, o aluno encontra-se limitado, pois o que conhece são estruturas verbais normativas da língua, porque ele não aprendeu, na escola, os usos linguísticos e sim uma fala padronizada. No tocante ao ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira, há um ponto especial a ser relevado: ao estudar uma nova língua, o estudante dificilmente teria dominado antes qualquer variedade desta língua, ao contrário do estudante de Língua Materna que, no começo de sua vida escolar, já falava alguma variedade de sua língua. Por esta razão, o aluno terá dificuldade de realizar uma interação real em Língua Estrangeira, se ele for submetido a uma abordagem tradicional, exclusivamente regulada pelas normas do uso padrão nas aulas desta língua.Edições UERN2016-11-03T18:24:30Z2016-11-03T18:24:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfPONTES, Valdecy de Oliveira. Variação linguística: da teoria ao ensino de línguas. In: VIDAL, Rosângela Maria Bessa; BERNADINO, Rosângela Alves dos Santos; PONTES, Antonio Luciano. (Orgs.). Produção e Ensino de Texto em Diferentes Perspectivas. Mossoró: Edições UERN, 2014, p. 96-104.978-85-7621-088-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20794Pontes, Valdecy de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-08T18:59:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20794Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:32.329697Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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