Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Glícia Maria Pontes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30246
Resumo: BEZERRA, Glícia Maria Pontes. Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
id UFC-7_d19614e9bd54ed203f7843d1a4e98377
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/30246
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiroPublicidadeAutorregulamentaçãoConarBEZERRA, Glícia Maria Pontes. Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.A proposta do artigo é analisar o contexto de fundação do Conar e o início da autorregulamentação publicitária no Brasil. A pesquisa foi possibilitada pelo acesso a fontes bibliográficas e entrevistas, além de coleta de dados documentais registrados por publicações especializadas na área, como a Revista Propaganda e Negócio e o jornal Meio & Mensagem. Concluiu-se que a criação do Conar foi resultado de uma conjunção de fatores, tais como a consolidação do setor através do fortalecimento e criação de suas organizações corporativas, a resistência à censura praticada pela ditadura militar, a influência internacional, a reorganização corporativa do setor publicitário em torno do discurso antiestatizante recorrente no processo de reabertura democrática, além da receptividade do meio empresarial em relação à ideologia neoliberal, que começava a dar seus primeiros sinais no país.2018-03-13T16:11:14Z2018-03-13T16:11:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBezerra, G. M. P. (2015)2175-4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30246Bezerra, Glícia Maria Pontesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:43:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30246Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:36.018836Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro
title Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro
spellingShingle Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro
Bezerra, Glícia Maria Pontes
Publicidade
Autorregulamentação
Conar
title_short Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro
title_full Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro
title_fullStr Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro
title_full_unstemmed Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro
title_sort Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro
author Bezerra, Glícia Maria Pontes
author_facet Bezerra, Glícia Maria Pontes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Glícia Maria Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Autorregulamentação
Conar
topic Publicidade
Autorregulamentação
Conar
description BEZERRA, Glícia Maria Pontes. Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-03-13T16:11:14Z
2018-03-13T16:11:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bezerra, G. M. P. (2015)
2175-4683
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30246
identifier_str_mv Bezerra, G. M. P. (2015)
2175-4683
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028726337699840