Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30246 |
Resumo: | BEZERRA, Glícia Maria Pontes. Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015. |
id |
UFC-7_d19614e9bd54ed203f7843d1a4e98377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/30246 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiroPublicidadeAutorregulamentaçãoConarBEZERRA, Glícia Maria Pontes. Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.A proposta do artigo é analisar o contexto de fundação do Conar e o início da autorregulamentação publicitária no Brasil. A pesquisa foi possibilitada pelo acesso a fontes bibliográficas e entrevistas, além de coleta de dados documentais registrados por publicações especializadas na área, como a Revista Propaganda e Negócio e o jornal Meio & Mensagem. Concluiu-se que a criação do Conar foi resultado de uma conjunção de fatores, tais como a consolidação do setor através do fortalecimento e criação de suas organizações corporativas, a resistência à censura praticada pela ditadura militar, a influência internacional, a reorganização corporativa do setor publicitário em torno do discurso antiestatizante recorrente no processo de reabertura democrática, além da receptividade do meio empresarial em relação à ideologia neoliberal, que começava a dar seus primeiros sinais no país.2018-03-13T16:11:14Z2018-03-13T16:11:14Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBezerra, G. M. P. (2015)2175-4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30246Bezerra, Glícia Maria Pontesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:43:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30246Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:36.018836Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro |
title |
Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro |
spellingShingle |
Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro Bezerra, Glícia Maria Pontes Publicidade Autorregulamentação Conar |
title_short |
Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro |
title_full |
Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro |
title_fullStr |
Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro |
title_full_unstemmed |
Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro |
title_sort |
Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro |
author |
Bezerra, Glícia Maria Pontes |
author_facet |
Bezerra, Glícia Maria Pontes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Glícia Maria Pontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Autorregulamentação Conar |
topic |
Publicidade Autorregulamentação Conar |
description |
BEZERRA, Glícia Maria Pontes. Antecedentes do Conar: contexto histórico e político da organização corporativa do setor publicitário brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-03-13T16:11:14Z 2018-03-13T16:11:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Bezerra, G. M. P. (2015) 2175-4683 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30246 |
identifier_str_mv |
Bezerra, G. M. P. (2015) 2175-4683 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028726337699840 |