Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48847 |
Resumo: | Buscamos analisar por meio da literatura local do século XIX as relações sociais citadinas, destacando, sobretudo, dentro de algumas obras, aquelas passagens onde é possível auferir construções acerca do cotidiano e das práticas que contrariavam a moral e os bons costumes desse período. Procuramos perceber e destacar dentro da literatura memorialística dessa época uma contínua produção voltada para a reelaboração de espaços de legitimação social e para a ressignificação das experiências. Desse modo, pretendemos discutir como na sua prática escriturária, determinados autores reconstruiam não apenas o seu percurso e as suas vivências pessoais, mas ao mesmo tempo, buscaram referendar ou questionar determinados aspectos normativos do comportamento social de sua época. Ao construírem o relato, o testemunho de suas experiências, contrastando-o com a atualidade em que estavam imersos na maturidade, esses indivíduos se colocavam como defensores de modelos, normas ou padrões que julgavam ameaçados ou enfraquecidos e/ou como questionadores das novas formas e costumes que aos poucos se instalavam na sociedade fortalezense. Por meio da análise de algumas obras literárias e do entrecruzamento dessas com outras tipologias de documentação (fontes judiciais, eclesiásticas e jornais) percebemos como alguns autores construíam e legitimavam no seu discurso memorialístico uma análise sobre moral, ordenamento e identidades de gênero na sociedade local oitocentista. A pesquisa, até no presente momento, resultou na percepção desses textos, também, como uma fonte importante para compreender os códigos normativos e da moral daquele século. Eles, em parte, tornavam-se uma fórmula de defender e adequar o passado e suas inúmeras formas de desvio às expectativas daqueles que escreviam aquelas narrativas. |
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