Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nicodemos Zacarias da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Duarte, Ana Rita Fonteles
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48847
Resumo: Buscamos analisar por meio da literatura local do século XIX as relações sociais citadinas, destacando, sobretudo, dentro de algumas obras, aquelas passagens onde é possível auferir construções acerca do cotidiano e das práticas que contrariavam a moral e os bons costumes desse período. Procuramos perceber e destacar dentro da literatura memorialística dessa época uma contínua produção voltada para a reelaboração de espaços de legitimação social e para a ressignificação das experiências. Desse modo, pretendemos discutir como na sua prática escriturária, determinados autores reconstruiam não apenas o seu percurso e as suas vivências pessoais, mas ao mesmo tempo, buscaram referendar ou questionar determinados aspectos normativos do comportamento social de sua época. Ao construírem o relato, o testemunho de suas experiências, contrastando-o com a atualidade em que estavam imersos na maturidade, esses indivíduos se colocavam como defensores de modelos, normas ou padrões que julgavam ameaçados ou enfraquecidos e/ou como questionadores das novas formas e costumes que aos poucos se instalavam na sociedade fortalezense. Por meio da análise de algumas obras literárias e do entrecruzamento dessas com outras tipologias de documentação (fontes judiciais, eclesiásticas e jornais) percebemos como alguns autores construíam e legitimavam no seu discurso memorialístico uma análise sobre moral, ordenamento e identidades de gênero na sociedade local oitocentista. A pesquisa, até no presente momento, resultou na percepção desses textos, também, como uma fonte importante para compreender os códigos normativos e da moral daquele século. Eles, em parte, tornavam-se uma fórmula de defender e adequar o passado e suas inúmeras formas de desvio às expectativas daqueles que escreviam aquelas narrativas.
id UFC-7_d22bd90cad5253aed9b518bba2b26301
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48847
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).MemóriaComportamentoGêneroBuscamos analisar por meio da literatura local do século XIX as relações sociais citadinas, destacando, sobretudo, dentro de algumas obras, aquelas passagens onde é possível auferir construções acerca do cotidiano e das práticas que contrariavam a moral e os bons costumes desse período. Procuramos perceber e destacar dentro da literatura memorialística dessa época uma contínua produção voltada para a reelaboração de espaços de legitimação social e para a ressignificação das experiências. Desse modo, pretendemos discutir como na sua prática escriturária, determinados autores reconstruiam não apenas o seu percurso e as suas vivências pessoais, mas ao mesmo tempo, buscaram referendar ou questionar determinados aspectos normativos do comportamento social de sua época. Ao construírem o relato, o testemunho de suas experiências, contrastando-o com a atualidade em que estavam imersos na maturidade, esses indivíduos se colocavam como defensores de modelos, normas ou padrões que julgavam ameaçados ou enfraquecidos e/ou como questionadores das novas formas e costumes que aos poucos se instalavam na sociedade fortalezense. Por meio da análise de algumas obras literárias e do entrecruzamento dessas com outras tipologias de documentação (fontes judiciais, eclesiásticas e jornais) percebemos como alguns autores construíam e legitimavam no seu discurso memorialístico uma análise sobre moral, ordenamento e identidades de gênero na sociedade local oitocentista. A pesquisa, até no presente momento, resultou na percepção desses textos, também, como uma fonte importante para compreender os códigos normativos e da moral daquele século. Eles, em parte, tornavam-se uma fórmula de defender e adequar o passado e suas inúmeras formas de desvio às expectativas daqueles que escreviam aquelas narrativas.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T14:53:48Z2019-12-18T14:53:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Nicodemos Zacarias da; DUARTE, Ana Rita Fonteles. Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48847Silva, Nicodemos Zacarias daDuarte, Ana Rita Fontelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:25:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48847Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:54.930331Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).
title Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).
spellingShingle Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).
Silva, Nicodemos Zacarias da
Memória
Comportamento
Gênero
title_short Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).
title_full Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).
title_fullStr Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).
title_full_unstemmed Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).
title_sort Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889).
author Silva, Nicodemos Zacarias da
author_facet Silva, Nicodemos Zacarias da
Duarte, Ana Rita Fonteles
author_role author
author2 Duarte, Ana Rita Fonteles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nicodemos Zacarias da
Duarte, Ana Rita Fonteles
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Comportamento
Gênero
topic Memória
Comportamento
Gênero
description Buscamos analisar por meio da literatura local do século XIX as relações sociais citadinas, destacando, sobretudo, dentro de algumas obras, aquelas passagens onde é possível auferir construções acerca do cotidiano e das práticas que contrariavam a moral e os bons costumes desse período. Procuramos perceber e destacar dentro da literatura memorialística dessa época uma contínua produção voltada para a reelaboração de espaços de legitimação social e para a ressignificação das experiências. Desse modo, pretendemos discutir como na sua prática escriturária, determinados autores reconstruiam não apenas o seu percurso e as suas vivências pessoais, mas ao mesmo tempo, buscaram referendar ou questionar determinados aspectos normativos do comportamento social de sua época. Ao construírem o relato, o testemunho de suas experiências, contrastando-o com a atualidade em que estavam imersos na maturidade, esses indivíduos se colocavam como defensores de modelos, normas ou padrões que julgavam ameaçados ou enfraquecidos e/ou como questionadores das novas formas e costumes que aos poucos se instalavam na sociedade fortalezense. Por meio da análise de algumas obras literárias e do entrecruzamento dessas com outras tipologias de documentação (fontes judiciais, eclesiásticas e jornais) percebemos como alguns autores construíam e legitimavam no seu discurso memorialístico uma análise sobre moral, ordenamento e identidades de gênero na sociedade local oitocentista. A pesquisa, até no presente momento, resultou na percepção desses textos, também, como uma fonte importante para compreender os códigos normativos e da moral daquele século. Eles, em parte, tornavam-se uma fórmula de defender e adequar o passado e suas inúmeras formas de desvio às expectativas daqueles que escreviam aquelas narrativas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-18T14:53:48Z
2019-12-18T14:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Nicodemos Zacarias da; DUARTE, Ana Rita Fonteles. Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48847
identifier_str_mv SILVA, Nicodemos Zacarias da; DUARTE, Ana Rita Fonteles. Reordenando um passado: memória, gênero e moral na literatura cearense oitocentista (1850-1889). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028857279676416