Línguas estrangeiras: histórico e currículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ticiana Telles
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46786
Resumo: O acesso às línguas estrangeiras permite ao aluno ou ao grupo de alunos o desenvolvimento de capacidades e habilidades, que sempre foram importantes ao longo da história, mas que,em nossos dias, tem seu valor estudado e expresso em termos de pesquisas da sociologia da educa­ção. A língua estrangeira pode representar a descoberta da uma nova linguagem (cujos interesses e desafios não se li­mitam aos signos lingüísticos, mas também aos referentes gestuais, simbólicos e culturais), uma forma de expressão cultural diferente daquela a que somos expostos enquanto falantes de língua materna e a construção da competência comunicativa. O termo de competência comunicativa surge no pano­rama do ensino de línguas estrangeiras na década de 1980. Besse (1980, p.42) afirma que esse conceito foi proposto para "designar o conhecimento, geralmente implícito, das regras psicológicas,sociais e culturais que determinam as interações lingüísticas de uma determinada comunidade situada social­mente." Essa capacidade que tem o usuário de empregar ade­quadamente a língua nas diversas situações de comunicação lhe permite a inserção em grupos sociais distintos e variados, promovendo a comunicação em diferentes meios sociais,por­tanto uma inserção cultural se mostra subjacente. [...]
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