Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Elizabeth Matos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47604
Resumo: Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada de 2004 a 2006 com alunos do 6.° ano do Ensino Fundamental com ênfase no estudo da grandeza comprimento como abordagem conceitual prevista na matriz curricular. Objetivou-se investigar o uso de instrumentos de medição, em sessões didáticas, como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento no universo do sistema métrico decimal. De acordo com autores Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) posturas didáticas centradas somente na abordagem conceitual indicadas no livro didático de Matemática mostram-se insuficientes para a aprendizagem das grandezas geométricas, assunto importante pelo caráter de aplicação no cotidiano. Em 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), as grandezas e medidas foram eleitas como um dos quatro grandes blocos de conteúdo que permeiam a formação escolar Matemática no Ensino Fundamental. Os outros três blocos foram assim determinados: Números e operações, Espaço e forma e Tratamento de informação.[...]O intuito do projeto visou a responder o seguinte questionamento: a utilização de instrumentos de medição, como recurso didático, inserido em um estudo previamente elaborado, estimula a aprendizagem do aluno na aquisição do conceito de comprimento, da abordagem do sistema métrico decimal e do ato de medir? Antes de mostrar os resultados este texto resgata a evolução da Geometria, a sistematização dos sistemas de medidas e apresentação da experimentação.[...]
id UFC-7_d34b3868dd2b160167ed6998040a7482
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47604
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimentoInstrumentos de mediçãoUnidades de medidaModelo MatemáticoDificuldades de aprendizagemEste artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada de 2004 a 2006 com alunos do 6.° ano do Ensino Fundamental com ênfase no estudo da grandeza comprimento como abordagem conceitual prevista na matriz curricular. Objetivou-se investigar o uso de instrumentos de medição, em sessões didáticas, como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento no universo do sistema métrico decimal. De acordo com autores Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) posturas didáticas centradas somente na abordagem conceitual indicadas no livro didático de Matemática mostram-se insuficientes para a aprendizagem das grandezas geométricas, assunto importante pelo caráter de aplicação no cotidiano. Em 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), as grandezas e medidas foram eleitas como um dos quatro grandes blocos de conteúdo que permeiam a formação escolar Matemática no Ensino Fundamental. Os outros três blocos foram assim determinados: Números e operações, Espaço e forma e Tratamento de informação.[...]O intuito do projeto visou a responder o seguinte questionamento: a utilização de instrumentos de medição, como recurso didático, inserido em um estudo previamente elaborado, estimula a aprendizagem do aluno na aquisição do conceito de comprimento, da abordagem do sistema métrico decimal e do ato de medir? Antes de mostrar os resultados este texto resgata a evolução da Geometria, a sistematização dos sistemas de medidas e apresentação da experimentação.[...]Editora Pontes2019-11-08T20:59:45Z2019-11-08T20:59:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfROCHA, Elizabeth Matos; BORGES NETO, Hermínio. Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 60-84.978-85-7113-967-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47604Rocha, Elizabeth MatosBorges Neto, Hermínioporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T21:13:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47604Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:50.784887Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento
title Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento
spellingShingle Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento
Rocha, Elizabeth Matos
Instrumentos de medição
Unidades de medida
Modelo Matemático
Dificuldades de aprendizagem
title_short Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento
title_full Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento
title_fullStr Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento
title_full_unstemmed Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento
title_sort Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento
author Rocha, Elizabeth Matos
author_facet Rocha, Elizabeth Matos
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Elizabeth Matos
Borges Neto, Hermínio
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentos de medição
Unidades de medida
Modelo Matemático
Dificuldades de aprendizagem
topic Instrumentos de medição
Unidades de medida
Modelo Matemático
Dificuldades de aprendizagem
description Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada de 2004 a 2006 com alunos do 6.° ano do Ensino Fundamental com ênfase no estudo da grandeza comprimento como abordagem conceitual prevista na matriz curricular. Objetivou-se investigar o uso de instrumentos de medição, em sessões didáticas, como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento no universo do sistema métrico decimal. De acordo com autores Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) posturas didáticas centradas somente na abordagem conceitual indicadas no livro didático de Matemática mostram-se insuficientes para a aprendizagem das grandezas geométricas, assunto importante pelo caráter de aplicação no cotidiano. Em 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), as grandezas e medidas foram eleitas como um dos quatro grandes blocos de conteúdo que permeiam a formação escolar Matemática no Ensino Fundamental. Os outros três blocos foram assim determinados: Números e operações, Espaço e forma e Tratamento de informação.[...]O intuito do projeto visou a responder o seguinte questionamento: a utilização de instrumentos de medição, como recurso didático, inserido em um estudo previamente elaborado, estimula a aprendizagem do aluno na aquisição do conceito de comprimento, da abordagem do sistema métrico decimal e do ato de medir? Antes de mostrar os resultados este texto resgata a evolução da Geometria, a sistematização dos sistemas de medidas e apresentação da experimentação.[...]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-11-08T20:59:45Z
2019-11-08T20:59:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Elizabeth Matos; BORGES NETO, Hermínio. Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 60-84.
978-85-7113-967-1
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47604
identifier_str_mv ROCHA, Elizabeth Matos; BORGES NETO, Hermínio. Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 60-84.
978-85-7113-967-1
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Pontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Pontes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028821859827712