Nos vagões da memória: a geo-história do município de Cedro-CE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39701 |
Resumo: | Para entender o desenvolvimento atual da urbanização brasileira e como ela influenciou a formação socioespacial do nordeste, é preciso remontar ao inicio do século XX, quando a sociedade brasileira deixa de ser predominantemente agraria, e passa a requalificar seu espaço, substituindo por um modelo urbano-industrial. Este fenômeno elevou de forma significativa o número de pessoas nos centros urbanos, o país transforma sua matriz produtiva que até então era basicamente agrícola, pela indústria, este reflexo se observa pelo crescimento da população urbana. Neste mesmo período começa a estruturar-se a rede urbana brasileira, gerando um fluxo constante de pessoas, mercadorias e informação. A rede ferroviária teve uma importância imensurável para o Brasil durante muitos anos, pois além de permitir a circulação de pessoas e mercadorias por todos os rincões do país, colaborou para o surgimento de inúmeros municípios ao longo do território nacional, estabelecendo uma rede de cidades que se desenvolveram ao longo da malha viária. No sertão nordestino não poderia ser diferente, o fluxo de pessoas e mercadorias, fizeram que inúmeros núcleos urbanos se desenvolvessem, muitos deles surgiram em função da própria estrada de ferro, transformando consideravelmente o espaço nordestino. [..] |
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