Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Davila Moreira Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31740
Resumo: SILVA, Dávila Moreira Lopes. Processo de Brunimento em Camisas de Cilindro de Motores de Combustão Interna: Uma Análise da Influência da Velocidade de Avanço no Acabamento Superficial. 2017. Monografia (Graduação em engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
id UFC-7_d4341f7f0420d076ad969032e8b4b361
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31740
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficialBrushing process in cylinder shirts of engines of internal combustion: an analysis of the influence of the speed of surface finishing advancementRetífica de motorBrunimentoRugosidade superficialÂngulo de cruzamentoSILVA, Dávila Moreira Lopes. Processo de Brunimento em Camisas de Cilindro de Motores de Combustão Interna: Uma Análise da Influência da Velocidade de Avanço no Acabamento Superficial. 2017. Monografia (Graduação em engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.An important part of the automotive productive chain is the engine’s remanufacturing, which is usually carried by service companies, more commonly know as the “engine rebuilding”. In this companies, the different engine components undergo procedures to recondition their operating characteristics. The cylinder liners are important components in internal combustion engines, once they delimit the combustion chamber along the pistons. The repair of these cylinder liners happen through a machining process called honing. A procedure capable of promoting good dimensional and geometric accuracy, as well as good surface quality. Determinant characteristics, since the good superficial finish of the cylinder liners contributes to the fuel comsumption reduction, mainly by the reduction of the losses by friction. Therefore, it is of importance to provide a research in this field whose mains goal is to make an investigation of the superficial finish generated by the honing process carried out by a company that provides services of engine’s rebuilt located in the city of Fortaleza, through superficial roughness evaluation and crossing angles formed by the honing process on the four cylinder liners of an internal combustion engine. In this study, each one of the cylinder liners was burnished with diferent feed rates The crossing angles and roughness parameters values found for the diferente feed rates studied were compared to standardized values of automakers. The roughness results have values within the recommended range only for the two lower studied speeds, whereas for the cylinder liners machined at the two top studied speeds, the roughness rates exceed the range. While the crossing angles were all below the recommended range for the evaluated speeds, suggesting that the feed rates were low for the process. It is concluded that the studied honing process has no conformities and therefore is necessary to make changes in some process qualities so the procedure reach better results. Suggesting that these changes can be less costly, such as the change of only the abrasive, or more costly, such as the change to a variable rotation honing machine to make the process even better and more flexible.Um segmento importante da cadeia automotiva é o da remanufatura de motores, que, normalmente, é realizada por empresas prestadoras de serviços, popularmente nomeadas como “retíficas de motores”. Nestas empresas, os diferentes componentes do motor passam por procedimentos para recondicionar as suas caraterísticas de funcionamento. As camisas dos cilindros são componentes importantes nos motores de combustão interna, uma vez que, junto aos pistões, delimitam a câmara de combustão. O reparo destas camisas acontece por meio de um processo de usinagem denominado brunimento. Procedimento capaz de promover boa exatidão dimensional, boa qualidade superficial e boa exatidão geométrica. Características determinantes, já que o bom acabamento superficial das camisas contribui para a redução do consumo de combustível, por meio, principalmente, da diminuição das perdas por atrito. Logo, destaca-se a importância de se prover uma pesquisa neste âmbito cujo o objetivo principal seja fazer uma investigação do acabamento superficial gerado pelo processo de brunimento realizado por uma empresa que atua na prestação de serviços de recondicionamento de motores localizada na cidade de Fortaleza, por meio da avaliação da rugosidade superficial e dos ângulos de cruzamento resultantes do processo de brunimento nas quatro camisas de um bloco de motor de combustão interna. Neste estudo, cada uma das camisas foi brunida com diferentes velocidades de avanço. Os valores dos parâmetros de rugosidade e dos ângulos de cruzamento encontrados para as diferentes velocidades de avanço estudadas foram comparados a valores disponibilizados em estudos similares. Os resultados de rugosidade obtidos possuíram valores dentro do intervalo aconselhado apenas para as duas menores velocidades de estudo, já para os cilindros usinados nas duas maiores velocidades de estudo, os valores de rugosidade superaram o intervalo. Enquanto os ângulos de cruzamentos estiveram todos abaixo do intervalo aconselhado para todas as velocidades avaliadas, sugerindo que as velocidades de avanço estavam baixas para o processo. Concluindo-se que o brunimento estudado possui não conformidades, notando-se, portanto, a necessidade de se realizar alterações em determinadas grandezas de processo para que o procedimento atinja melhores resultados. Sugerindo que estas alterações possam ser menos dispendiosas, como a mudança apenas do abrasivo, ou mais dispendiosas, como a mudança para uma máquina de brunir de rotação variável que permita melhorar ainda mais o processo, tornando-o mais flexível.Lima, Francisco ElicivaldoSilva, Davila Moreira Lopes2018-05-07T14:24:25Z2018-05-07T14:24:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, D.M. L. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31740porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-07T14:24:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31740Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:32.999438Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficial
Brushing process in cylinder shirts of engines of internal combustion: an analysis of the influence of the speed of surface finishing advancement
title Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficial
spellingShingle Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficial
Silva, Davila Moreira Lopes
Retífica de motor
Brunimento
Rugosidade superficial
Ângulo de cruzamento
title_short Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficial
title_full Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficial
title_fullStr Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficial
title_full_unstemmed Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficial
title_sort Processo de brunimento em camisas de cilindro de motores de combustão interna: uma análise da influência da velocidade de avanço no acabamento superficial
author Silva, Davila Moreira Lopes
author_facet Silva, Davila Moreira Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Francisco Elicivaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Davila Moreira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Retífica de motor
Brunimento
Rugosidade superficial
Ângulo de cruzamento
topic Retífica de motor
Brunimento
Rugosidade superficial
Ângulo de cruzamento
description SILVA, Dávila Moreira Lopes. Processo de Brunimento em Camisas de Cilindro de Motores de Combustão Interna: Uma Análise da Influência da Velocidade de Avanço no Acabamento Superficial. 2017. Monografia (Graduação em engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-07T14:24:25Z
2018-05-07T14:24:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, D.M. L. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31740
identifier_str_mv SILVA, D.M. L. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028868423942144